Parlamento Jovem tem primeiras oficinas e elege Mesa Diretora na próxima quinta-feira (18/09)

por Ana Paula Junqueira publicado 12/09/2025 16h28, última modificação 12/09/2025 16h28

O Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Jaboticabal movimentou o Plenário da Casa de Leis jaboticabalense na tarde dessa quinta-feira (11.set.25) para o primeiro ciclo de oficinas do programa.

Organizado pela Escola do Legislativo, a atividade reuniu os 18 alunos do 1º ano do ensino médio de nove escolas da cidade que participam desta edição do programa para atuarem como “vereadores mirins”. Representam o Colégio Maria – Thales SantÁnna e Vinícius C. Homem; o Colégio Nossa Senhora do Carmo – Henzo Homem Gomes e Sophia Costa Morais; o Colégio Novo Anglo; Colégio Objetivo – João Claudio Petroucic Gladenucci e Maria Eduarda Domingos dos Santos; o Colégio Poligenes – João Vicente da Costa Aguiar Filho e Pedro Henrique Bedim; o Colégio Santo André – Laura Amaral e Heloisa Toni Bedana; o Colégio Técnico Agrícola – Raí Aparecido Sisto e Philip Augusto A. Paes Ferreira; a Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso – Kellyn Marine Desidério Silva e Oliver Gabriel Mariotto Sábio e a Escola Estadual Dr. Joaquim Batista – Victor Hugo Aguiar e Ramon Crozfelt Camargo da Silva.

A presidente do órgão, vereadora Renata Assirati, única mulher nesta legislatura (2025-2028), prestigiou a recepção dos novos membros do PJ e reforçou a importância do engajamento dos jovens na participação político-cidadã. “Todo aprendizado é importante, ainda mais porque vivemos em coletividade e a defesa do interesse público deve ser defendida por todos nós”, destacou. “Quem sabe amanhã possamos ter algum de vocês aqui na Câmara representando nossa população, como hoje eu estou, juntamente com mais 12 vereadores.”, compartilhar a parlamentar.

Conhecendo o processo legislativo

Durante o primeiro dia de oficinas, os membros do PJ aprenderam sobre o processo legislativo e a tramitação das matérias legislativas. Entre os assuntos abordados, o procurador da Câmara, Dr. Leonardo Latorre Matsushita, destacou a diferença entre Projetos de Lei e Indicações, um ponto fundamental, já que, para participar do Parlamento Jovem, cada escola apresenta uma proposta. "Quando um projeto envolve a estrutura e as atribuições dos órgãos da Administração, não pode ser de iniciativa dos vereadores, tem que ser de iniciativa do Poder Executivo, ou seja, do prefeito, que é o responsável por administrar o Município. Por isso alguns dos projetos que vocês trouxeram, acabaram sendo transformados em indicações”, explicou.

Jovens parlamentares participam do primeiro dia de oficinas do Parlamento Jovem 2025, e recebem orientações do procurador da Casa, Dr. Leonardo Latorre Matsushita.
Jovens parlamentares participam do primeiro dia de oficinas do Parlamento Jovem 2025, e recebem orientações do procurador da Casa, Dr. Leonardo Latorre Matsushita, e da servidora, e chefe do Departamento Técnico Legislativo, Denise Cardozo.

Os servidores do Departamento Técnico Legislativo Denise Cardozo e Luiz Carlos dos Santos ainda trouxeram informações sobre o trâmite dos projetos na Casa de Leis e de atividades que envolvem o percurso de um projeto no Poder Legislativo, passando pela sanção ou veto pelo prefeito municipal, até a publicação ou promulgação, quando o projeto se transforma em lei e passa de fato a valer.

Próximos passos: eleição e sessão simulada

O próximo encontro dos participantes do Parlamento Jovem será na quinta-feira, 18 de setembro, para a eleição da Mesa Diretora. De forma semelhante ao que acontece na Câmara, com os vereadores, os estudantes irão escolher entre seus pares quem irá ocupar os cargos de Presidente, Vice-Presidente e 1º e 2º Secretários.

A sessão plenária do PJ, na qual os alunos irão defender suas propostas, está agendada para o dia 16 de outubro, às 19h. Além disso, a programação do programa prevê um bate-papo com o Prefeito Municipal, em data ainda a ser definida, e uma viagem político-cultural a São Paulo, no dia 27 de novembro, para visitar a Assembleia Legislativa do Estado.

COMO FUNCIONA O PJ? – O Parlamento Jovem é um projeto anual da Escola do Legislativo, destinado a alunos do 1º ano do Ensino Médio. O processo começa com palestras nas escolas para esclarecer o funcionamento do projeto. Em seguida, os professores trabalham com os alunos na formulação de propostas, e cada escola elege uma para ser enviada à Câmara, além de dois alunos para representá-la. Esses representantes participam das oficinas para se preparar para a sessão ordinária simulada.


Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477