Internet Popular da Câmara Municipal tem novo horário de funcionamento

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
O horário de funcionamento do serviço passa a ser de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas (sem interrupção)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jaboticabal, presidida pelo vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), estabeleceu novas normas para a utilização da “Internet Popular” oferecida gratuitamente pelo Legislativo jaboticabalense a todos os cidadãos.

De acordo com o Ato da Mesa nº 20/2018, publicado no site institucional da Casa na sexta-feira (14/12), o horário de funcionamento do serviço passa a ser de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17horas (direto). Idosos, gestantes e estudantes em realização de trabalhos e pesquisas escolares têm prioridade de uso da Internet Popular.

O tempo máximo de utilização segue de 30 minutos por dia, podendo ser prorrogado por igual período caso não haja fila de espera. Da mesma forma, cada usuário tem direito a impressão de até 30 páginas semanais.

Ainda segundo a normatização, o servidor responsável pela Internet Popular fica impedido de auxiliar e/ou emitir certidões de antecedentes criminais ou registrar boletins de ocorrências. Por outro lado, o próprio usuário pode acessar e emitir as certidões ou outros documentos, bem como realizar suas pesquisas, conforme achar necessário.

O QUE É? – A “Internet Popular” é um serviço de acesso à internet oferecido gratuitamente pelo Poder Legislativo de Jaboticabal à população, e que permite ainda, aos seus usuários, a impressão de trabalhos/documentos.

Dr. Edu Fenerich, autor da Internet Popular em Jaboticabal, conta a história de implantação do serviço.

O serviço, que nasceu a partir de um projeto semelhante da Câmara Municipal de Ouro Preto (MG), foi criado em 2006 conforme a Portaria nº 25/2006, de autoria do presidente da época, Dr. Edu Fenerich, com o objetivo de garantir às pessoas, sobretudo aos estudantes, o acesso gratuito à rede mundial de computadores. “Depois de alguns estudos, de algumas tratativas no sentido de melhorar aquele projeto [de Ouro Preto], finalmente no dia 23 de junho de 2006, nós conseguimos implantar, inaugurando aqui o nosso projeto, denominado Internet Popular, cujo objetivo foi introduzir no mundo virtual aquelas pessoas que não tinham condição de fazê-lo por conta própria. Porque não tinham recurso para pagar o provedor, porque não tinham recurso para adquirir um computador, enfim... E esse projeto graças a Deus hoje com mais de 12 anos é sucesso absoluto. Nós temos aqui nossos estudantes fazendo suas pesquisas e imprimindo seus trabalhos, outros munícipes fazendo suas pesquisas, imprimindo currículos, e enviando currículos para diferentes empresas na busca de emprego, enfim, o objetivo foi atingido totalmente, que era a introdução dessas pessoas no mundo virtual. Portanto, uma felicidade imensa poder ter tido a ideia de implantar aqui na nossa Câmara, ter implantado efetivamente em 23 de junho de 2006, há mais de 12 anos, e poder verificar que essa criança nasceu forte e continua crescendo cada vez mais forte”, contou Fenerich. [clique aqui e ouça na íntegra]

Atualmente a “Internet Popular” da Câmara de Jaboticabal disponibiliza 16 computadores no hall de entrada da sede da Casa de Leis, sendo um deles com acessibilidade para cegos. Para utilizar o espaço é necessário apenas conhecimento básico de informática.

Mais de 11 mil pessoas já utilizaram o serviço desde sua implantação, em 2006. Até 06 de dezembro de 2018 o serviço totalizou mais de 130 mil acessos. De acordo com dados do setor de Tecnologia da Informação da Casa, responsável por gerenciar o serviço, aproximadamente 1.4 milhão de folhas foram impressas desde a sua implantação.

Desde fevereiro de 2018 os usuários têm passado por um recadastramento por conta da adequação do sistema de gestão do serviço. Mais de três mil usuários já foram recadastrados. O recadastramento é feito no momento em que o usuário volta a utilizar o serviço, não sendo necessário comparecer à Câmara somente para se recadastrar.

COMO UTILIZAR A INTERNET POPULAR? – Basta comparecer à Câmara Municipal, na Rua Barão do Rio Branco, 765, e se cadastrar. Traga o RG, ou um documento oficial com foto, se estudante o Registro do Aluno (R.A.); além do CPF e de um comprovante de endereço atualizado.

*Matéria atualizada em 14/12/2018, às 15h50.