Dez escolas participam da sexta edição do Parlamento Jovem 2018

por Virginia publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Começou nessa quinta-feira (27/09) a sexta edição do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Jaboticabal. O projeto é realizado anualmente pela Escola do Legislativo (EL) e envolve alunos do 1º Ano do Ensino Médio dos estabelecimentos de ensino da cidade.

Neste ano, dez escolas, entre públicas e privadas, enviaram seus representantes, que irão defender seus projetos na sessão ordinária do Parlamento Jovem, em uma simulação do que ocorre na prática com os vereadores.

A primeira oficina, conduzida pelo diretor do Departamento Administrativo da Casa, e integrante do conselho da EL, Odair Casari, conjuntamente com a diretora do órgão, Silvia Mazaro, teve como objetivo mostrar os tipos de proposituras que podem ser propostas pelos vereadores, ou seja, que são de competência do Poder Legislativo, como por exemplo, o projeto de lei, a indicação, moção, decreto legislativo, entre outros.

Os jovens parlamentares também puderam expor a ideia das proposições trazidas por eles. “As ideias apresentadas pelos participantes ainda serão trabalhadas para adequação e formatação das proposituras ao longo das próximas semanas. Conforme os jovens parlamentares venham tendo dúvidas, estaremos aqui para auxiliá-los na parte técnica, que é o mesmo que acontece no dia a dia do vereador. Posso adiantar que as ideias estão muito boas. Parabenizo a atitude dos alunos e, sobretudo, dos professores e suas escolas que tornam essa experiência possível”, avaliou a diretora.

Para o presidente da Escola do Legislativo, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS), “é importante ver os jovens interessados e participando. É verdade que o tempo de execução do projeto é curto e não tem como eles aprenderem como funciona tudo, mas certamente é um momento para eles terem esse contato com a Câmara e ter uma noção do que é ser vereador”, avaliou Pretto.

Agora, os jovens parlamentares têm pela frente a missão de eleger a Mesa Diretora entre seus pares, para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, que conduzirão os trabalhos na sessão ordinária do Parlamento Jovem, no dia 31 de outubro.  A eleição acontece no dia 04 de outubro, durante a segunda oficina.

Apesar da nomenclatura própria do universo legislativo não ser nada comum para os jovens parlamentares, a tentativa de entender o processo está entre um dos exercícios. E o que não falta, é curiosidade e empolgação. “É muita palavra difícil, que a gente não tá muito acostumado, então a gente ficou um pouco perdido”, confessou Laura Florêncio, aluna do SESI. “Mas a gente acredita que vai ser algo que vai contribuir muito pra gente, como cidadão, pra gente se conscientizar o papel do cidadão na sociedade”, acrescentou o parceiro Davi Siqueira.

“É bem interessante que tenha um projeto desse, no município, de dar uma voz aos jovens, de certa forma ouvir nossa opinião, e acho isso muito importante”, acredita o aluno do Colégio Maria, Gabriel Martinelli. Para seu parceiro, Mateus Lusvarghi, “é uma chance muito boa que a gente tem de usar a nossa imaginação para fazer um projeto de lei, uma indicação. É uma honra tá aqui agora”. “A gente queria muito tá aqui”, arrematou Martinelli.

Para a professora Carina Vongal Guedes, o projeto serve de estímulo para os alunos. “Muitas vezes você tem que mostrar para o aluno a importância dele estar participando, se conscientizando, dando sua opinião e colocando a mão na massa. Muitas vezes o aluno não tem a visão do que acontece, e se você mostra para ele, ele acaba querendo fazer algo para melhorar. E tem que começar de agora, porque eles são o futuro da nossa cidade. Eles têm que se movimentar. Entender o que acontece na cidade, o que precisa ser melhorado, trazer as ideias para que elas possam ser colocadas em prática”, torce a docente.

O PJ é um projeto apartidário da Escola do Legislativo voltado para alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo é estimular a participação política dos adolescentes e fortalecer o processo democrático, além de mostrar na prática como funciona o Poder Legislativo, qual o papel do vereador, entre outros.

Parlamentares Jovens que compõem a sexta edição do PJ:

COC Jaboticabal – Henrique Villata de Pádua
COC Jaboticabal – Antoninho Penariol
Centro Educacional SESI – Davi Eduardo Siqueira
Centro Educacional SESI – Laura Estér Florêncio
Colégio Maria – Mateus Berlingieri Lusvarghi
Colégio Maria – Gabriel Martinelli
Colégio Nossa Senhora do Carmo – Bárbara Monique da Silva
Colégio Nossa Senhora do Carmo – Maria Luiza Pereira Bassetti
Colégio Poligenes – Yago Augusto Carvalho Assumpção
Colégio Poligenes – Anita Lopes
Colégio Santo André – Nathalia Jardim Senhor