"Escola do Legislativo" inicia visita nas escolas para apresentação do projeto Parlamento Jovem 2018

por admin publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal iniciou nessa terça-feira (12/06) a visitação aos estabelecimentos de ensino públicos e privados da cidade para apresentação da sexta edição do Parlamento Jovem (PJ). Esta é a primeira etapa do projeto, que envolve alunos do 1º Ano do Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma imersão no universo Legislativo. As visitas serão realizadas ao longo do mês de junho.

Apresentar a estrutura da Câmara Municipal, falar sobre as funções dos vereadores previstas no ordenamento jurídico, expor as competências do Poder Legislativo e as diferenças entre os Poderes, além de como se elabora um projeto de lei, estão entre as propostas do Parlamento Jovem.

"Esta etapa de visita nas escolas serve para tirarmos dúvidas e levarmos informações aos alunos e professores sobre o Parlamento Jovem. Além, claro, de fazermos oficialmente o convite para que as escolas participem do projeto. Destacamos que o Parlamento Jovem é um projeto apartidário com oficinas ministradas por servidores públicos da Casa e convido os diretores, coordenadores e professores a estimular seus alunos a participarem do projeto", convidou a diretora da Escola do Legislativo, Sílvia Mazaro.

Diretora da EL, Silvia Mazaro, apresenta o PJ a alunos do Colégio Novo Anglo nessa terça-feira (12/06). Agenda de visitas segue até final de junho. Foto: Bruno Vinícius/CMJ

Como funciona? - A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O pontapé inicial é dado com as visitas nas escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Todas as escolas com Ensino Médio podem participar.

A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores devem trabalhar um tema livre com os alunos para a elaboração de um texto que será transformado em uma proposta de projeto de lei ou indicação. Cada escola deve eleger uma das proposições apresentadas pelos respectivos alunos e enviá-la à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de duas oficinas ministradas pela Escola do Legislativo, na sede da Câmara Municipal, e concluem a participação com uma viagem político-cultural custeada pelo Poder Legislativo jaboticabalense.

Oficinas - Em 2018, a primeira oficina ocorre no dia 27 de setembro, às 13 horas, na Câmara Municipal. No encontro, os alunos conhecerão como funciona a Casa de Leis, seus departamentos, e serão instruídos na formatação e adequação dos projetos que representarão suas escolas.

A segunda oficina está prevista para o dia 04 de outubro, quando os estudantes elegerão a Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2018, aprenderão como organizar e apresentar uma Sessão Ordinária e escolherão, entre opções apresentadas pela Câmara, o local cultural a ser visitado em São Paulo.

Já no dia 25 de outubro é a vez dos estudantes ocuparem o Plenário para a discussão dos projetos apresentados por suas escolas na Sessão Ordinária do Parlamento Jovem 2018.

Por fim, os alunos farão uma viagem cultural à capital paulista para visitar a Assembleia Legislativa do Estado e um espaço cultural ainda a ser definido. A excursão está programada para o dia 23 de novembro. Informações pelo telefone (16) 3209-9478.

Anote na agenda:

05/06/2018 a 29/06/2018 - Visita de apresentação do PJ nas escolas

10/09/2018 - Prazo final para envio dos projetos pelos estabelecimentos de ensino para a Escola do Legislativo/Câmara Municipal de Jaboticabal

27/09/2018 | 13h - Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino - Funcionamento da Câmara, formatação e adequação de projetos;

04/10/2018 | 13h - Segunda Oficina - Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;

25/10/2018 | 19h - Sessão Ordinária do Parlamento Jovem.

06/11/2018 | a ser definido - Reunião com o Prefeito José Carlos Hori.

23/11/2018 - Viagem a São Paulo - Assembleia Legislativa e um espaço cultural (ainda a ser definido).

Veja como foi o Parlamento Jovem em 2017 >