Pepa Servidone abre aula inaugural da UNIVESP em Jaboticabal

por admin publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

150 alunos participaram da aula inaugural do polo da UNIVESP em Jaboticabal.

As aulas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) começaram em todo o estado nessa segunda-feira (26/02). Em Jaboticabal, a data também marcou a inauguração oficial do polo presencial da instituição na cidade. Ao todo, 150 alunos participaram da aula inaugural, na EMEB Coronel Vaz, que iniciou os trabalhos letivos de 2018.

Vereador Pepa Servidone (PPS) abre aula inaugural da UNIVESP em Jaboticabal.

O vereador Pepa Servidone (PPS), que lutou ao longo de 2017 para a implantação da UNIVESP na cidade, sendo um dos autores da vinda da instituição para a cidade, abriu a rodada de discursos e falou da conquista e da preocupação do parlamentar em municiar a população de mais oportunidades de formação para ajudá-los a encarar o mercado de trabalho. "Duas salas totalmente completas. Com computadores de última geração à disposição de vocês. A universidade virtual, a UNIVESP, está sendo pioneira no Estado de São Paulo. A tecnologia está à disposição. Nós temos pouco tempo hoje para ficar indo e vindo. Vocês terão a cada 15 dias aqui os professores presenciais, professor da USP, UNICAMP, UNESP, todos professores renomados e espero que vocês tirem o máximo proveito possível. Que isso acabe alavancando na vida de vocês, tendo mais uma profissão, mais uma oportunidade de emprego. Têm pessoas aqui jovens, iniciando agora, mas também tem pessoas que já fez outros cursos e que está complementando com outro curso. Espero que o ano que vem dobre, triplique a quantidade de alunos para que possamos atender mais o anseio da nossa comunidade", pronunciou Servidone. Ouça o discurso do vereador Pepa.

Secretário de Obras, Abreu, representou o prefeito municipal na inauguração do polo.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, José Carlos Abreu, representou o prefeito municipal, José Carlos Hori (PPS), na oportunidade. Em seu discurso, o secretário enalteceu a importância da educação e destacou o empenho dos vereadores Pepa Servidone e Dr. Edu Fenerich, juntamente com o prefeito, para tornar a implantação da UNIVESP em Jaboticabal uma realidade. "É muito importante o trabalho que você [Pepa] executou juntamente com o Dr. Edu Fenerich, e todos os vereadores que votaram a favor [do projeto que abriu crédito especial adicional no orçamento da prefeitura para a implantação do polo], e que conseguiram ajudar com que esse sonho, que você [Pepa], teve lá trás junto com Dr. Edu Fenerich, se tornasse realidade. O prefeito Hori não mediu realmente esforços para fazer com que essa noite, hoje, acontecesse da maneira que está acontecendo. Podem ter certeza que todos os esforços serão feitos para que cada vez consigamos dar um ensino melhor para a população, esse é o objetivo dessa administração. Que o futuro que os esperam seja muito promissor", discursou Abreu. Ouça o discurso do secretário Abreu.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), que também teve participação na vinda da UNIVESP para Jaboticabal, e que não pôde estar presente na aula inaugural, enviou uma mensagem de boas vindas em vídeo aos alunos: "Vocês que se dedicaram aos estudos e conseguiram aprovação no vestibular, iniciam nesta data, uma nova etapa em suas vidas, que ao final, se Deus quiser, proporcionará uma ferramenta fundamental para que consigam realizar seus sonhos. Essa ferramenta será o diploma universitário relativo ao curso que escolheram. Manifesto minha enorme felicidade, juntamente com o prefeito Hori e com o vereador Pepa Servidone, por ter contribuído para que a UNIVESP se instalasse em nossa cidade", manifestou Fenerich. Clique aqui e assista o vídeo da mensagem.

Já o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Adilson Martins, aproveitou seu pronunciamento para agradecer a todos os envolvidos no trabalho.

"A expectativa é muito boa de conseguir formar, aprender bastante e conseguir uma profissão" - Joice Barbosa.

Joice Barbosa ingressou em Pedagogia e pela primeira vez encara um curso de Ensino à Distância (EAD). "Já ouvi falar que esse curso é muito bom. Eu sempre quis fazer pedadogia. Eu achei que eu nunca ia conseguir passar, e eu passei. A expectativa é muito boa de conseguir formar, aprender bastante e conseguir uma profissão", disse a jovem.

Calouro de Engenharia de Produção, Walter Junior, fala da expectativa do curso EAD.

Walter Junior, que já tem formação em Gestão da Tecnologia da Informação, passou em Engenharia de Produção com o objetivo de acrescentar conhecimento. "É uma profissão que eu pretendo atuar. Fazia um tempo que eu tinha interesse e apareceu a oportunidade. Quero ver como vai ser [o curso EAD]. Espero que seja mais tranquilo do que o presencial, mais maleável", torce o estudante.

Prestigiaram ainda o evento os vereadores Beto Ariki (PSL), Samuel Cunha (PSDB) e Luís Carlos Fernandes (PSC).

PARA SABER - A UNIVESP é uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD). Criada em 2012 como Fundação, é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

O polo da UNIVESP de Jaboticabal oferece os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Políticas Públicas. A estrutura, montada na EMEB Coronel Vaz, conta com duas salas equipadas com 25 computadores cada, impressoras, conexão à internet, entre outros periféricos que permitem o estudo EAD.