Comissão de Educação pede fechamento de escolas municipais, estaduais e privadas por 15 dias em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 12/03/2021 13h54, última modificação 17/03/2021 17h59

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jaboticabal encaminhou nessa quinta-feira (11/03), ao Poder Executivo, um ofício solicitando o fechamento de escolas municipais, estaduais e privadas por 15 dias em Jaboticabal.

Além dessa medida, a comissão ainda pede prioridade da segurança alimentar a alunos da rede municipal, bem como um levantamento junto às escolas estaduais dos alunos mais carentes, inscritos ou não em programas sociais; atenção às crianças em situação de vulnerabilidade e/ou violência; e melhora na qualidade dos aparatos tecnológicos do ensino remoto da rede municipal de ensino. Vale lembrar que em Jaboticabal o ensino público municipal está no formato remoto desde o início do ano letivo.

O ofício foi elaborado pela comissão após uma audiência pública virtual realizada pela Câmara Municipal no dia 5 de março para debater com a comunidade os gargalos enfrentados pelo sistema de ensino em tempos de pandemia. Participaram do evento remoto autoridades municipais, como o prefeito municipal Professor Emerson, a presidente da Câmara, Renata Assirati, o promotor de Justiça da Comarca de Jaboticabal, Dr. Carlos Macayochi de Oliveira Otuski, além de representantes de escolas e universidades públicas e privadas, diretorias de ensino, conselho municipal de educação, representantes municipais da área da saúde, entre outros.

Para os integrantes da comissão, presidida pela vereadora Profa. Paula (PT), e composta ainda pelos vereadores Prof. Jonas (REPUBLICANOS) e Gregório Casagrande (SOLIDARIEDADE), a corrida contra o tempo é fundamental para a definição de medidas que protejam alunos, professores e demais profissionais da educação de uma forma equilibrada. “Reunimos as sugestões propostas pelos participantes, analisamos as ideias, e propomos estas medidas ao Poder Executivo. Além disso, também vamos convidar o Ministério Público, Conselho Tutelar e a Secretária de Desenvolvimento Social para discutirmos quais as condições viáveis para assistir mais de perto as crianças em vulnerabilidade social, porque esta também é uma preocupação”, adiantou Profa. Paula.

A íntegra da audiência está disponível nos canais da Câmara no YouTube, Facebook e no portal de vídeos oficial do Legislativo.