Apresentações em LIBRAS emocionam público em evento da APÁS realizado na Câmara

por admin publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Apresentação do Hino Nacional em LIBRAS durante a 1ª ExpoEscrita.

Os alunos da Associação de Pais e Amigos de Surdos (APÁS) de Jaboticabal se apresentaram, nessa quinta-feira (30/11), na 1ª ExpoEscrita, realizada pela instituição na Câmara Municipal de Jaboticabal. O evento fechou as atividades do ano da associação e reuniu amigos e familiares, além de público espontâneo.

Público ouvinte aprende algumas palavras em LIBRAS, ensinada por monitora durante a exposição das atividades realizadas pelos alunos da APÁS.

Durante todo o dia, o público teve acesso a maquetes e a reescritas de contos de fadas feitas pelos surdos da instituição em língua portuguesa, como a "A Bela e a Fera" e a "Branca de Neve". O material apresentado expôs não só as reescritas, como também ilustrações de movimentos em LIBRAS que correspondiam aos nomes dos personagens. "A gente valoriza a língua de sinais primordialmente, e neste caso, estamos mostrando que o surdo é capaz de aprender uma segunda língua [o português], uma vez que a LIBRAS é a língua materna do surdo", disse Virginia.

Interpretação da música Trem Bala na Língua Brasileira de Sinais.

No período da noite, os sons deram lugar ao movimento das mãos nas apresentações em LIBRAS, que arrancaram lágrimas da plateia. Enquanto a pedagoga Virginia Antonino fazia a leitura dos textos em língua portuguesa para o público ouvinte, a língua dos sinais dominava a atenção dos surdos para não perder nenhum detalhe. Os alunos interpretaram em LIBRAS os hinos Nacional e Municipal, além de poesias, como "Meus Oito Anos", de Casimiro de Abreu, da música Trem Bala, entre outros.

Alunos interpretam poesia e músicas, enquanto do outro lado, o público se emocionava.

O evento, apoiado pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), vem ao encontro de ações para a ampliação de acesso a LIBRAS e difusão do bilinguismo língua de sinais/língua portuguesa no município.

Alunos interpretam o Hino de Jaboticabal.

A íntegra do evento está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br). Confira também a galeria de fotos, na página da Câmara no Facebook (facebook.com/CamaraJaboticabal).