“Movimento Abraçar” começa nesta segunda-feira nas creches de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Rede de educação de Jaboticabal teve palestra com o criador nacional do Movimento, o Prof. Carlos Sebastião Andriani.

Foi regada a muitos abraços que a palestra “Valores Humanos na Educação Infantil para Formação de Caráter” começou na manhã de quinta-feira (07/03), no Centro de Eventos da UNESP, para centenas de profissionais da educação, de Jaboticabal.

E não por acaso. O evento encerra o ciclo de capacitação do “Movimento Abraçar” na Athenas Paulista. Um projeto que tem ganhado diversos municípios pelo país, na tentativa de alavancar na educação infantil a formação de caráter, e que chegou na cidade em 2018 por uma indicação do vereador Dr. Edu Fenerich (PPS) ao Poder Executivo, comandado na época pelo prefeito em exercício, Vitório De Simoni, que enviou um projeto de lei para a Câmara, aprovado por unanimidade, e que acabou se transformando na Lei Municipal nº 4.948, de 08 de novembro de 2018.

A palestra, promovida pela prefeitura Municipal, foi conduzida pelo criador do Movimento Abraçar no país, Prof. Carlos Sebastião Andriani, que é PHD em Gestão e especialista em organização e desenvolvimento dos recursos humanos. Andriani abordou questões de autoconhecimento e a importância do resgate da essência humana para a formação integral do ser humano pleno e cooperativo.


Andriani durante a palestra. 

“Como a fase da formação do caráter ocorre de 0 a 7 anos, ela se enquadra na pré-escola e na creche. Então a ideia de oferta de 100% de vagas para as crianças do município, e ter um projeto pedagógico ampliado, com a formação do caráter baseado em valores humanos, é o ponto crítico. Porque aí você vai desenvolver um ser humano cooperativo, que vai viver bem em sociedade, respeitando os outros, sendo criativo, se autorrealizando. E foi isso que a gente procurou mostrar aqui. A autoestima não é um caminho de vida. Eu preciso ser visto como alguém que tem potencial e capacidade para expressar a minha condição humano, que é a autorrealização. Realização é realizar plenamente aquilo que você é como ser humano, e a educação infantil é que cria essas bases. Produzir desenvolvimento baseado em valores, e isso vai permear toda a vida do ser humano adulto”, afirmou Andriani.

“O Prof. Andriani vem trazer uma lição de vida, de como funciona o cérebro humano, e, principalmente, ensinando que nós temos muito mais a oferecer ao próximo, e isso começa na base. Na base da educação, na criança, onde ela vai ter valores morais que vai levar para toda sua vida. Trouxemos toda a rede de educação aqui hoje, para que a gente possa fazer com que eles entendam, e sintam na pele, o verdadeiro valor desse projeto, que é levar o amor. Que a gente possa, com certeza, formar bons cidadãos no futuro”, considerou o vice-prefeito, Vitório De Simoni, que acompanhou a palestra.

Além de professores, diretores e auxiliares de creche, o evento também contou com a presença de autoridades e empresários da cidade que puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto. “A iniciativa é maravilhosa. Trabalhar a questão dos valores a questão do afeto. Trazer para a vida das crianças algo que muitas vezes ela não tem, que é o afeto em casa, que é a recepção, o abraço. E o projeto consegue mostrar como isso vai ser importante na vida da criança do ponto de vista da formação de valores, de caráter. A promotoria está à disposição para complementar, ajudar e apoiar, reconhecendo que a iniciativa de Jaboticabal, tanto Câmara como Prefeitura, foi realmente ímpar”, expressou o promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Carlos Otuski.

“Acho que isso é uma revolução na educação, porque não há como mensurar esse tipo de educação”, acredita o empresário da área educacional, Ricardo Gerbasi. 

“O papel do Lions Clube e da ACIAJA é de dar total apoio. A gente tem certeza que nós precisamos construir um país melhor, e a gente sabe se não for pela educação, não tem outro caminho”, pontuou Marcelo Perina.

A psicóloga Fernanda De Stéfani Cassiano também não poupou elogios. “Fiquei encantada de ver como ele [Andriani] trouxe para a nossa cidade a possibilidade de impactar os profissionais, que cada professor, empoderá-los para acreditar que eles podem impactar numa sociedade melhor, numa cidade melhor. Eu achei maravilhoso o trabalho dele, que começa desde pequeninho a formar um caráter, com propósito que visa o social e não só o individual”.

Agora, o projeto começa a ser posto em prática a partir desta segunda-feira (11/03) em todas as creches municipais de Jaboticabal. “Os professores, já capacitados, eles já vão estar recepcionando os alunos e já inserindo na grade de atividades toda a metodologia do projeto”, finalizou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Leonardo Yamazaki.


Dr. Edu Fenerich durante a abertura da palestra de encerramento do ciclo de capacitação dos professores.

“Quero agradecer aos amigos André Vilanova e Dalton Gerbasi por ter confiado em mim como vereador, e me levar a apresentar o projeto. Então, muito feliz de poder ter sido o agente catalizador dessa ideia aqui na cidade. É momento de agradecer a todos que abraçaram a ideia. Tenho certeza que esse projeto vai revolucionar a rede pública municipal de ensino, sobretudo as creches. As crianças vão ter noções de ética, de amor, de carinho, fundamentais na formação de um ser humano mais completo”, manifestou Fenerich.

Novas parcerias também estão se formando na cidade em torno do Movimento Abraçar. É o caso da UNESP Jaboticabal. “Vamos fazer parte deste projeto, no sentido de analisar todos os seus dados, buscar conhecimento dentro dessa base de dados, que são de questionários que vão aplicar em toda a regional. O que se aprende como criança, isso fica. E depois vem a escola depois para complementar”, pontuou o vice-diretor do campus, Prof. Dr. Antonio Ferraudo.

E para aqueles que não acreditam no poder do amor e de um abraço, Andriani deixou um recado: “Se abram para a experiência. O medo faz com que a pessoa tranque. O que é o amor? Eu tenho medo de amar o outro e a pessoa me dar um feedback ruim. Então não me sinto amado, eu me expresso amor, não sinto correspondência, me sinto mal, e me tranco. Eu diria que vale a pena a gente se expressar mais, essa natureza que a gente traz ao nascer, que é a natureza amorosa. Com os pais, com os avós, marido com a mulher, mulher com o marido e com os filhos. Expressar. E expressando tem o sentimento, e o sentimento valida que esse é o caminho que nós temos para o resto das nossas vidas.


Autoridades e empresários municipais juntamente com o palestrante Prof. Sebastião Andriani.

O evento contou ainda com uma apresentação musical do coral da UNESP, JabotiCoro, que entoou canções da Música Popular Brasileira.


Ana Paula Junqueira
Assessoria de Jaboticabal
(16) 3209-9478


LEIA TAMBÉM

Jaboticabal estuda implantar projeto educacional pautado em valores humanos
PL que promove formação humanística na educação infantil é aprovado por unanimidade
Sancionada lei que promove formação humanística na educação infantil em Jaboticabal