Jaboticabal estuda implantar projeto educacional pautado em valores humanos

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Movimento Abraçar, que tem como base no modelo pedagógico a construção de valor e caráter das crianças, pode ser incorporado às creches da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), juntamente com o prefeito em exercício, Vitório De Simoni (MDB), representantes da secretaria municipal de educação e empresários da cidade, visitaram na terça-feira (02/10), a creche Monte Cristo, em Campinas (SP), para conhecer de perto o Movimento Abraçar, um projeto voltado para a formação de valores humanos.

A creche atende 600 crianças, de 2 a 5 anos e 11 meses, em tempo integral, em uma parceria entre a prefeitura de Campinas e a Associação Douglas Andreani (ADA), responsável pela aplicação do Movimento Abraçar na unidade.

Comitiva acompanha hora do lanche matinal das crianças atendidas pela creche Monte Cristo.

O projeto, desenvolvido e implantado pela ADA, tem como base no modelo pedagógico a construção de valor e caráter das crianças por meio de atividades que despertam o autoconhecimento, extraindo dos pequenos, atitudes positivas e solidárias.

De acordo com a associação, o Movimento traz no bojo de seus valores o desenvolvimento de cinco vértices fundamentais: o amor, a cidadania, a solidariedade, a cooperação e a responsabilidade. A missão é contribuir para que os municípios garantam uma educação infantil universal e voltada para a formação do caráter das crianças com base nos valores humanos. Para o vice-presidente da ADA, Carlos Sebastião Andriani, que é mestre em educação e PhD na área de gestão humana, a formação do caráter de uma pessoa vai do nascimento até os sete anos, e defende que a educação começa com a formação do caráter, antes da alfabetização.

Presidente da Câmara atento à planilha de execução financeira do Movimento Abraçar.

Depois de observarem na prática as ações desenvolvidas na creche, a expectativa do presidente da Câmara jaboticabalense, que deve apresentar na próxima sessão ordinária (15/10) uma indicação ao Poder Executivo, é de que o movimento seja adotado nas creches de Jaboticabal. “O projeto trata de humanizar o relacionamento das pessoas... é uma alegria muito grande como presidente da Câmara, ser convidado para conhecer esse projeto... e trabalhando, sobretudo como Chefe do Legislativo, como vereador, para que Jaboticabal possa acolher e implantar na sua rede municipal esse projeto Abraçar”, torce Fenerich.

Prefeito Vitório De Simoni, acompanhado do vice-presidente da ADA, Carlos Andriani, durante visita in loco.

O prefeito Vitório De Simoni já sinalizou positivamente. “É um projeto muito inovador. E viemos aqui para ter uma noção mais de perto da realidade desse projeto... Nós já temos um bom projeto de educação infantil na nossa cidade, referência na nossa região, porém acho que nós podemos sempre melhorar. [O projeto trabalha] Valores morais, afetivos e isso mostra a importância na formação do caráter dessa criança e futuramente dessa pessoa”, avaliou De Simoni.

Para implantar o movimento em uma unidade escolar infantil, a associação prevê a necessidade de uma Lei Municipal para a preparação dos professores e um plano de atendimento de 100% da demanda. Caberá a ADA capitanear a promoção, sempre gratuita, das capacitações. Neste sentido, o Chefe do Executivo jaboticabalense, disse que um projeto de lei deve ser enviado à Câmara “para que [o movimento] se concretize de forma legal, e tenho certeza que a formação moral das nossas crianças irá ganhar muito com a implantação desse sistema, que prioriza basicamente uma palavra, chamada: Amor. É isso que nós queremos na cidade”, finalizou o prefeito.

Confira algumas das práticas e oficinas previstas no projeto pedagógico do Movimento (Fonte: material informativo/Movimento Abraçar):
1 - Acolhida da criança com amorosidade caracterizado pelo abraço e beijo dado pelo professor,
2 - Meditação diária de 3 minutos, quando a criança se acalma gerando condições de aproveitamento máximo para o dia.
3 - Realização do Círculo do Amor, com diversas práticas, musicas, etc., que realçam o respeito ao outro e o toque positivo do abraço aos colegas.
4 - Atividade compartilhada onde todos atuam em conjunto e falam sobre suas situações,
5 - Hora do conto com estórias sobre valores.
6 - O Momento Cívico, quando todas as crianças cantam o hino nacional em conjunto (toda a escola).