Câmara de Jaboticabal é selecionada para apresentar programa em evento internacional

por Ana Paula publicado 11/08/2023 11h35, última modificação 11/08/2023 11h38

A Câmara Municipal de Jaboticabal foi selecionada para participar da 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), que acontece em Genebra, Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro, no entorno do Parc de l’Ariana, onde fica localizada a sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

O relato inscrito pela Casa de Leis jaboticabalense, no eixo “Experiências para Cooperação em Capacitação”, foi o Parlamento Jovem (PJ), programa desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL), com apoio de escolas públicas e privadas, que busca aproximar os jovens da política e despertar neles o interesse pela participação no processo democrático, além de estimular a cidadania e o pensamento crítico. O PJ é voltado para alunos do 1º ano do ensino médio.

Apenas dez câmaras municipais de todo o país, entre elas a de Jaboticabal, foram selecionadas para compartilhar suas experiências e práticas inovadoras com outras instituições nacionais e internacionais, e que integrarão o “caderno de relatos de experiência” da 6ª edição do SAEG. A participação presencial deve possibilitar ainda a assinatura de parcerias com organismos internacionais.

O feito foi citado e comemorado pelo presidente da Casa, Dr. Edu Fenerich, na sessão ordinária do dia 07 de agosto, que leu ofício encaminhado pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL) parabenizando a Câmara de Jaboticabal pela seleção.

Para a diretora do órgão, Silvia Mazaro, responsável pelo encaminhamento do relato e que fará a apresentação na Mostra brasileira de relatos de experiência para cooperação prestada e recebida, “a Câmara Municipal de Jaboticabal, bem como outras câmaras do país tem enfrentado a problemática de baixa participação política da população, bem como o não acompanhamento dos atos praticados pelo Legislativo. Tal falta de conhecimento dos procedimentos legislativos, dos papéis dos vereadores e da própria instituição Câmara Municipal, bem como a interação da população com a política municipal, enseja enfraquecimento democrático e da cidadania, culminando em fatos como fake news, calúnias, injúrias, entre outros... Assim, o papel do cidadão e os atos democráticos acabam ficando enfraquecidos, pois a população não tem conhecimento do funcionamento parlamentar, nem dos mecanismos disponíveis para sua atuação cidadã e democrática... logo é importante a promoção de programas e políticas públicas para uma sociedade mais inclusiva e para o desenvolvimento sustentável, possibilitando ser uma instituição mais eficaz, responsável e inclusiva. Além disso, como efeito cascata, possibilitaria atingir os demais objetivos, em especial o objetivo 16 [Paz, Justiça e Instituições Eficazes], da Agenda ONU 2030... e o programa do Parlamento Jovem pretende exatamente levar conhecimento para a formação cidadã”, pontuou a dirigente.

A 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo é organizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD), e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

PARA SABER – A Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) busca construir um espaço de diálogos e trocas de saberes entre governo, academia, sociedade civil e entes privados acerca de enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público.

Desde 2018, a SAEG integra o maior evento sobre Avaliação do mundo – que reúne mais de 200 instituições em mais de 40 de países anualmente (nos cinco continentes) na promoção de diferentes atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências de A&M, alcançando mais de 35 mil pessoas por ano. Desse modo, a SAEG faz parte da agenda global da “gLOCAL Evaluation Week” – organizada pelo GEI (Banco Mundial).

Neste ano, sob o tema geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”, a edição traz como objetivos: discutir como a cooperação internacional pode viabilizar o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global; orientar gestores públicos como avaliar institucionalmente suas organizações segundo o escopo e a proposta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030; evidenciar o papel que as escolas de governo podem exercer na disseminação da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global; prover um espaço de negociações para acordos de cooperação entre escolas de governo do Brasil junto a escolas de governo estrangeiras e junto a organismos internacionais; pautar a emergência de uma agenda de cooperação nacional brasileira entre escolas de governo para a construção de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas no desenvolvimento profissional de agentes públicos.