#DoGabinete - Projeto escolar de Reúso da Água vira indicação legislativa apresentada pelo vereador Prof. Jonas

por Ana Paula publicado 23/05/2022 15h06, última modificação 25/05/2022 14h56

Texto: Assessoria de Gabinete do vereador Prof. Jonas

O vereador Prof. Jonas (REPUBLICANOS), que integra a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Câmara Municipal de Jaboticabal, protocolou nessa segunda-feira (23/05) uma indicação ao prefeito municipal para a implantação de um projeto para reúso de água nas unidades escolares municipais, intitulado “Projeto Água”. O objetivo, segundo o parlamentar, é ajudar na preservação do meio ambiente, na contenção de gastos com a conta de água, além de contribuir para a formação educativa dos alunos.

De acordo com o vereador, a iniciativa de indicar o projeto como modelo ao Executivo partiu de um piloto realizado na Escola Municipal Paulo Freire. Lá as águas que escorrem pelas torneiras do bebedouro do bloco 1 deveriam, como em grande parte das unidades escolares, descer ralo abaixo rumo ao esgoto. Mas o caminho segue outro rumo: um sistema de filtro caseiro e cisterna para que a água seja reutilizada na limpeza do espaço físico da escola e também para a descarga do banheiro das professoras.

Vereador Prof. Jonas torce para que indicação seja acolhida pelo Executivo e colocada em prática nas escolas municipais.

“A prática desse tipo de atividade na rotina dos alunos, os levam a conhecerem melhor a realidade hídrica do município e do entorno da comunidade escolar e ações concretas para o uso racional da água, de modo a sensibilizá-los para o ambiente onde estão inseridos, seus problemas e necessidade de intervenção para a conversação. Vale ressaltar que este tipo de ação pontua na diretiva Gestão das Águas e Ações Sustentáveis do Programa Município Verde Azul do Estado de São Paulo, contribuindo com a colocação no ranking do município mantendo uma agenda de ações ambientais. Por isso fiz essa indicação ao Executivo. Espero que o prefeito acate nossa indicação. Vou acompanhar, cobrar e também fiscalizar, que faz parte do trabalho do vereador”, disse Prof. Jonas.

CONSCIENTIZAÇÃO - Na EMEB Paulo Freire, o reúso da água nasceu de um projeto multidisciplinar idealizado pela professora Maria Gorete de Almeida em meados de 2013, a partir da observação, para o uso consciente da água. “Eu via quando os alunos iam para o bebedouro, e essa água ia para o esgoto, ia se perdendo. Então por que não reutilizar essa água? Depois de estudos e trabalhos, fizemos a coletagem dessa água, que passa por [uma] filtragem e vai para uma caixa de 1500 litros”, contou Gorete.

Profa. Gorete, idealizadora do projeto.

Para o modelo dar certo e sair do papel, a professora partiu para a prática e explicou que foi necessária a instalação de canos, de uma caixa plástica, preparada internamente com cascalhos, areias finas e grossas, entre outros, bem como uma bomba d’água para levar a água até uma caixa para ser reservada até o momento da utilização. O custo para tudo isso, segundo a professora, foi de em cerca de R$ 1.500,00, fora a mão de obra.

Além de baixo custo de implantação, Gorete garante que a economia vale a pena. “Os alunos fizeram uma tabela transformando em um gráfico, e constatamos que, de maio até dezembro desde ano, a gente deve retirar 1.002 caixas de água de 500 litros para uso na limpeza do espaço físico e do banheiro das professoras”.

Patrícia Sagula: “O maior objetivo é a economia e a parte pedagógica da conscientização".

Para a diretora da escola, Patrícia Sagula, o projeto vai além da economia: forma uma geração de cidadãos conscientes. “O maior objetivo é a economia e a parte pedagógica da conscientização. Como nós sabemos da crise hídrica que existe, começar com um pouquinho, cada um fazendo sua parte, com a conscientização do aluno dentro da escola, ele leva isso para casa”, pontuou Patrícia.

Kemily e Zilda contam o que aprenderam.

Kemily Magalhães, aluna da escola, aprendeu a lição. “Tem muito pouco água potável, e com esse projeto, não que ele dá mais água potável, ele reutiliza essa água que usamos. A gente aprendeu em economizar água. Quando eu lavo a cozinha, deixo a torneira fechada, eu desligo o chuveiro quando estou me ensaboando, só lavo quintal com balde, eu pego da máquina de lavar”, exemplificou a jovem.

Neste ano, o projeto de reúso de água na escola deve ser ampliado para a captação de água da chuva. “O projeto foi premiado em 2016 e conseguimos uma verba para captar água da chuva e fazer cisterna para lavar a quadra da escola, e esse é o principal objetivo que eu tenho com a professora, de fazer isso nos próprios meses”, revelou Patrícia.

Integrantes do Projeto Água da EMEB Paulo Freire.

Texto: Gabinete do vereador Prof. Jonas
*Texto produzido e de responsabilidade do gabinete do vereador Prof. Jonas. As ideias e opiniões expressas não representam, necessariamente, o posicionamento do Poder Legislativo Municipal.