Parlamento Jovem aprova proposições por unanimidade e se prepara para viagem político-cultural

por Ana Paula publicado 06/10/2023 15h52, última modificação 06/10/2023 15h52

A sessão ordinária do Parlamento Jovem (PJ) 2023 movimentou o Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal na noite de quinta-feira (5.out.23). Ao todo, os jovens parlamentares que integram a oitava edição do programa discutiram e votaram um projeto de lei e oito indicações, todos aprovados por unanimidade. No próximo dia 9 de novembro, o grupo embarca para uma viagem político-cultural à capital do Estado, custeado pelo Poder Legislativo.

O presidente da Casa de Leis, Dr. Edu Fenerich (MDB), prestigiou a sessão e destacou a participação do programa Parlamento Jovem na 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), realizado em setembro deste ano na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, para compartilhar a experiência e a prática do PJ com a comunidade internacional e escolas de governo do Brasil.


Presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, durante o protocolo de abertura da sessão simulada do Parlamento Jovem 2023.

Apesar das matérias não terem força de lei na prática, a atividade possibilitou aos jovens sentir na pele o funcionamento de uma sessão ordinária. Incumbidos de representar suas escolas, os jovens parlamentares venceram o nervosismo e ocuparam a Tribuna para defender suas proposições.

Com o apoio de amigos, professores e pais, que acompanharam a sessão da galeria do Plenário, cada dupla contou com cerca de cinco minutos para a exposição das propostas, que por fim, não encontrou dificuldades de aprovação pelos membros do Parlamento Jovem.


Jovens Parlamentares das escolas participantes apresentaram e defenderam suas proposições no Plenário.

A sessão foi presidida pela jovem parlamentar Karoline Marques dos Reis, da E.E. Antonio José Pedroso, e secretariada pelos jovens parlamentares Juliana Aparecida Delfino (1ª Secretária) e Maria Vitória Ribeiro (2ª Secretária), ambas do Centro Educacional SESI, tendo como Vice-Presidente, Vitória Helen de Melo, do Colégio Técnico Agrícola.

Entre as proposituras apresentadas e aprovadas pelo Plenário estão oito indicações: uma apresenta pelos alunos da Escola Estadual Doutor Joaquim Batista, para que o Município estabeleça uma agenda de atendimento, por psicólogos (possivelmente do CAPS), para atendimento psicológico de estudantes e funcionários nas escolas públicas municipais, podendo estender às escolas estaduais. Também foram apresentadas indicações para a melhoria das condições do Canil Municipal de Jaboticabal, do Colégio Santo André; para promoção de visibilidade dos espaços socioculturais de Jaboticabal, do Colégio Maria; para adoção de medidas para promover parcerias com ONGs de assistência humanitária para os moradores de rua, do Colégio Poligenes; para adoção de medidas que promovam a criação de grupos de estudos nas escolas públicas municipais, visando facilitar e estimular o desenvolvimento de atividades escolares entre os alunos, do Colégio Técnico Agrícola; para a criação de uma agenda semanal para ajudar as pessoas de baixa renda com dificuldades na alimentação regular, do Colégio Nossa Senhora do Carmo; correção e restauração de quadras esportivas em Jaboticabal como forma de incentivar a população a usarem as quadras de forma segura, da Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins; e indicação para a restauração da ciclovia da marginal, além da utilização do Cine Teatro Municipal para eventos culturais gratuitos, com a entrada do município no Circuito Sesc, além da busca de parcerias com peças teatrais e criação de um calendário cultural com a divulgação em todos os meios de comunicação da cidade.

Um Projeto de Lei, desenvolvido pelos jovens parlamentares da Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso, também foi votado e aprovado. A matéria pede alteração na lei que criou o "Programa Emergencial De Auxílio-Desemprego" – PEAD (Lei nº 3.371, 24/02/2005).


Presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Jaboticabal, Profa. Paula, na abertura da sessão ordinária do PJ 2023.

Feliz com o resultado, a presidente da Escola do Legislativo, Profa. Paula (PT), torce para que Poder Executivo possa encampar algumas das propostas dos jovens parlamentares, uma vez que boa parte das proposituras foram apresentadas na forma de indicação – que no universo legislativo representam sugestões do Legislativo para o Executivo, indicadas como sendo de interesse da comunidade, para os atos ou ações que dependem da competência exclusiva do prefeito. “Aqui é o lugar do contraditório, é a Casa da Democracia e é também a casa do povo. Por isso, o que eles fizeram aqui hoje é uma iniciação àquilo que todo cidadão e toda cidadã deveria fazer, que é participar mais ativamente da vida política da cidade. O que aconteceu hoje aqui nessa sessão é uma maravilha. Inclusive o prefeito pode olhar, visitar [as proposituras] com muito carinho e de reprende executar”, avaliou a vereadora.


"... É motivador vir participar e cooperar com eles também. A gente sente orgulho. Então tá aí... o trabalho foi feito. E que sirva pros próximos anos também esse trabalho. Que possa manter. Acho válido” - Gustavo José de Campos, pai do jovem parlamentar Bruno Zocolaro de Campos.

Para Gustavo José de Campos, pai do jovem parlamentar Bruno Zocolaro de Campos, que acompanhou a sessão da galeria dedicada ao público, a atividade “incentiva as crianças desde pequeno à política. Você percebe que eles [jovens parlamentares] estavam ansiosos, mas é legal. É motivador vir participar e cooperar com eles também. A gente sente orgulho. Então tá aí... o trabalho foi feito. E que sirva pros próximos anos também esse trabalho. Que possa manter. Acho válido”, opinou o Campos.

A Vice-Presidente da Casa de Leis, de Vice-Presidente da Escola do Legislativo, vereadora Val Barbieri (PRTB), e o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Fidelis Martins, representando o Poder Executivo, também prestigiaram a sessão.

Esta é a oitava edição do Parlamento Jovem, que envolve alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo do Parlamento Jovem, organizado pela Escola do Legislativo, é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimular debates sobre o universo legislatório.


Jovens parlamentares da oitava edição do PJ juntamente com autoridades municipais.

Jovens parlamentares 2023:
Centro Educacional SESI – Juliana Delfino e Maria Vitória Ribeiro
Colégio Maria – Guilherme Travaini Chinalia e Maria Eduarda Nogueira de Oliveira
Colégio Nossa Senhora do Carmo – Mariana Farinelli e Maria Eduarda Ferreira
Colégio Novo Anglo – João Pedro dos Santos e Marcos Politi
Colégio Poligenes – Marco Antônio Cabral Nascimento e Camily Vitória Fumagali Sacco
Colégio Santo André – Bianca Carvalho da Cunha e Bruno Zocolaro de Campos
Colégio Técnico Agrícola – Maria Clara Ferreira da Silva e Vitória Helen de Melo
Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins (Estadão) – Jefferson Silva Prachedes Bento
Escola Estadual Doutor Joaquim Batista – Ariel dos Santos Alcidio e Isac Santos Conceição
Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso – Karoline Marques dos Reis e Felipe André Pereira Miranda

Perdeu a transmissão? Clique aqui e confira como foi a sessão do Parlamento Jovem.



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477