Relatório de Comissão aponta gargalos para enfrentamento de doenças que afetam a saúde mental

por Ana Paula Junqueira publicado 11/11/2022 11h16, última modificação 11/11/2022 11h16

A Comissão de Assuntos Relevantes para Averiguar e Propor Soluções de Políticas Públicas de Suporte Emocional e Prevenção ao Suicídio em Jaboticabal apresentou nessa segunda-feira (07/11), em sessão ordinária, o relatório final dos trabalhos iniciados em abril de 2022.

O relatório, lido pela presidente da comissão, Profa. Paula (PT), trouxe um panorama sobre a atuação do Poder Público no Município a partir do levantamento de informações captadas nos equipamento municipais e com profissionais da área da saúde e assistência social ao longo de sete meses.

A vereadora Profa. Paula chegou a se emocionar pouco antes do término da leitura do relatório final - ajudada pelo 1º Secretário da Mesa, vereador Prof. Jonas - ao recordar do estopim que deu origem à Comissão de Assuntos Relevantes na Câmara de Jaboticabal: um pedido de ajuda da jovem Isabelle Cristina Barros Barbaço, que perdeu a luta para a depressão aos 24 anos, pouco tempo depois de expor ao gabinete da parlamentar a falta de suporte àqueles que sofrem de algum transtorno mental na cidade.

Vereadora Profa. Paula se emociona antes de finalizar a leitura. Vereador Prof. Jonas, 1º Secretário da Mesa, concluiu a leitura em apoio à parlamentar.

Formada pelos vereadores Profa. Paula, Val Barbieri (PRTB), Dr. Edu Fenerich (MDB), Paulo Henrique Advogado (PATRI) e Daniel Rodrigues (PSDB), a comissão relatou uma série de gargalos que deve ser enfrentada pelo Governo Municipal. Entre os apontamentos está a insuficiência de protocolo de atendimentos relacionados à saúde mental no Município; a falta de coletas de dados e estatísticas de pacientes; bem como a falta de um sistema que centralize as ocorrências.

A comissão também pontuou algumas indicações que considera como necessárias para melhorar os atendimentos dos casos que envolvam a saúde mental da população jaboticabalense por parte do Poder Público. Entre as ações indicadas está a possibilidade de uma parceria público/privada entre a prefeitura e o hospital que atende, via convênio, a especialidade psiquiátrica, a fim de atender os pacientes em surto quando precisam de internação; a criação de um protocolo de atendimento único para as unidades de saúde e postos de atendimento e atenção psicossocial no município; atenção às necessidades materiais do CREAS; execução de políticas públicas permanentes para a Juventude via secretaria, que promova o trabalho, acesso à educação, cultura, esporte e lazer; e a confecção de peças publicitárias (apresentadas em sítios institucionais e locais de atendimento à saúde em geral), informando a população sobre a existência do atendimento à saúde mental com locais e contatos caso precisem de ajuda.

A íntegra da leitura está disponível no site da Câmara de Jaboticabal (https://www.jaboticabal.sp.leg.br/atividade-legislativa/comissoes)