Alimentos cultivados por mulheres do assentamento de Córrego Rico chegarão à mesa de entidades sociais de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 11/02/2022 17h27, última modificação 11/02/2022 17h27

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Jaboticabal, vereador Prof. Jonas (Republicanos), participou na tarde dessa quarta-feira (09/02) da entrega inaugural de alimentos cultivados pela Associação das Mulheres Agricultoras Familiares do Assentamento de Córrego Rico (AMAAR) como parte do Programa Alimenta Brasil (PAB), que substituiu o Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal. O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Nelsinho Gimenez (PATRI), e da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Bergo.

Cerca de cinco mil quilos de hortaliças e frutas foram entregues nesta primeira leva à secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Todos os alimentos foram plantados e cultivados nos quintais e terreiros das 14 agricultoras familiares que integram a associação. A previsão é de que toda semana o município receba alimentos das produtoras do assentamento por meio do PAB para ser destinados às entidades sociais.

Vereador Professor Jonas durante conversa com agricultoras da AMAAR, ao lado do Vice-Prefeito, Nelsinho Gimenez; da secretária de Assistência Social, Luciana Bergo; e da presidente da associação, Tânia Baldão.

Isso porque a AMAAR foi contemplada com uma emenda parlamentar no valor de R$ 112 mil do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), para realizar a venda de seus produtos ao poder público por meio do PAB. “Conseguimos essa emenda para ser destinado às mulheres agricultoras do assentamento, e tudo o que é produzido aqui [por elas] é entregue para a assistência social da nossa cidade, e depois recebe esse dinheiro através dessa emenda parlamentar”, pontuou Prof. Jonas.

Para a presidente da associação, Tânia Mara Baldão, moradora do assentamento há 23 anos, a conquista é só alegria, uma vez que as hortaliças e frutas, que antes eram em grande parte perdidas, agora ganham novo destino: a mesa de entidades sociais para a suplementação alimentar de seus assistidos. Além disso, as mulheres agricultoras conseguem gerar renda com a venda de sua própria produção. “Esse projeto vem nos ajudar a pagar as continhas mensais, como a conta de energia. Porque a grande cultura a gente colhe uma vez por ano só, não tem produção o ano todo. E essa produção do quintal, do terreiro é que segura a barra mesmo, da família em casa. É a produção do quintal, que seria um pé de goiaba, uma jaca... Nosso grupo é grato ao deputado que indicou a nossa organização de mulheres [para o recebimento da emenda], que é o nosso primeiro projeto de empoderamento feminino [no assentamento]”, contou Tânia.

Agricultoras participam da entrega do primeiro lote de hortaliças e frutas à Assistência Social do Município.

Para o vice-prefeito, Nelsinho Gimenez (PATRI), “é importante fazer parte desse evento, por várias vertentes. A primeira delas, o empoderamento das mulheres; verificar toda essa dinâmica que as mulheres vêm aplicando também no sistema agrícola, e hoje está aí a prova, da produção exorbitante que o assentamento tem proporcionado através das mulheres. Outro ponto importante é essa parceria, é a visibilidade que o sistema público tem levado, do nosso assentamento para o Brasil, fazendo com que nossos deputados tenham ciência disso, e captem esses recursos e destinem pra nossa cidade, principalmente pro nosso assentamento, que é uma importante fonte geradora de renda e também de agregação de valores às pessoas que aqui moram”, defendeu Nelsinho.

De acordo com a presidente da associação, a venda segue tabela do Conab, e o valor recebido é dividido igualitariamente entre as mulheres participantes. A estimativa é de que cada uma deva receber cerca de um salário mínimo mensal com a venda dos produtos, até atingirem o teto total dos R$ 112 mil destinados por meio da emenda parlamentar.

Parte das integrantes da AMAAR durante o ato de entrega inaugural dos alimentos à secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

PARA SABER – O Programa Alimenta Brasil, regulamentado pelo Decreto nº 10.880 de 2 de dezembro de 2021, é executado por estados, DF e municípios, em parceria com o Ministério da Cidadania, e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).