Câmara Municipal de Jaboticabal acerta últimos detalhes para implantação de LIBRAS nas sessões

por admin publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Servidores do setor de comunicação fazem os testes finais para a implantação de LIBRAS nas transmissões das sessões plenárias.

Estreia nesta segunda-feira (05/02), na Câmara Municipal de Jaboticabal, a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da sessão ordinária, transmitida ao vivo pela WEBTV da Casa (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br).

Para o presidente do Legislativo jaboticabalense, Dr. Edu Fenerich (PPS), a inovação é um momento histórico para a Câmara. "Vai com toda certeza introduzir na nossa assistência, o pessoal que necessita dessa linguagem para poder tomar conhecimento de tudo o que ocorre aqui na Câmara Municipal, especialmente durante as sessões, que são transmitidas ao vivo pela WEBTV. É um momento ímpar, e uma alegria muito grande de participar desse momento histórico da Câmara Municipal de Jaboticabal", comemorou o Chefe do Legislativo.

Dr. Edu Fenerich dá posse à servidora, que ocupará o cargo de Assistente de Serviços de Comunicação.

AJUSTES - Para oferecer o serviço, a Câmara de Jaboticabal teve que adequar os equipamentos e a equipe. Aprovada no concurso público promovido pela Câmara em 2015, Virginia Antonino, que desempenhará a função de intérprete e outras demandas do setor de Comunicação, tomou posse na tarde dessa quinta-feira (01/02) na Presidência da Casa. Ela será responsável pela interpretação em LIBRAS durante as transmissões ao vivo das sessões, sejam elas ordinária, extraordinária ou solene.

"Essa atitude da Câmara de colocar o intérprete de LIBRAS é de grande relevância pra comunidade surda, pois assim, o surdo vai poder participar da vida política de Jaboticabal. Isso é muito importante, é um ganho muito importante", acredita a servidora recém-empossada.

Além da janela de LIBRAS na transmissão ao vivo pela WEBTV, também foi instalada uma TV no Plenário, conectada diretamente à câmera da intérprete, para que o público surdo possa assistir melhor, de forma mais visível, a interpretação dos sinais quando quiser acompanhar as sessões diretamente do Plenário.

Vale lembrar que desde 2016 a Câmara de Jaboticabal já oferece o serviço de interpretação de LIBRAS nas visitações da Casa, e agora, contará também com o serviço nas transmissões online e ao vivo das sessões plenárias.