Prefeito decreta calamidade pública em Jaboticabal após ataque ao centro de captação de água do Município

por Ana Paula publicado 17/08/2023 11h56, última modificação 17/08/2023 11h56

O prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (MDB), decretou na manhã dessa quinta-feira (17.ago.23) estado de calamidade pública no município de Jaboticabal. O Decreto foi publicado em edição extra no Jornal Oficial do Município após um ataque de vandalismo ocorrido no centro de captação de água, localizado no distrito de Córrego Rico, que levou à paralisação do serviço.

Responsável pelo abastecimento de 70% das residências do município, o ataque compromete o fornecimento de água para toda a cidade, o que deve agravar ainda mais a falta de água enfrentada em alguns bairros nos últimos dias.

O prefeito falou sobre o corrido em suas redes sociais e divulgou imagens do local depredado. “É com grande pesar que venho informar que fomos vítimas de um ataque criminoso em nossa captação de água no Córrego Rico. De acordo com as informações da equipe do Saaej que trabalha no local, 06 (seis) homens armados invadiram o local, renderam os funcionários e vandalizaram o local, como podemos ver nas imagens do vídeo. A polícia foi acionada e o BO realizado. Os nossos esforços incansáveis para garantir um abastecimento seguro e contínuo foram frustrados por um ato de vandalismo que resultou na destruição de todos os equipamentos essenciais. A nossa cidade enfrenta um desafio sério, pois a falta de água afeta a vida de cada um de nós. Estamos trabalhando arduamente para restaurar a captação e garantir que a água volte a fluir em nossas torneiras o mais rápido possível. As equipes de socorro estão mobilizadas e as investigações estão em andamento para levar os responsáveis à justiça.”

Fotos da casa de máquinas do centro de captação de água, no distrito de Córrego Rico, responsável pelo abastecimento de 70% das casas de Jaboticabal, depredada. Fonte: Jornal Cidades Online.

"Não levaram praticamente nada da bomba, entraram só pra quebrar, mesmo. Amarraram funcionários do SAAEJ, quebraram tudo e foram embora. Roubaram um carro da autarquia e pouquíssimos cabos, mas o que tinha de cobre, de material que normalmente é o alvo desses crimes, ficou praticamente tudo lá", lamentou o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ), Alberto Almeida Filho, conforme notícia publicada no site da prefeitura.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (MDB), também se manifestou. “É lamentável ver cenas horrorosas como essas, de depredação do patrimônio público que afeta a vida de todos nós jaboticabalenses. Fico consternado com tamanha barbárie. Me solidarizo com o nosso prefeito, Prof. Emerson, que tem se esforçado diuturnamente para tentar resolver o problema de abastecimento de água, que enfrentamos na nossa cidade há muitos anos e, principalmente, com os munícipes jaboticabaleneses, em última análise, as verdadeiras vítimas desse inaceitável vandalismo. Que sejam descobertos os responsáveis e punidos nos rigores da lei. O Poder Legislativo está e estará sempre à disposição para o que se fizer necessário”, expressou Fenerich.

DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE – O Decreto proíbe, enquanto perdurar a situação de calamidade, a lavagem de calçadas com uso contínuo de água, por meio de mangueira; molhar as ruas continuamente; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; e lavar veículos automotores com o uso contínuo de água (exceto lava-jatos).

A medida permite à Administração adotar ações excepcionais necessárias, como a dispensa de realização de licitações em obras e serviços para o enfrentamento da calamidade, a tomada de empréstimos compulsórios, entre outros. Além disso, em situação de calamidade, o Governo Federal deve intervir para auxiliar o ente a superar a situação, determinando quais medidas de apoio serão tomadas e quanto será gasto nestas ações. Neste caso, a calamidade deve ser reconhecida pela União.

Assista a íntegra do vídeo publicado pelo prefeito por meio de sua página no Facebook:

Fonte: Jornal Cidades Online