“Dia Internacional da Mulher” é comemorado em sessão solene na Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Ao todo, 26 mulheres de várias áreas de atuação receberam a homenagem.

A Câmara Municipal de Jaboticabal celebrou, na noite de 08 de março, em sessão solene, o Dia Internacional da Mulher. Ao todo, 26 mulheres de várias áreas de atuação receberam a homenagem.

A saudação do Poder Legislativo jaboticabalense às homenageadas foi feita pela única representante feminina na Legislatura 2017-2020 da Câmara, vereadora Dona Cidinha (PRB). “Em nome dos meus nobres pares, tenho a honra de usar esta tribuna para hoje, neste dia especial que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, parabenizar a todas as maravilhosas mulheres que aqui representam outras tantas mulheres de luta, de trabalho, de família e de amor. A vocês, mulheres, fica aqui a minha profunda admiração pelas vossas histórias, que revelam o quanto as mulheres são fortes e imprescindíveis para o fortalecimento da sociedade e a construção de um mundo harmonioso e feliz... Que possamos propagar o amor, a sensibilidade, a esperança e a fé, características marcantes do universo feminino”.

Vereadora Dona Cidinha saúda as homenageadas em nome do Poder Legislativo.

Sob os olhares atentos do público, uma a uma das homenageadas foram tendo sua biografia revelada, e para muitas, o difícil foi conter as lágrimas, afinal, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...” (frase de Caetano Veloso). Histórias recheadas de desafios, medos, dores, alegrias, e, sobretudo, de superação e vitórias. Mulheres que tiveram que batalhar para conquistar sua profissão, criar os filhos, derrotar preconceitos e obstáculos dos mais variados.

"Uma convivência harmoniosa e pacífica deve prevalecer entre nós mulheres e homens para tornar este mundo mais humano. Sem batalhas travadas para provar quem é mais forte..." - Márcia Vargas.

Márcia Fátima Vargas subiu à Tribuna para discursar em nome das homenageadas pedindo por respeito, igualdade e harmonia entre mulheres e homens. “Reverencio as mulheres pioneiras, batalhadoras, que com suas lutas, desde muito tempo, sinalizaram a perspectiva de valorização e igualdade, e pelo seu esforço e dedicação ao trabalho as suas famílias e seus lares. Mulheres estas que encorajaram outras mulheres a conquistarem seu espaço no mundo provando que são capazes e dando origem a esta data tão importante. Este dia deve ser comemorado com muito orgulho e alegria por todas nós, mulheres, e também pelos homens, pois o que seria deles sem as mulheres?! A começar de quem lhes deu a luz, suas esposas, filhas e namoradas. Uma convivência harmoniosa e pacífica deve prevalecer entre nós mulheres e homens para tornar este mundo mais humano. Sem batalhas travadas para provar quem é mais forte, quem é mais capaz e qual maioria prevalece. A paz entre os fortes é o que direciona o mundo para a harmonia da humanidade. Todos somos fortes, competentes, capazes, independente de feminino ou masculino, todos nós temos o nosso valor. Todos somos importantes dentro da sociedade que vivemos”, discorreu.

"Hoje, vocês representam o colo, superação, vocês representam vida e exemplos para todos nós..." - secretária de Assistência Social, Tatiana Pellegrini.

Na sequência, a secretária de Assistência Social, Tatiana Pellegrini, saudou as homenageadas em nome do Poder Executivo, representando o prefeito municipal José Carlos Hori. “Hoje, vocês representam o colo, superação, vocês representam vida e exemplos para todos nós. Não pude deixar de lembrar do ano passado que estive aqui [como homenageada] e pude ter a sensação desta emoção que vocês estão tendo hoje pelas histórias que representam, pelas histórias de vida, de luta, pelas lutas silenciosas que também representam. Além de trazer o abraço do prefeito Hori, ele me pediu que trouxesse para vocês a certeza do orgulho que ele sente de ter mulheres tão especiais com histórias tão lindas e tão intensas... Vivemos em um mundo que embora a tecnologia nos permita descobertas incríveis, nós ainda temos a violência doméstica, nós ainda temos o abuso, nós ainda temos o preconceito contra a mulher. E são histórias como a de vocês, são exemplos como os de vocês, que nos inspira a continuar a caminhar, que nos inspiram a lutar para que a gente possa superar tudo isso”.

A íntegra da sessão está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br) e a galeria de fotos no Facebook (www.facebook.com/CamaraJaboticabal)

PARA SABER – A sessão solene que instituiu a homenagem é fruto do Decreto Legislativo nº 217/1998, alterado pelo Decreto Legislativo nº 630/2015. A íntegra da sessão está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov).

Conheça as homenageadas de 2019:

[Esq. à dir.] EIDY BLANES DOS SANTOS QUINALIA e NAYHARA ROBERTA SERVIDONE

[Esq. à dir.] LAURINDA ISABEL GONZALEZ BONUTTIMARIA APARECIDA BORGES TEGON

[Esq. à dir.] ANA CRISTINA CORREIAROSMEIRE SUELI FILIPINI MARTINS

[Esq. à dir.] NEUSA TEREZINHA GOULART DE FARIA CUSTÓDIOPATRÍCIA DE SOUZA LESSE

[Esq. à dir.] ELENIR CONSTÂNCIA RIBEIRO GARCIAFABIANA FELIX SOBRAL DA SILVA

[Esq. à dir.] AMANDA DOS SANTOS BELINATOSANDRA REGINA VALÊNCIO DE LUCCA (ausente - recebimento posterior)

[Esq. à dir.] GENNY LISBOA BOTEGAIVONE MORELLO FURIGO

[Esq. à dir.] JOANA D’ARC DUARTE GREGOREGIANE APARECIDA BARBOSA SOUZA BATISTA

[Esq. à dir.] NEUSA APARECIDA DE OLIVEIRA e TEREZINHA DOS SANTOS PRADO

[Esq. à dir.] LÚCIA HELENA SONCINO NOSRALLASYLVIA HELENA DOS SANTOS

[Esq. à dir.]  MARIA DO CARMO CAMILLOROSEMARY VIEIRA