HISTÓRIA DA EL

por Ana Paula publicado 21/10/2019 16h26, última modificação 13/03/2023 10h25

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Jaboticabal foi criada em dezembro de 2012 por meio da Resolução nº 324/2012 e implementada em 2013 com o objetivo de qualificar os servidores da Câmara, além de oferecer aos vereadores suporte conceitual e treinamento para elaboração de leis. A escola também tem como finalidade desenvolver programas de ensino para integrar a Câmara à comunidade, bem como realizar anualmente o Parlamento Jovem, programa voltado a alunos do 1º Ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade.

Desde 2013 tem como carro-chefe o Parlamento Jovem. Em 2017, a Escola do Legislativo passou a fazer parte da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (APEL) e se prepara para oferecer atividades voltadas para vereadores, servidores da Câmara, funcionários públicos, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o setor público.

O órgão tem em sua estrutura organizacional o presidente, vice-presidente, diretor, secretário e Conselho Escolar. Com exceção da presidência e vice-presidência, escolhidos entre os vereadores da Legislatura, os demais cargos são ocupados por funcionários de carreira do Legislativo jaboticabalense, o que garante a continuidade das ações do órgão.

MISSÃO

A missão da Escola é aproximar a Câmara Municipal da comunidade, a fim de tornar a Casa Leis cada vez mais presente na construção democrática do saber e da formação cidadã, promovendo atividades de interesse público, cursos de capacitação e qualificação, difusão cultural para agentes públicos e políticos, e também para toda a comunidade jaboticabalense.

Conteúdo relacionado
Resolução 324/2012