NOTA DE PESAR - jornalista e servidor aposentado Agenor Quirino

por Ana Paula publicado 10/05/2021 12h05, última modificação 10/05/2021 12h06

A Câmara Municipal de Jaboticabal manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do jornalista e servidor aposentado do Poder Legislativo, Agenor Quirino, falecido nessa sexta-feira (07/05) aos 72 anos.

Quirino atuou como jornalista na Câmara Municipal de Jaboticabal, no cargo de Agente de Serviços de Comunicação, entre os anos de 1996 a 2009, quando conquistou a aposentadoria.

Linense de nascimento, Quirino chegou a se tornar Cidadão Jaboticabalense em 2009 ao receber o Título de Cidadania (Decreto Legislativo nº 530/09), de autoria dos então vereadores Dr. Mauro Cenço, Dr. Nereu Costa, Dr. Aloísio Tito Rosa, Wilsinho Locutor, Carmo Jorge Reino, Prof. Emerson Camargo, Gilberto de Faria, João Bassi, José Gouvêa e Murilo Gaspardo.

Até chegar à amada profissão, Quirino percorreu uma trajetória de persistência. Ainda criança, com apenas 8 anos, começou a trabalhar na lavoura com seus pais: Miguel Quirino e Maria do Rosário, no município de Lins. Na década de 60, deixou o campo e foi morar na cidade para continuar seus estudos. Trabalhou como vendedor, pintor e se formou em Técnico em Enfermagem, profissão que atuou por vários anos.

Mas a paixão de Quirino estava mesmo no universo das notícias, e decidiu estudar Jornalismo e Relações Públicas na PUC de Campinas, onde se graduou. Em 1982 chegou a terras jaboticabalense, onde pôde desenvolver a sua nova profissão. Um ano depois, Quirino já atuava como repórter do jornal A Gazeta, deixando de vez sua profissão como técnico em enfermagem para se dedicar às páginas dos jornais. Também trabalhou como repórter geral na Rádio Vida Nova, e foi jornalista responsável do jornal “O Combate”.

Em 1995, aos 47 anos, Quirino foi aprovado no concurso público da Câmara Municipal de Jaboticabal para ocupar o cargo de Agente de Serviços de Comunicação. Discreto, e dono de um olhar perspicaz, Quirino foi tido pelos colegas de trabalho como servidor exemplar, responsável e de extrema integridade. Mesmo depois de aposentado, quando possível, comparecia à sessão plenária para relembrar os velhos tempos.

Quirino deixou esposa, Maria Alves Salmin, e quatro filhos: Isaac, Silvar, Talita e Josias.

Em nome de todos os membros e servidores do Poder Legislativo, solidariedade aos familiares e amigos.