Vereadores de Jaboticabal aprovam por unanimidade todos os projetos da pauta
Os vereadores da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovaram por unanimidade os quatro projetos que estavam na pauta da sessão ordinária dessa segunda-feira (18.ago.25). A aprovação incluiu um projeto de lei complementar, dois projetos de lei e um projeto de decreto legislativo.
O Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 2/2025, de autoria do vereador Mandi Serralheiro (AVANTE), foi aprovado com as emendas propostas pelo autor. O texto, que chegou à votação por meio de um Substitutivo, torna facultativo o recuo frontal nas construções comerciais e industriais. Para edificações residenciais, a regra se aplica apenas a garagens e abrigos de veículos. As duas emendas anexadas ao projeto foram incorporadas: uma que retira a necessidade de um "termo de opção" para a escolha de recuo frontal, e outra que estabelece um novo Anexo Único para os Índices Urbanísticos da cidade, com notas explicativas detalhadas para as diferentes zonas.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 114/2025, do vereador Ronaldo Bolognezzi (MDB). A proposta altera a Lei nº 2.432 de 1996 e renomeia o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência para "Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência". O projeto atualiza as competências do conselho, incluindo a análise e acompanhamento de listas de convocação de candidatos com deficiência aprovados em concursos públicos municipais e a verificação do cumprimento de cotas de vagas reservadas.
O Projeto de Lei nº 115/2025, de Mandi Serralheiro, que institui o "Dia Municipal dos Escoteiros" em 23 de abril, também recebeu a aprovação do plenário. A votação foi acompanhada por integrantes do Grupo Escoteiro Carcarás, de Jaboticabal, que atuam na cidade há 12 anos. A data será incluída no Calendário Oficial de Eventos do município para a realização de atividades de promoção do Movimento Escoteiro.
Por fim, o Projeto de Decreto Legislativo nº 27/2025, proposto pelo vereador Prof. Jonas (PSD), foi aprovado para conceder o "Diploma de Honra ao Mérito" ao farmacêutico Roberto Aparecido Chioda. A honraria é um reconhecimento à sua trajetória e ao trabalho desenvolvido na Drogaria Santa Rita, que se tornou um ponto de referência para a comunidade local.
Apensa o vereador Samuel Cunha esteve ausente da sessão por motivo de saúde. A próxima reunião plenária será no dia 1º de setembro, às 19h30. Todas as matérias em tramitação na Casa de Leis jaboticabalense podem ser consultadas pelo site da Câmara (www.jaboticabal.sp.leg.br > Processo Legislativo > Pesquisa de Proposições).
Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477