Programa “Dignidade Feminina” é implantado em Jaboticabal; distribuição de absorventes já começou

por Ana Paula publicado 11/03/2022 11h48, última modificação 11/03/2022 11h48

O programa “Dignidade Feminina”, que fornecerá gratuitamente absorventes higiênicos a mulheres em vulnerabilidade socioeconômica em Jaboticabal, foi lançado na manhã dessa quinta-feira (10/03), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) II, na COHAB IV.

Transformado em lei municipal no ano passado por aprovação unânime na Câmara Municipal, depois do prefeito, Prof. Emerson Camargo (PATRI), acatar uma indicação do vereador Dr. Edu Fenerich (MDB) apresentada em julho de 2021, o programa visa garantir proteção à saúde menstrual da população feminina em vulnerabilidade do município.

Absorventes adquiridos pela prefeitura começou a ser distribuído e seguirá cadastro realizado nos CRAS e, para estudantes, nas respectivas escolas.

Durante o evento de lançamento, Fenerich, que é médico ginecologista e obstetra, destacou que a falta de protetores menstruais adequados, como absorventes descartáveis, leva a recorrentes métodos inseguros e absolutamente anti-higiênicos, que podem causar infecções ou problemas de saúde mais sérios. “Muitas mulheres, por falta de condições financeiras, utilizam materiais completamente inadequados para conter o fluxo menstrual, como miolo de pão, pedaço de pano ou jornal, com todos os prejuízos físicos e psíquicos que isso pode causar. Muitas adolescentes, inclusive, por não conseguirem conter o fluxo menstrual, deixam de frequentar as aulas”, explicou o parlamentar. Campanhas de educação menstrual, incluindo discussões sobre a prevenção à gravidez não intencional, entre outros, são temas defendidos pelo vereador. “Além da distribuição, a lei ainda prevê inúmeras palestras sobre o tema para levar mais informações para todas essas mulheres. Sinto uma alegria imensa ao ver o projeto se transformar em maravilhosa realidade”, arrematou.

Segundo o prefeito, 17 mil absorventes já foram adquiridos pela prefeitura, por meio de licitação. Os primeiros pacotes já foram distribuídos às mulheres assistidas pelo CRAS II.

Prefeito Prof. Emerson Camargo faz o lançamento oficial do programa com a presença de mulheres assistidas pelo CRAS II.

Para o Prof. Emerson, o “Dignidade Feminina” é mais do que um programa, é uma política pública adotada pelo município por meio de lei. “Após um diálogo intenso com o vereador Dr. Edu Fenerich, chegamos ao consenso que o programa deveria ser uma política do município e, portanto, virou lei. Agora, as mulheres de Jaboticabal, principalmente as que mais necessitam, têm o direito garantido para o acesso a esse item tão importante da higiene pessoal”, pontuou o prefeito. “A gente sabe que muitas famílias não têm, sequer, alimento para colocar na mesa. Nós temos obrigação de cuidar de todos, garantindo o direito ao alimento, ao trabalho e, com certeza, em direito das mulheres. Hoje é um dia marcante em nossa história”, emendou o Chefe do Executivo.

PARA SABER – De acordo com a lei municipal, terão acesso aos absorventes higiênicos mulheres usuárias do serviço público de saúde em hipossuficiência financeira comprovada pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, bem como alunas matriculadas em escolas públicas.

O cadastramento das mulheres para o ingresso no programa deve ser feito em uma unidade do CRAS, enquanto das meninas e adolescentes que menstruam, nas respectivas escolas públicas. A distribuição dos absorventes higiênicos será mensal conforme os cadastros nas respectivas unidades escolares para as estudantes, e nas unidades básicas de saúde, CRAS e Fundo Social para as demais mulheres.

Veja como foi, no vídeo produzido pela prefeitura municipal >