Vereador Wilsinho Locutor comemora o mutirão de cirurgia de catarata em Jaboticabal

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Parlamentar havia feito indicação em 2018 para o Executivo. Nessa 1ª etapa, foram realizadas 26 cirurgias de catarata e 15 de pterígio.

Jaboticabal recebeu na quinta-feira (23/05) a carreta “Centro Cirúrgico Oftalmológico”, na Estação de Eventos Cora Coralina. O objetivo foi realizar consultas e cirurgias de catarata e pterígio em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, nessa 1ª etapa, foram realizadas 26 cirurgias de catarata e 15 de pterígio. A previsão é de que uma nova etapa aconteça daqui dois meses, segundo o secretário de saúde, João Roberto da Silva.

Wilsinho Locutor (PSB) em seu uso da tribuna na sessão ordinária de 20/05.

A unidade móvel de oftalmologia foi citada pelo vereador Wilsinho Locutor na sessão ordinária de segunda-feira (20/05), durante o uso da tribuna no expediente. O parlamentar havia reivindicado a realização do serviço ao Poder Executivo em 2018, por meio da Indicação nº 830/2018. “Agradeço pelo pedido [aceito], para atender as pessoas que precisam fazer essa cirurgia”, disse o parlamentar. A ação foi realizada pela prefeitura municipal, por meio da secretaria da saúde, com recursos próprios do município.

De acordo com o secretário da pasta, esse tipo de mutirão é muito relevante por conta da alta demanda por este tipo de cirurgia no município, que segundo Silva, tem uma fila de espera de cerca de 400 pessoas. “Conversei com o prefeito Hori e mostrei pra ele que existem vários gargalos e a necessidade desses mutirões. Ele achou que deveria [fazer], em função da gravidade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso porque têm pessoas com 10%, 5% da visão, e quando fazem a cirurgia, elas voltam a enxergar 100% novamente. Pretendemos fazer essas cirurgias com certa periodicidade”, afirmou Silva.

O ATENDIMENTO – Contando com profissionais capacitados e equipamentos de última geração, a carreta torna acessível o atendimento oftalmológico de qualidade às populações que chegam a esperar durante anos pela cirurgia, além de reduzir a fila de espera em Jaboticabal.

Sala de cirurgia da carreta “Centro Cirúrgico Oftalmológico”.

Dentro da carreta é feito todo o procedimento, iniciando com a preparação do paciente para a entrada na sala de cirurgia. Uma vez na sala de operações, em cerca de dez minutos, sem quase nenhuma dor, o paciente é liberado com todas as informações e cuidados necessários.

Ivo Aparecido dos Santos após a cirurgia de catarata.

Para o vendedor Ivo Aparecido dos Santos, que esperou por cerca de um ano pela cirurgia de catarata do olho esquerdo, a unidade móvel facilita e agiliza o acesso à cirurgia. “É rapidinho, não dói nada. É um alívio, porque quando você sabe que tá com catarata, não vê direito, é muito ruim. Eu acho que essas oportunidades deveriam ter mais vezes na nossa cidade”, pediu Santos.

Lúcia Helena faz o exame de contagem de córneas.

“Fiz a cirurgia de catarata no olho esquerdo há um tempo no HC e correu tudo bem. Agora preciso fazer do olho direito. Nesse mutirão, hoje, eu vou poder fazer. É muito bom [poder enxergar]”, disse a aposentada Lúcia Helena Moi, que espera há cerca de dois anos pela cirurgia de catarata.

Os mutirões periódicos e os respectivos agendamentos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Telefone para informações é o (16) 3209-1500.

[Esq. à dir.] Exemplos de catarata e pterígio.

SAIBA MAIS – A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente localizada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios de luz não atingem plenamente a retina o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro. A única forma de tratar o problema é a cirurgia (Fonte: Portal Drauzio Varella). Já o pterígio é um crescimento benigno de tecido esbranquiçado sobre a córnea do olho. Quando alcança e cobre a pupila, a pessoa deixa de enxergar com o olho afetado. Há casos em que a cirurgia é a única estratégia terapêutica para eliminar o pterígio. (Fonte: Portal Drauzio Varella)

Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira