“Ditadura Militar” é tema de palestra na Câmara de Jaboticabal com o jornalista Ethevaldo Siqueira

por Ana Paula publicado 18/05/2022 15h23, última modificação 18/05/2022 16h24

No dia 27 de maio, a Câmara Municipal de Jaboticabal recebe o escritor e jornalista Ethevaldo Siqueira para uma palestra gratuita sobre “Os Aspectos da Ditadura Militar Brasileira no Interior do Estado de São Paulo”, quando deve abordar sobre a questão em Jaboticabal. O evento começa às 18h00, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara no YouTube e Facebook.

Ethevaldo ocupou o mandato de vereador na Câmara de Jaboticabal na década de 60, quando viu seu mandato ser cassado em 31 de março de 1964. Período este que marca o início do Regime Militar Brasileiro.

Os argumentos utilizados para a cassação de Ethevaldo, então com 31 anos, seriam os mesmos adotados para a implementação do Ato Institucional 2 (AI-2) e, posteriormente, do Ato Institucional 5 (AI-5), o mais duro do período ditatorial em escala nacional: supostos crimes de subversão e segurança nacional. Na época, o jornalista participava de uma Ação Popular que tinha como intuito educar jovens e adultos do campo de Jaboticabal e região, utilizando-se do método de alfabetização do Educador Popular e Filósofo brasileiro, Paulo Freire.

Hoje, com 89 anos, o jornalista retorna ao palco jaboticabalense que ocupou no passado - e do qual teve que sair de cena - para soltar o verbo e contar sobre o período ditatorial militar marcado por cassações de direitos políticos.

“O objetivo desse evento é ampliarmos a discussão democrática em valorização irredutível da Democracia Brasileira e de suas instituições. Também teremos a entrega de Diploma de Honra ao Mérito ao ilustríssimo Ethevaldo. Uma forma de restituirmos pessoalmente aquele que sofrera com os bárbaros intentos da Ditadura Militar”, pontuou Profa. Paula (PT), que encabeça o evento.

A palestra, oferecida gratuitamente por Ethevaldo, é promovida em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal.

ATO SOLENE – Na ocasião, o jornalista também receberá Diploma de Honra ao Mérito pelo seu histórico de educador popular e político no município de Jaboticabal, conforme o Decreto Legislativo nº 774, de 22 de fevereiro de 2022, de autoria da vereadora Profa. Paula.

PARA SABER - Desde 1967, Ethevaldo cobre os segmentos de Tecnologias da Informação e da Comunicação. Formado em jornalismo na primeira turma da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou por 45 anos como colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, foi colaborador especial das revistas Veja e Época, atuou na Rádio CBN com a coluna diária Mundo Digital, entre outros.

SERVIÇO
PALESTRA: “Os Aspectos da Ditadura Militar Brasileira no Interior do Estado de São Paulo”, com Ethevaldo Siqueira
DATA: 27/05/2022
HORÁRIO: 18h00
LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal – Rua Barão do Rio Branco, 765, centro.
CONTATO: Gabinete vereadora Profa. Paula (16) 3209-9477