Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio” rememora histórias em sessão solene pelo seu centenário

por Ana Paula publicado 08/09/2021 15h50, última modificação 08/09/2021 15h50

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou em sessão solene, na quinta-feira (02/09), a história secular do Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio”. Na oportunidade, o CTA, como é carinhosamente chamada a instituição, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pelos 100 anos de fundação (Decreto Legislativo nº 752/221, de autoria dos vereadores Pepa Servidone e Dra. Andréa Delegada). Também foram entregues cem medalhas comemorativas do Centenário do CTA a diretores, ex-diretores, professores, ex-alunos e funcionários do CTA (Decreto Legislativo nº 750/21, de autoria do vereador Gregório Casagrande).


Vereador Gregório Casagrande, autor do decreto das medalhas comemorativas pelo Centenário do CTA, durante sua fala.

Os homenageados foram saudados pelo vereador Gregório Casagrande, que foi aluno do CTA de 2000 a 2002. O parlamentar relembrou da vontade de estudar no colégio quando ainda criança, externada aos pais enquanto passava em frente à instituição durante o trajeto do sítio onde morava até cidade. “Eu quero um dia estudar aqui [dizia para a mãe]”. Casagrande ainda compartilhou momentos vividos dentro do colégio com seus professores, alunos e funcionários, destacando a relação de amizade, parceria e companheirismo uns com os outros. “Infelizmente não tem como dar uma medalha pra todo mundo, porque o CTA é muito maior. Eu só tenho a agradecer! Tudo que eu tive de oportunidade de emprego, na minha vida, foi através da instituição. Feliz do tempo que eu estava no CTA”, disse o vereador.

 
Prof. Dr. Antonio Ferraudo, diretor da Unesp/Jaboticabal; e Profa. Regina Mazaro dos Santos, diretora do CTA, durante o recebimento de medalhas comemorativas.

Em seguida, dez representantes, entre todos os homenageados, foram, um a um, chamados para a entrega das medalhas comemorativas. O primeiro a recebê-la foi o Prof. Dr. Antonio Sergio Ferraudo, diretor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filha” (UNES/Jaboticabal), que igualmente recebeu a medalha em nome de Janete Apparecida Desidério, vice-diretora da UNESP/Jaboticabal. Na sequência, Profa. Regina de Fátima Mazaro dos Santos, diretora do CTA, recebeu a sua medalha e a de Flávia Aparecida Ortolani, vice-diretora do CTA.



O ex-diretor do CTA, Roque Takahashi, recebeu a sua medalha e representou os demais ex-diretores da instituição: Andreia Cristina Teodoro Ferreira Silva, Carlos Eduardo Mangili, Clóvis Roberto Volpi, Daniel Trevizoli, Erberto José da Silva, Fabrício Zanini Pacheco, Jesus Marden dos Santos, Luiz Vitor Egas Villela, Moacir Pazeto, Nelson Whitaker, Oswaldo Coan e Paulo Eduardo Carnier.



Os primeiros professores homenageados com a medalha comemorativa foram representados pelo ex-professor Antonio de Andrade, que recebeu a sua e as de Andressa H. Galves da Silva, Antonio Carlos de Souza, Aparecida Teotonia Pereira, Carlos Ferreira Damião, Cesar Martoreli da Silveira, Claudine Amaral, Daniel de Souza Ferreira e Eduar Millem.



A ex-professora Eliana Garcia recebeu a sua medalha e representou no ato os professores Elisabete Aparecida Pompeu, Elizabete R. Leone Pelicano, Flávio Engracia de Moraes, Francisco de Oliveira, João Gonçalves Pito, José Célio Brandão, José Humberto Marabini e José Reynaldo Fernandes.



Na sequência, a ex-professora Madalena Takahashi recebeu sua medalha e representou os professores Josemira Tarrafil de Sousa, Leyla Petroucic, Luiz Carlos P. Cascaldi, Marcelo Evaristo Ferreira, Marcos Antonio Jabur, Marcos J. Koba Morise, Margareth Ap. P. Sampaio e Maria Carlota Niero Rocha.



A ex-professora Maria Natalina Camplesi recebeu sua medalha e representou na solenidade os professores Maria Cecília Pereira, Maria Noda Bechara, Marília Vilar Ferrari, Mario Chin Figueiredo, Murilo Fernando da Silva, Neli Meneguini, Oduvaldo da Costa Cesar e Olga Knudsen.



Depois foi a vez do ex-professor Shogi Nikuma receber a sua medalha e representar os professores Paulo Ferreira, Petronio Filardi, Raul Goes, Selma Aparecida da Cunha, Sidney de Laurentiz, Silvana Baraldi Artoni, Tammy P. Chioda Delfino e Vera Lucia Girio.



Por sua vez, a funcionária do CTA, Ana Marcia Carregari, recebeu sua medalha e representou os funcionários Marcelo Lorendo Carvalho, Bernadete Panizzi Penariol, Luiz Mathias, Carmem Maria V. Santana, Julio César Máximo, Daniel Moretto, Luiz Sola, Airton Carlos Berg, Maria Elisa Revolti Costa, Zila Matos e Gilberto Martins.



O funcionário da instituição, Nilton Cesar Maffei, recebeu sua medalha e a dos funcionários Octaviano P. da Costa, Marisa Girio, Nori Travaini, Luiz Carlos Marcioli, João Revolti, Nelson Vitti, Gildete Bruno, José Sebastião Tobias, Valdevino Modesto, Adelino Ozeas e Anibal Linardi.



O ex-aluno Gilson José Leite recebeu a sua medalha e a dos ex-alunos Áureo Evangelista Santana, Fábio Luiz Checchio Mingotte, Fernando Perroni, Franco Pierri (Barretinho), Honório Tadeu Cardozo, José Antônio de Souza Rossato Junior e Joseane Zampiri.



Por fim, a ex-aluna Rita Aparecida Mirebelli Cozzi recebeu sua medalha e a dos ex-alunos Luiz Antônio de Abreu, Marco Eustáquio de Sá (Fubá), Mauro Volpi, Paulo César Cau, Renata Binhardi e Robson dos Santos.

PRONUNCIAMENTOS - Finalizada a entrega das medalhas comemorativas, subiu à tribuna para fazer uso da palavra em nome dos homenageados a professora Maria Natalina Ravagnani Camplesi. Para ela, o CTA é considerado por todos que ali passaram o segundo lar “às vezes somos professores, às vezes somos o ombro amigo um dos outros, às vezes ensinamos, às vezes aprendemos, às vezes rimos, às vezes choramos. É um orgulho poder ter presenciado e acompanhado a entrada dos jovens e vê-los saindo homens e mulheres profissionais. O ‘aprender a fazer, fazendo’ é o lema do colégio... E se assim ser aptos a saírem da escola e terem seus empregos garantidos e serem respeitados como verdadeiros cidadãos”, pontuou a docente, que lembrou com orgulho dos vereadores que fizeram parte do colégio, Gregório Casagrande e Ademilson Servidone.


Professora Maria Natalina Ravagnani Camplesi fala em nome dos homenageados.

Depois foi a vez da outorga solene do Diploma de Honra ao Mérito, que foi entregue à diretora do CTA, Regina Mazaro dos Santos, pela presidente da Casa, Renata Assirati, e pela autora da propositura, vereadora Dra. Andréa Delegada.


Diretora do CTA recebe Diploma de Honra ao Mérito das mãos da presidente da Casa, Renata Assirati [azul], e vereadora Dra. Andréa Delegada.

“[O CTA é] pioneiro em todo o país na área da educação agropecuária, prestando uma valiosa contribuição à educação e a economia do país. Durante esses 100 anos de existência, já formou milhares de jovens que hoje são técnicos aptos para as várias atividades agropecuárias e anualmente ela oferece mão de obra qualificada para atender a demanda de várias regiões do nosso país... O colégio ainda procura estabelecer uma interação com a comunidade local por intermédio de serviços de extensão aos proprietários rurais, como o Dia de Campo, palestras, cursos... desempenhando assim o seu papel social, a fim de obter maior eficiência no ensino-aprendizagem e uma maior qualificação na formação dos recursos humanos na construção de uma sociedade melhor. Parabenizo todo o corpo docente e discente, e toda a equipe de funcionários que por ali passaram durante esses 100 anos de fundação do Colégio. Parabéns”, discorreu Dra. Andréa durante seu pronunciamento.


Vereadora Dra. Andréa Delegada, autora do Diploma de Honra ao Mérito ao CTA , durante uso da tribuna.

Em nome do Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio”, a diretora Regina de Fátima Mazaro dos Santos ressaltou a união de esforços e o compromisso coletivo, que segundo ela, foram os responsáveis pela posição de destaque ocupada pelo colégio. “Não é exagero dizer que o número expressivo de profissionais formados até aqui [pela instituição] constitui-se em um dos principais fatores do vigoroso desenvolvimento da produção agropecuária e do agronegócio em geral. Nas últimas décadas, a presença relevante desses profissionais se faz notar na atuação em empresas líderes do setor centros de pesquisa e universidades... O Colégio Técnico Agrícola José Bonifácio reafirma o seu inarredável compromisso de se manter permanentemente atento às necessidades do desenvolvimento de nossos alunos e da sociedade que pertencemos”, se posicionou Regina.


 
Profa. Regina e Prof. Dr. Ferraudo durante seus pronunciamentos na sessão solene.

O diretor da Unesp,  Antonio Sergio Ferraudo, traçou um momento histórico da instituição e igualmente destacou a importância do colégio não só para Jaboticabal, mas para o cenário nacional e mundial da economia. “Não existiria a universidade [Unesp – em Jaboticabal] se não fosse o Colégio Agrícola lá atrás. Por causa do apoio político do município naquela época”, relembrou Ferraudo, que ainda convidou a todos a conhecerem o museu sobre a história do campus.


Prefeito Emerson Camargo cita trecho de livro escrito pelo prof. Carlos Mangili.

O prefeito municipal, Emerson Camargo, que também participou presencialmente da solenidade, enalteceu o trabalho realizado pelo CTA por meio do seu corpo docente e funcionários, e citou uma frase da contracapa do livro escrito pelo professor Carlos Eduardo Mangili: ‘Não sei o que vim fazer aqui. Não sei como entrei, não sei como sair. Só sei que estive aqui e foram os melhores anos de minha vida, porque foi aqui que tudo aprendi...’ é isso que a educação faz na vida da gente, nos moldam como homens e mulheres. Mas, acima de tudo nos faz sermos pensadores, cientistas, homens livres para fazer o melhor do mundo que nós vivemos”, manifestou o Chefe do Executivo.

Por fim, um vídeo contendo fotos históricas da instituição foi apresentado, retratando os momentos do Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio”. A íntegra da sessão solene está disponível na página da Câmara no Facebook, e também pelo YouTube. Confira também a galeria de fotos (parte I e parte II).



Assessoria de Comunicação

Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478