“Destaques do Ano” da Polícia Militar, Polícia Civil, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros são homenageados na Câmara Municipal

por Ana Paula publicado 16/11/2022 10h10, última modificação 16/11/2022 10h16

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou em sessão solene, na quinta-feira (10/11), os destaques do ano da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC), do Tiro de Guerra TG 02-018 e do Corpo de Bombeiros de Jaboticabal. A solenidade ocorre anualmente em cumprimento a quatro decretos legislativos que instituíram o diploma de “Policial Militar do Ano” (Decreto Legislativo nº 560/2011); o de Policial Civil do Ano (Decreto Legislativo nº 578/2012); de “Atirador do Tiro de Guerra Destaque do ano” (Decreto Legislativo nº 540/2010); e o de “Bombeiro do Ano” (Decreto Legislativo nº 626/2014); todos aprovados por unanimidade no Legislativo municipal.

Em 2022, o Cabo PM Márcio André Pureza foi escolhido em sua corporação como “Policial Militar do Ano”; a investigadora de polícia Sandra Eloísa Bedim Pavani a “Policial Civil do Ano”; Ricardo Ferreira de Laia como “Atirador do Tiro de Guerra Destaque do Ano”; e Rogério Ricardo foi eleito o “Bombeiro do Ano”.

O vereador Ronaldinho abriu a rodada de pronunciamentos para saudar, em nome da Câmara Municipal, os homenageados: “Hoje, celebraremos algo que é vital para o nosso bem viver: o exímio cumprimento dos ofícios que nos garantem a segurança pública. Que vocês tenham sempre esse ímpeto e coragem para continuar a atuar dignamente em seus postos”, manifestou o vereador.

Ao longo da cerimônia, ao passo que as histórias de vidas eram compartilhadas com público, os diplomas eram entregues um a um pelas as mãos do seu superior hierárquico e da presidente da Casa, Renata Assirati.

O Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-018, Sargento Fabio Vinícius de Carvalho Fabre, compartilhou com os presentes os motivos de sua escolha: “o atirador Ricardo Ferreira de Laia, militar vibrante e com elevado espírito de cumprimento de dever, recebeu de mim com apenas um mês de Exército, missão que nas organizações militares convencionais é desempenhada por um sargento com no mínimo 16 anos de serviço... função intimamente ligada a honestidade e lisura de atos, pois lida com escalas, geração de direitos, processos disciplinares e imposição de deveres”, exaltou o chefe de instrução.

Diploma de Atirador do Ano a Ricardo de Laia
Ricardo de Laia recebe "Diploma de Atirador do Ano" das mãos do Chefe de Instrução TG02-018, Sg Fabio Fabre e da Presidente da Câmara, Renata Assirati.

Em seguida foi a vez do jovem Ricardo de Laia agradecer a confiança de seu Chefe de Instrução, o apoio dos companheiros de farda, de sua família e de seus pais. “O Tiro de Guerra é um local para aqueles que procuram honestidade e desenvolvimento de espírito de corpo, é o local ideal. Antes de me alistar eu não fazia ideia do potencial que eu tinha”, compartilhou o homenageado.

Já o Capitão da PM, Leonardo Tayar Lui, enalteceu o trabalho realizado por seu homenageado e ressaltou a qualidade altruísta do policial. “Você é um orgulho para todos nós! Eu só tenho a agradecer seu trabalho e empenho e é um excelente professor para os policiais quando chegam. Eu gosto de colocar ele com pessoal mais novo para que ensine a mesma maneira que ele atua”, relatou o Capitão.

Diploma de PM do Ano a André Pureza
Cabo PM Márcio André Pureza recebe "Diploma de Policial Militar do Ano" das mãos do Capitão Tayar e da Presidente da Câmara, Renata Assirati.

O Cabo PM Márcio André Pureza agradeceu pelo reconhecimento. “É com muita gratidão e orgulho que eu recebo essa homenagem em nome de todos os policiais que eu conheci, inclusive amigos de farda que eu perdi na cidade de Jaboticabal em confronto direto com marginais, e amigos decorrentes da pandemia. Em nome deles que eu dedico essa homenagem. A todos aqueles que acreditam no trabalho da Polícia Militar”, destacou Pureza.

Por sua vez, a vereadora Dra. Andréa Delegada, representando o delegado Osvaldo, relembrou momentos vividos com a homenageada: “Todo dia que você entra na delegacia com seu sorriso que lhe é peculiar, e ali você desempenha a missão, e nesse momento que parece tão comum, saiba que você está deixando o seu legado. E servirá de exemplo para todos aqueles que terão a honra de fazer parte da Polícia Civil de Jaboticabal”, declarou a delegada.

Diploma de PC do Ano à Sandra Pavani
Investigadora Sandra Pavani recebe "Diploma de Policial Civil do Ano" das mãos da delegada de Polícia, Dra. Andréa Delegada, e da Presidente da Câmara, Renata Assirati.

A Investigadora do Ano, Sandra Eloísa Bedim Pavani, ressaltou que as pessoas com quem conviveu foram as responsáveis sua por sua permanência e o apoio de cada uma delas fez com que ela crescesse como pessoa e como profissional. “Hoje venho aqui representar os colegas que tanto tempo divido as mesmas salas, os mesmos trabalhos, as mesmas dificuldades, e muito das conquistas”, pontuou à investigadora.

Depois foi a vez do 2º Sargento da PM, Dinael Buzinaro Ricardo, discorrer sobre a escolha do Bombeiro destaque. O sargento relembrou sua chegada ao quartel de Jaboticabal onde foi recebido por seu homenageado.  “Resgatar e salvar foram às escolhas de vida realizadas pelo Rogério”, exprimiu o sargento.

Diploma de Bombeiro do Ano a Rogério Ricardo
Rogério Ricardo recebe "Diploma de Bombeiro do Ano" das mãos do Sg Dinael e da Presidente da Câmara, Renata Assirati.

O Bombeiro do Ano, Rogério Ricardo, agradeceu a todos pelo reconhecimento. “É interessante quando amamos o que fazemos, porque não é sacrifico é prazer... Ser bombeiro é dedicar à vida do outro... Peço a todos que orem por cada profissional que aqui estão, porque quando nós saímos, nós não temos certeza que vamos voltar”, exprimiu Rogério.

O secretário de Indústria e Comércio, Lucas Ramos, que representou o prefeito Prof. Emerson Camargo no evento, descreveu que a noite foi de amor, carinho, dedicação e sonhos. Lucas encerrou sua fala pedindo uma salva de palmas para os amigos e familiares dos homenageados.


Mesa da Sessão Solene, conduzida pela presidente da Casa, Renata Assirati.

Por fim, a presidente do Poder Legislativo, Renata Assirati encerrou a noite: “quanta emoção... Como filha e irmã de militares, presenciar estes importantes reconhecimentos, me contagia de emoção, de alegria. É um momento marcante em minha vida, onde vejo que estão à minha frente, pessoas que fizeram, neste ano de 2022, a diferença. Que serviram de exemplos a muitos outros colegas de profissão, amigos e até à própria família, que é onde encontramos o alicerce e a força para trabalhar pelo OUTRO. Parabéns a todos vocês, que são profissionais gigantes”, enfatizou Renata Assirati.

Também marcaram presença na cerimônia os vereadores Val Barbieri, Daniel Rodrigues e Dr. Edu Fenerich. A íntegra da sessão solene, com os discursos e biografia dos homenageados, está disponível no canal da Câmara no Youtube e também pelo Facebook. A galeria de fotos está disponível pelo Facebook.



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478