Viagem político-cultural encerra atividades do Parlamento Jovem 2017

por admin publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01


Jovens parlamentares da Câmara de Jaboticabal visitam a Assembleia Legislativa de São Paulo.

A quinta edição do Parlamento Jovem (PJ), da Câmara Municipal de Jaboticabal, chegou ao fim nessa terça-feira (12/12), com a viagem político-cultural programada à capital do estado. Os destinos foram o Museu Catavento Cultural e, tradicionalmente, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O PJ retorna em 2018 com cronograma a ser divulgado no primeiro semestre do ano que vem.

A visita ao Catavento Cultural foi o primeiro ponto de parada na capital paulista. Dividido em dois grupos, os jovens parlamentares e seus professores orientadores participaram da visitação monitorada em duas seções do museu.


Parte do grupo confere submarino interativo do Catavento Cultural. Foto: Bruno Vinicius/CMJ

Enquanto uma turma imergiu em um simulador de submarino de pesquisa interativo, com o objetivo de levar o aluno a refletir sobre o que é pesquisa científica e sobre a importância dela para a preservação do meio ambiente; a outra explorou a seção Vida. Dividida em quatro eixos: Biodiversidade, Corpo Humano, Evolução e DNA, o grupo pôde conferir e interagir com as instalações, que falam sobre biodiversidade de animais e plantas. O espaço contém uma sala toda voltada para os sistemas do corpo humano e também explicações sobre os olhos, fala, orelha, pele, músculos e ossos.


Professores orientadores e jovens parlamentares conhecem a seção Vida, do Museu Catavento Cultural.

Durante a tarde, a visita monitorada ficou destinada à Assembleia Legislativa, onde os jovens parlamentares conheceram as instalações da Casa de Leis estadual, como o Plenário Juscelino Kubitschek. Os integrantes do PJ também acompanharam o início do Expediente da sessão ordinária e puderam contemplar a exposição de quadros do artista Paolo Dobnik, no Espaço Cultural V Centenário, e a exposição Fragmentos de Cor II, de Eberhard Stehling, no Espaço Villas Boas.


Gabriel Aguiar fala sobre sua experiência na Alesp. Imagem: Bruno Vinicius/CMJ

Para Gabriel Aguiar, aluno do Colégio Poligenes, que visitou a Assembleia pela primeira vez, "é um jeito dos jovens aprenderem mais sobre a vida política do município e do estado. Achei um lugar bem bonito", disse o jovem parlamentar em referência à Alesp.


"O projeto não é nem importante, ele é fundamental!", acredita a professora Franciele Del Vecchio. Imagem: Bruno Vinicius/CMJ

A professora Franciele Del Vecchio dos Santos acredita que "o projeto não é nem importante, ele é fundamental! Acho fundamental do ponto de vista da necessidade da educação política, como um pressuposto para entender a convivência, a nossa vida, e um elemento necessário diante de um período em que a política passa por uma questão de descrédito muito grande. Então trazer os estudantes no espaço em que as decisões são tomadas, tanto em âmbito municipal, como estadual, para que eles tenham a projeção do que vai ser na esfera federal, faz toda a diferença no processo formativo deles. A viagem vem para mostrar que o projeto tem uma especificidade que não é só realizar algo muito micro, direcionado à cidade, mas a mostrar para esse estudante que as decisões que eles tomam, e que os vereadores tomam, que os membros das Casas Legislativas tomam, têm a ver com toda a vida deles. [A viagem] É uma oportunidade incrível para muitos deles conhecer a capital. Tivemos casos dentro do ônibus de estudantes que não conheciam a arquitetura, estrutura da cidade... e a parte cultural. Propiciar uma experiência artística, uma experiência na área de ciências, cultura, só agrega", arrematou a docente.


"Eu não via que a política estava tão perto e que a cultura também..." - Sabrina Avelar. Imagem: Bruno Vinicius/CMJ

Encantada com a visita à capital do Estado, Sabrina de Souza Avelar, aluna da Escola Estadual Profª Dona Aurora Ferraz Vianna dos Santos, resumiu sua participação no Parlamento Jovem como "uma oportunidade. Poder participar de todo o projeto foi muito bom. Valeu a pena ter conhecido mais de perto a realidade da política, mais de cultura. Foi muito empolgante. Eu não via que a política estava tão perto e que a cultura também estava tão perto. É coisa muito interessante, mas que as pessoas vivem e às vezes nem param para prestar atenção, mas que mudam nosso dia. Vale a pena participar e conhecer", disse a jovem parlamentar.


Presidente da Escola do Legislativo, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro. Imagem: Bruno Vinicius/CMJ

"Estou muito feliz de ter acompanhado os alunos. É uma alegria minha também poder trazer eles para conhecer a Assembleia Legislativa, porque sai daqui nossas leis estaduais, inclusive também recursos para o nosso município. Foi um ano muito produtivo para a Escola [do Legislativo]", avaliou o presidente do órgão, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS), que acompanhou os jovens na viagem.


Presidente da Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich. Imagem: Bruno Vinicius/CMJ

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), também parabenizou os alunos, as escolas participantes e a Escola do Legislativo pelo projeto. "Essa é a geração que vai ocupar os lugares que nós ocupamos hoje. Venho aqui brigar por verbas parlamentares para nossa cidade, e tive a felicidade de coincidir o dia do encerramento das atividades do parlamento jovem na sessão legislativa de 2017. Portanto, parabéns a todos aqueles que de forma direta ou indireta puderam participar e contribuir para o êxito dessa fantástica iniciativa da Câmara de Jaboticabal. Um grande abraço e um maravilhoso final de ano", desejou o parlamentar.


Ao todo, 20 jovens parlamentares de dez escolas da cidade, eleitos em suas respectivas instituições de ensino, estiveram envolvidos na quinta edição do Parlamento Jovem.

A galeria de fotos está disponível na página da Câmara no Facebook (facebook.com/CamaraJaboticabal).

RETROSPECTIVA

JUNHO - A Escola do Legislativo visita as instituições de ensino para a apresentação do projeto Parlamento Jovem aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio;

AGOSTO a SETEMBRO - É realizada a segunda etapa, pelos estabelecimentos de ensino, para o desenvolvimento das proposições para a escolha de um projeto que representou a escola e a eleição de dois alunos;

28 de SETEMBRO - Realizada a primeira oficina com os jovens parlamentares eleitos nas suas escolas. O conteúdo foi o funcionamento da Câmara Municipal, a formação e adequação de projetos;

05 de OUTUBRO - Os jovens parlamentares participam da segunda oficina para a eleição da Mesa Diretora para dirigir os trabalhos de plenário durante a sessão do PJ;

26 de OUTUBRO - Os estudantes ocupam o Plenário para a discussão e votação dos projetos apresentados por suas escolas em uma sessão ordinária simulada. Neste ano, os jovens parlamentares votaram um projeto de lei e dez indicações, todos aprovados por unanimidade;

07 de NOVEMBRO - O prefeito Municipal, José Carlos Hori, recebe os jovens parlamentares para um bate-papo. No encontro, o Chefe do Executivo recebeu as indicações do grupo e discutiu brevemente sobre cada um deles.

12 de DEZEMBRO - Os integrantes do PJ 2017 partem rumo à São Paulo para a viagem político-cultural que fecha as atividades do projeto.

O PROJETO

O Parlamento Jovem é organizado anualmente pela Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal de Jaboticabal, e envolve alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo do PJ é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimular debates sobre cidadania. Todas as escolas, públicas e privadas, com Ensino Médio, podem participar gratuitamente.


Ana Paula Junqueira
Fotos: Ana Paula Junqueira e Bruno Vinicius
Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478