Ednei Valêncio pede renúncia ao cargo de 2ª Secretário da Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
O ofício será lido na próxima sessão ordinária, marcada para o dia 05 de agosto, quando a renúncia se efetivará, independentemente de deliberação do Plenário.

O vereador Ednei Valêncio (PR) protocolou na tarde dessa segunda-feira (29/07) seu pedido de renúncia ao cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jaboticabal. O ofício será lido na próxima sessão ordinária, marcada para o dia 05 de agosto, quando a renúncia se efetivará, independentemente de deliberação do Plenário, como manda o Regimento Interno da Casa.

Em ofício protocolado, o parlamentar afirma que a decisão é de foro íntimo e não entrou em detalhes sobre a sua decisão. Com a renúncia, uma nova eleição para o cargo deve ser convocada pela Mesa na próxima sessão.

A Mesa Diretora para o Biênio 2019-2020 foi eleita em dezembro de 2018, sendo formada até então pelo Presidente Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS); Vice-Presidente Daniel Rodrigues (PSC); 1ª Secretária Dona Cidinha (PRB); e 2º Secretário Ednei Valêncio.

PARA SABER – A Mesa Diretora é composta pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, que possuem a competência de dirigir os trabalhos em Plenário; propor Projetos de Resolução e Projetos de Decreto-Legislativo; nomear, promover, reclassificar, comissionar, aposentar, demitir, exonerar, determinar a apuração de responsabilidades administrativas civil e criminal de servidores faltosos; abrir sindicâncias e processos administrativos e aplicar penalidades; atualizar a remuneração dos Vereadores, nas épocas e condições previstas em Lei; assinar os Autógrafos das Leis destinadas à sanção e promulgação pelo Chefe do Executivo, entre outros (Art. 17 do Regimento Interno). Os vereadores que compõem a Mesa Diretora são escolhidos pelos próprios parlamentares por meio de votação via cédula de papel. Cada cargo possui eleição própria, sendo necessária a maioria simples de votos – presentes pelo menos, a maioria absoluta dos membros da Câmara – para se eleger. O mandato da Mesa Diretora é de 24 meses, e o vereador não pode ser reconduzido para o mesmo cargo na mesma legislatura. (Art. 24 da Lei Orgânica).

No caso específico de 2º Secretário, conforme o Art. 34 do Regimento Interno, compete substituir o 1º Secretário na sua ausência, licença ou impedimento; substituir os demais membros da Mesa; e auxiliar o 1º Secretário no desempenho de suas atribuições, quando da realização das sessões.

As sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pela WEBTV da Câmara (www.jaboticabal.sp.leg.br).


Ana Paula Junqueira
Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478