“Dia Municipal do Surdo” é aprovado na Câmara de Jaboticabal

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovaram, com dispensa de 2ª discussão e votação, em sessão ordinária de segunda-feira (03/09), os dois projetos de lei previstos na Ordem do Dia. O Projeto de Lei nº 144/2018, de autoria do vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), inclui o “Dia Municipal do Surdo” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Jaboticabal. De acordo com o texto, a comemoração ocorrerá anualmente em qualquer dia da semana em que cair o dia 26 de setembro, podendo os poderes Legislativo e Executivo realizar ou apoiar eventos relacionados com o tema para conscientização, inclusão e combate ao preconceito.

Por sua vez, Projeto de Lei nº 143/2018, de autoria do vereador Samuel Cunha (PSDB), homenageia Oswaldo Bazone, um dos precursores da “Orquestra Sul América” e fundador da “Jaboticabal Orquestra”, que dará nome ao Coreto da Praça Municipal Ernesto Poli, próximo ao Centro Recreativo Municipal “Edson Martini”. Os projetos seguem sanção ou veto do Prefeito Municipal.

Já os vetos do Executivo aos projetos de lei nº 134/2018 e nº 135/2018, constantes na pauta, foram mantidos pelos vereadores igualmente por unanimidade. Os projetos propunham denominar duas servidões de passagem, uma via localizada na Rua São João, junto ao número 1.444, que levaria o nome de Travessa Odette Célico Godoy, e a via também na Rua São João, junto ao número 1.360, de Travessa Benedito Siqueira Neves. No entanto, o Poder Executivo apontou que os locais pretendidos na proposta legislativa constam registrados como propriedade particular, fato que impede o Poder Público de nomear o local. O autor da matéria, vereador Pepa Servidone (PPS), pediu desculpas às famílias dos que seriam homenageados e afirmou que voltará a apresentar matéria semelhante ainda que em outra via.