Comissão de Assuntos Relevantes sobre prevenção ao suicídio faz diligência no CAPS II de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 13/09/2022 15h16, última modificação 13/09/2022 15h16

A Comissão de Assuntos Relevantes para tratar sobre Políticas Públicas de valorização da vida e prevenção ao suicídio da Câmara Municipal de Jaboticabal começou nessa segunda-feira (12/09) uma série de visitas in loco nos equipamentos públicos diretamente ligados a atendimentos na área da saúde mental na cidade.

O objetivo, de acordo com a presidente da comissão, vereadora Profa. Paula (PT), é buscar subsídios, dados e verificar os locais e procedimentos de atendimento aos usuários e pacientes. “Vamos fazer uma série de visitas, não agendadas, para ver na prática o dia-a-dia das unidades que fazem o atendimento à população no que se refere à saúde mental. Estamos no momento de colheita de dados nas visitações para podermos apresentar um relatório condizente com a realidade da nossa cidade”, contou Profa. Paula.

O primeiro local visitado foi o Centro de Atenção Psicossocial “Maria Regina L Moraes Ferreira”, o CAPS II, localizado na Rua Santo André, 608, no bairro Nova Jaboticabal. Na visita, as vereadoras puderam conhecer a estrutura que é oferecida à comunidade; conversaram com funcionários que atuam na unidade; entre outros.


Fachada do CAPS II, em Jaboticabal. Foto: reprodução Google Maps.

De acordo com os funcionários que recepcionaram as vereadoras integrantes da comissão, o déficit de recursos humanos na unidade, apontado anteriormente em reunião como preocupante, começou a ser sanado com a contratação de profissionais por meio de convênio com o Consórcio Intermunicipal Culturando. A contratação, inclusive, foi exaltada pelo secretário de Saúde, André Domingues, em reunião realizada pela comissão na Câmara Municipal no final de agosto, que reuniu dirigentes da saúde. No caso do CAPS II, segundo o termo de referência utilizado pelo consórcio para a contratação dos profissionais, como coordenador, psicólogos, oficineiros, assistente social e psicopedagogo, cujo atendimento mensal médio do CAPS II é de 300 pacientes por mês, vêm para somar no atendimento multidisciplinar e para fortalecer a rede de atenção psicossocial.

Durante a diligência, os funcionários também apresentaram, por exemplo, esboços de projetos que estão em processo de desenvolvimento, como a possibilidade de atendimento itinerante, entre outros. Apesar dos esforços, por outro lado, a unidade ainda sofre com a necessidade de melhoria na estrutura e equipamentos disponíveis para os atendimentos.


Psicólogo do CAPS II acompanha as vereadoras na diligência pela unidade.

Para a vereadora Val Barbieri, “a visita foi importante para presenciar as dificuldades e também os acertos da unidade de atendimento. Aqui nesse CAPS, por exemplo, vimos que os funcionários estão muito afinados entre eles, inclusive com o coordenador contratado pelo Culturando, e estão lutando para oferecer o melhor serviço possível pra população. Por outro lado, foi relatada a falta de alguns equipamentos e materiais, que devem ser apontados”, comentou a parlamentar, que é membro da comissão ao lado dos vereadores Dr. Edu Fenerich, Daniel Rodrigues e Paulo Henrique Advogado.


Comissão de Assuntos Relevantes em conversa com funcionários do CAPS II.

VOCÊ SABE O QUE É O CAPS? O CAPS é um equipamento público que oferece serviços de saúde aberto, gratuito e comunitário para atender pessoas que estejam passando por algum tipo de sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Equipes formadas por multiprofissionais atuam nas unidades, que fazem os trabalhos de escuta e acolhimento, como psicoterapeutas, tem o seguimento clínico com psiquiatra; terapia ocupacional; oficinas terapêuticas, onde cada pessoa trabalha a ansiedade e habilidades psicossociais; medicação assistida; atendimentos familiares; entre outros.

A unidade do CAPS II em Jaboticabal fica na Rua Santo André, 608, no bairro Nova Jaboticabal, e fica aberta de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e tarde.

Na unidade você encontra psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros. Os atendimentos são realizados por encaminhamentos de outras unidades de saúde, como, por exemplo, via UPA e CIAFs, e também de forma direta, por se tratar de serviços de “porta aberta”, sem restrição de acolhimento. O objetivo é buscar um melhor atendimento para que os pacientes tenham uma boa recuperação da saúde mental e integração social tanto com a comunidade quanto com seus familiares. Portanto, se você precisar de ajuda, basta ir até o CAPS II.

TENTATIVAS – No final de agosto deste ano, a comissão se reuniu com o secretário de Saúde, André Domingues; com a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Naracy Ziviani Dias; com a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Thais Paulillo; e com a enfermeira da Rede Municipal de Saúde, Angélica Couto, em busca de uma série de perguntas acerca do atendimento à saúde mental na cidade e ações de prevenção. A preocupação é pertinente. Segundo a psicóloga do CAPS, de janeiro de 2022 até a data da reunião, em 24 de agosto, Jaboticabal já registrava 72 casos de tentativas de suicídio.


Reunião da comissão com representantes da área da saúde realizada no dia 24/08/2022. Foto: Matheus Amancio/Gabinete Profa. Paula.

Questionado sobre a falta de leitos específicos para psiquiatria, o secretário de saúde, André Domingues, relatou a dificuldade em realizar a contratação desses leitos, uma vez que, segundo ele, não há interesse da rede privada em prestar esse tipo de serviço via Sistema Único de Saúde. Por outro lado, Domingues disse que está em andamento o projeto para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantil, que será de uso exclusivo de crianças e adolescentes. [clique aqui e confira a íntegra da Ata da reunião]

A comissão, instalada em abril deste ano, segue aberta e tem até o dia 3 de novembro para a apresentação do relatório final.


Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478