Câmara de Jaboticabal se ilumina de amarelo em adesão à campanha de prevenção ao suicídio

por Ana Paula publicado 10/09/2021 15h54, última modificação 10/09/2021 15h54

Texto: Poliana Taliberti | Assessoria de Gabinete da vereadora Renata Assirati

Na noite do último sábado (04/09), o prédio do Palácio Angelo Berchieri, sede do Poder Legislativo de Jaboticabal, se iluminou com a cor amarela em adesão ao movimento “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. As luzes amarelas ficarão acesas até o final do mês.

O lançamento integra o apoio ao movimento em Jaboticabal, organizado pelo grupo SobreViver, que nasceu da angústia de uma psicóloga que pretendia sair do consultório e ajudar a sociedade a enfrentar o grande problema que é o suicídio. Ele foi crescendo com a adesão de outros psicólogos e hoje conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, psiquiatras, assistente social, jornalista e terapeutas.

A presidente da Câmara, Renata Assirati, foi quem comandou a ação, que contou com a presença da vereadora Val Barbieri, do prefeito Emerson Camargo, dos presidentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ), João Antonio Galbiatti, do Serviço de Previdência Saúde e Assistência Municipal (SEPREM) Thiago Godoy, da Fundação de Amparo ao Esporte (FAE), Érika Bejo Piffer, do secretário de Saúde, André Domingues, além de servidores, assessores e integrantes do Grupo Sobreviver.

Autoridades e grupo SobreViver participação do acendimento oficial das luzes amarelas no prédio da Câmara. Foto: Prefeitura Municipal

“Colocamos em destaque, com um gesto muito simples,  a iluminação da nossa Câmara Municipal. A fachada está com a luzes amarelas, como vários prédios de Jaboticabal, entre eles a Unesp, empresas de Jaboticabal e o Boulevard, neste último, representando todos os prédios do nosso município, para chamarmos a atenção para a importância da saúde mental”, destacou a chefe do Legislativo, Renata Assirati.

Durante o acender das luzes na Câmara, o prefeito Emerson Camargo, igualmente enfatizou a importância do evento para a saúde pública.  “Este assunto é delicado e, com certeza, merece nossa atenção. É nítida a importância da saúde mental. É gratificante saber que há um grupo na cidade, o SobreViver, que tem levantado essa bandeira há tanto tempo. Esse apoio da Câmara ajuda a dar visibilidade. Alguns dos nossos equipamentos da Saúde também se prepararam com o tema, porque é nosso papel falar de vida. Temos trabalhado para promover saúde e bem-estar, mesmo com todo o desafio que estamos enfrentando com a Covid-19. Parabéns a todos os envolvidos nesta bela ação”.

As coordenadoras do grupo SobreViver, Taísa Del Vecchio e Marina Mattos Pfaifer, agradeceram a participação da Câmara de Jaboticabal pelo apoio à semana Luz pela Vida. “A iluminação mostra para a sociedade quem é a favor da vida e que aderiu à nossa causa do Setembro Amarelo, que evidencia o combate ao suicídio e a intensificação dos cuidados com a saúde mental de todo ser humano”, enfatizou Taísa.

Marina, por sua vez, destacou a necessidade de políticas públicas voltadas para a saúde mental e principalmente que intensifiquem o combate ao suicídio. “Nossas ações ultrapassam o Setembro Amarelo e precisam ser consolidadas com políticas públicas que favoreçam a valorização da vida por meio com o cuidado intensivo da saúde mental”, reforçou Marina.

Segundo Renata Assirati a intenção da Câmara “é que cada mês a fachada seja iluminada de acordo com as campanhas, por exemplo: Outubro Rosa, Novembro Azul, Janeiro Branco, e assim sucessivamente. Assim, poderemos reforçar a importância dos cuidados com a vida, a saúde e bem-estar. É um verdadeiro valor à vida. Convido a população para passar em frente à Câmara e conferir nosso prédio iluminado, e fazer uma reflexão sobre esse assunto, que é tão importante ser debatido”, pontuou a presidente.

Isso porque, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada em junho de 2021, aponta que entre 700 mil e 800 mil pessoas morreram por suicídio no mundo, em 2019, ou seja, uma em cada 100 mortes foi por suicídio. Ainda segundo a OMS, o suicídio está entre as vinte principais causas de morte no mundo, causando mais perdas humanas do que doenças como malária e câncer de mama, guerras e homicídios.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 revela que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895. São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre, respectivamente, são os estados que apresentam o maior número de casos registrados.

Como a prevenção é fundamental, o grupo SobreViver apresentou uma série de palestras ao longo da semana, de 4 a 10 de setembro. Entre os temas estão: os “Primeiros Socorros Emocionais: O que você precisa saber”; Cine pela Vida: Análise de trechos do filme Beleza Oculta; Dialogando sobre depressão e suicídio; Suicídio na abordagem existencial: uma proposta desmoralizante; e Como um suicídio me levou a descobrir a minha missão de vida. Todas os encontros, que neste ano foram virtuais por conta dos cuidados contra a disseminação da COVID-19, estão disponíveis na página do Grupo Sobreviver pelo Facebook e também pelo YouTube.

Texto: Poliana Taliberti | Gabinete da vereadora Renata Assirati
Edição: Ana Paula Junqueira