Está aberta a temporada de "quitutear" em Jaboticabal

por admin publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

A 36ª edição da Festa do Quitute de Jaboticabal foi aberta oficialmente na noite dessa quarta-feira (11/07) na Estação de Eventos Cora Coralina. Ao todo, serão seis dias regados a muita comida, arte e diversão. Já tradicional, o evento marca o aniversário da cidade, que em 2018 completa 190 anos, e serve como fonte de captação de renda para diversas entidades sociais da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), além dos vereadores Pepa Servidone (PPS), Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS), Samuel Cunha (PSDB), Dona Cidinha (PRB), Daniel Rodrigues (PSC), Luís Carlos Fernandes (PSC), Beto Ariki (PSL), participaram da cerimônia de abertura ao lado do anfitrião da festa, o prefeito Municipal José Carlos Hori (PPS), do vice-prefeito Vitório De Simoni (PMDB), e de demais autoridades.

Foto1: Coral Art Melodia e da Orquestra Sinfônica Jovem, ambos da Escola de Artes de Jaboticabal. Foto2: Coral Mãos que Encantam

A solenidade contou com a apresentação do coral Art Melodia e da Orquestra Sinfônica Jovem, ambos da Escola de Artes de Jaboticabal, e do coral Mãos que Encantam, formado por alunos da escola municipal Senhora Aparecida, com a participação de alunos surdos em uma clara alusão ao tema da festa deste ano, que traz como slogan "Superação em todos os sentidos".

Prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori (PPS), em seu discurso de abertura da Festa do Quitute.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Municipal ressaltou a importância da festa para as entidades, além da fundamental parceria de empresários que investiram no evento. "O que cada família gasta aqui é para beneficiar a área social. Comemos de A à Z, de boa qualidade, e ajudamos solidariamente. A partir do ano passado retomamos as rédeas dessa festa, com pouca verba, e inovamos: trouxemos os empresários, as empresas para ajudarem a festa. Mesmo com a crise que estamos vivendo, 70/80% da nossa Festa do Quitute está sendo mantida, paga, por esses empresários", disse o prefeito.

Presidente da Comissão Organizadora do evento em 2018, Elivaine Almeida.

A presidente da Comissão Organizadora do evento em 2018, Elivaine Almeida, destacou a participação dos funcionários envolvidos na realização da festividade. "A festa é feita com bastante carinho para atender toda a população. Estamos vendo um público grande no primeiro dia de festa. Agradeço ao prefeito pela confiança e a todos os funcionários que contribuíram para esta festa", comemorou.

Presidente da Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), em seu discurso de abertura da Festa do Quitute.

Para Fenerich, o evento reflete a vocação solidária da cidade, e traduziu a festa em alegria e solidariedade. "Jaboticabal, com toda certeza, é conhecida como uma cidade extremamente solidária, e isso é demostrado na prática, não no discurso. Nessa festa temos duas vertentes, a primeira da exposição, com nossos artistas, artesãos, através da sua arte maravilhosa acabam projetando o nome da nossa terra e da nossa gente nos mais longínquos rincões do nosso país, e na segunda, e mais importante vertente, as nossas entidades e seus valorosos integrantes, que por vezes substituem o ente estatal na busca de melhorar as condições de vida da parcela mais necessitada da nossa sociedade, e essa festa acaba por se traduzir na maior parte, pelo menos na grande maioria das entidades, a sua renda anual, e, portanto, aumenta ainda mais a importância dessa festa que é reconhecidamente maravilhosa e deliciosa", avaliou o Chefe do Legislativo.

COMIDA, ARTE E DIVERSÃO - Quem prestigiar a festa encontrará no cardápio comidas típicas como a mineira, nordestina, italiana e japonesa. Todos os quitutes e refeições oferecidos ao público são preparados por voluntários que representam 34 entidades sociais da cidade. Toda a renda arrecadada com a venda dos pratos será revertida integralmente às entidades.

Presidente da Loja Maçônica Fé e Perseverança, Rodrigo da Costa Geraldo.

"As entidades necessitam do apoio da sociedade para dar continuidade nos projetos e nas atividades sociais, e essa festa vem ao encontro para facilitar na angariação de fundo para desenvolver os projetos ao longo do ano", garante o presidente da Loja Maçônica Fé e Perseverança de Jaboticabal, uma das entidades participante da Festa, Rodrigo da Costa Geraldo.

Voluntária Ana Cristina Candeloro Geraldo.

"Como voluntária, a gente se sente muito bem. Primeiro porque a gente está entre amigos, e o clima da festa e é muito bom. Além de voluntários, a gente participa da festa há muito tempo. Então pra gente é uma festa que faz parte do calendário da cidade, e do calendário da gente como participante. A gente espera a festa acontecer. É muito legal pra a gente participar", opina a voluntária Ana Cristina Candeloro Geraldo.

Aneliza Bezerra acompanha a festa há 27 anos.

Quituteira de carteirinha, Aneliza Bezerra concorda: "Eu já acompanho a festa do quitute há 27 anos. Eu sempre venho com os meus pais e agora trago os meus filhos e toda a família junto também. Gosto muito dessa festa. Acho bem legal pra cidade".

Três palcos montados em locais estratégicos do centro de eventos vão receber ao longo dos dias mais de 40 shows musicais de diversos ritmos. Entre eles, Rod Hanna, considerada a maior banda especializada em disco music do país, que arrancou elogios do apresentador da Rede Globo, Fausto Silva, durante apresentação recente no quadro "Ding Dong", do Domingão do Faustão. A banda sobe ao palco no domingo (11/07), às 23h30, no palco 1.

Já no pavilhão interno, artesãos comercializam produtos manuais, como artigos para decoração, e empresas aproveitam para divulgar suas marcas ao público. Para as crianças, o Parque de Diversão completa festa. A previsão é de que os brinquedos comecem a funcionar nesta quinta-feira (12/07). A Festa do Quitute segue até a próxima segunda-feira (16/07).