Rodeio é pauta de reunião na Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal

por Ana Paula publicado 11/05/2022 13h45, última modificação 11/05/2022 13h45

A Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal de Jaboticabal se reuniu na tarde dessa terça-feira (10/05) com representantes do Rodeio Show de Jaboticabal e da Associação Protetora dos Animais (APA), que tem a frente o professor e médico veterinário Jeffrey Lui, para discutir sobre a promoção e fiscalização do bem-estar animal na competição de rodeio que acontece na cidade entre os dias 15 a 17 de junho.

A vereadora Val Barbieri (PRTB), que preside a comissão permanente da Câmara, formada ainda pelos vereadores Ronaldinho (PATRI) e Daniel Rodrigues (PSDB) - representados por suas assessorias -, propôs a formação de uma comissão para acompanhar, no local do evento, o tratamento dispensado aos animais que vão participar da competição.

“Não podemos ignorar que os rodeios são fontes de renda para muitas famílias, principalmente da área de eventos, ambulantes, ou seja, geram muitos empregos diretos e indiretos para o sustento familiar. Por outro lado, temos a causa animal, que defendemos. Por isso temos que ficar de olho e dar toda a atenção para que os animais tenham seus direitos de cuidado e bem-estar resguardados. E é isso que vamos fazer durante todo o evento, ajudar na fiscalização para zelarmos pela integridade física dos animais”, disse Val Barbieri.

A comissão proposta para o acompanhamento, segundo a parlamentar, deverá ser formada por um representante da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal, representantes da Associação Protetora dos Animais (APA), e por veterinários independentes. Ainda segundo Val Barbieri, um ofício com a solicitação deverá ser enviado nos próximos dias para a comissão organizadora do evento.


Reunião da Comissão do Meio Ambiente e Proteção Animal com representante do Rodeio Show de Jaboticabal realizada na biblioteca da Câmara.

De acordo com Frank Silva, que representou o Rodeio Show de Jaboticabal na reunião, todos os cuidados estão sendo tomados, e garantiu que “os animais de competição são muito bem tratados, até mais do que muitas pessoas”. Ainda segundo ele, os bovinos que participarão do rodeio em Jaboticabal “ficarão em uma fazenda em Taquaritinga, pertencente a um dono de boiada e que, por isso, já possui estrutura como currais separados, área para atividades de relaxamento. Nos dias de rodeio, os animais vêm no horário da competição e em seguida retornam para a fazenda”, contou Silva. Ainda conforme o representante da promotora do evento, médicos veterinários acompanham todos os animais, bem como o evento conta com a liberação da Casa da Agricultura.
 
Isso porque, segundo a legislação em vigor, a liberação para que o rodeio possa ser realizado depende de autorização da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, que analisa e considera o protocolo de bem-estar animal elaborado pela entidade promotora. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também é responsável pela fiscalização da defesa sanitária animal.

PARA SABER – O rodeio é uma prática competitiva que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, geralmente touro ou cavalo. Em 2016, foi reconhecido, assim como a vaquejada, e em 2019 o laço, como manifestação cultural nacional, e elevado à condição de patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial. A norma complementa a Lei Federal 10.519/02, que trata da promoção e fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de rodeio.

Confira algumas normas acerca do rodeio:

Lei Estadual nº 10.359, de 30 de agosto de 1999 - aplicam-se aos rodeios, de maneira geral, as disposições relativas à defesa sanitária animal previstas, para o caso de exposições, feiras e leilões de animais.

Resolução da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) nº 18, de 31/03/1998, que fixa normas complementares a serem observadas na promoção e fiscalização da defesa sanitária animal, a cargo da SAA, em especial quando da realização dos denominados “rodeios”.


Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478