Presidente da Câmara e vereadores marcam presença em audiência sobre desafetação de áreas públicas para habitação social em Jaboticabal

por Ana Paula Junqueira publicado 27/08/2025 13h53, última modificação 27/08/2025 13h53

A proposta de desafetação de áreas públicas em Jaboticabal, com o objetivo de construir 150 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida - Faixa 1, foi debatida em audiência pública nessa segunda-feira (25.ago.25), no Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal.

O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, que é comandada pela Vice-Prefeita, Dra. Andréa Delegada. O objetivo foi garantir a transparência e a participação popular, apresentando as propostas e coletando sugestões da comunidade.

Com o apoio unânime da população presente à iniciativa, o projeto para a desafetação das áreas públicas, segundo o Governo, deve ser enviado para a Câmara Municipal nos próximos dias, com expectativa de ser pautado pelo presidente da Casa, vereador Ronaldo Peruci, para votação em setembro.

Populares manifestam apoio à desafetação de sete áreas públicas para implantação de moradias populares.
Público presente manifesta apoio à desafetação das sete áreas públicas para implantação de moradias populares.

O projeto é visto como fundamental para diminuir o déficit habitacional da cidade. Além do prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo, da secretária de Planejamento, Dra. Andréa Delegada, e do presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Peruci, os vereadores Ronaldo Bolognezzi (2º Secretário) e Renata Assirati também estiveram presentes, além de secretários municipais e da comunidade.

A apresentação foi conduzida pela assessora da secretaria de Planejamento, Herla Vilhena. Durante a audiência, tanto o prefeito Prof. Emerson Camargo, quanto Dra. Andréa Delegada, responderam a dúvidas dos presentes, como por exemplo, o fato de que os terrenos serão destinados exclusivamente à construção de casas separadas, e não de condomínios fechados.


Vice-Prefeita e secretária de Planejamento, Dra. Andréa Delegada, fala sobre a proposta e tira dúvidas da população durante audiência pública.

PARA SABER – A desafetação é o processo legal que muda a finalidade de um bem público, permitindo que ele seja usado para outros fins, como a construção de moradias. Conforme o Governo, as sete áreas selecionadas para o projeto foram escolhidas com base em critérios como a existência de infraestrutura básica, incluindo redes de água e esgoto, transporte público, vias pavimentadas e proximidade com escolas, creches e unidades de saúde.

As sete áreas propostas e o número de unidades habitacionais planejadas para cada uma são:
Residencial Monte Bianco 2: 12 unidades (Endereço: Trv. Antônia Gladenucci Martinez- Monte. Bianco)
Residencial Cora Coralina: 15 unidades (Endereço: Av. Atílio Morelli - Res. Hugo L. Vitalli)
Residencial das Rosas: 40 unidades (Endereço: Rua Fortunato Frascá - Jd. Das Rosas)
Residencial Santo Antônio: 40 unidades (Endereço: Rua Carlos Agostinho Artoni - Jd. Sto. Antônio)
Residencial Córrego Rico 1: 20 unidades (Endereço: Distrito De Córrego Rico)
Residencial Córrego Rico 2: 6 unidades (Endereço: Distrito De Córrego Rico)
Residencial Luzitânia: 22 unidades (Endereço: Rua Agostinho Brás - Distrito De Luzitânia)


Assista na íntegra:



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477