Alunos do SENAC visitam arquivo da Câmara Municipal de Jaboticabal

por admin publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu na manhã dessa segunda-feira (28/05) os alunos do curso de Aprendizagem de Supermercados, Administrativa e Vendas, do SENAC, acompanhados da professora Mariana Ladeira, para uma visitação guiada na Casa de Leis.

A Assistente Técnico Legislativo, Denise Cardozo, recebeu os visitantes no salão nobre, que abriga a Galeria dos Presidentes. O objetivo da visita foi fazer com que os educandos conhecessem as técnicas de Arquivamento e Protocolo da Casa de Lei. Denise esclareceu as funções dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, e explicou que cada um deles tem sua forma particular para a guarda de arquivos.

O Assistente Administrativo na Área de Controle de Processos, Marcelo Henrique Magalhães, apresenta o arquivo da Câmara.

De acordo com o Assistente Administrativo na Área de Controle de Processos, Marcelo Henrique Magalhães, o arquivo da Câmara é "bem significativo. Ele tem 150 anos de história e reflete vários momentos políticos e sociais importantes da cidade de Jaboticabal. Esperamos, em breve, estar com a catalogação dele disponível no ar em um hotsite que seja fácil das pessoas acessarem, e, a partir daí, poderem realizar pesquisas e conhecerem melhor o município onde vivem", revelou Magalhães, que explicou aos visitantes o processo de gestão documental, desde a chegada ao protocolo, sua distribuição, e tramitação, até ser arquivado permanentemente.

Ao mostrarem o arquivo, os anfitriões explicaram os trâmites e processos, e pontuaram o modo correto de armazenamento dos documentos e da necessidade de um arquivo adequado para a conservação do material.

Na sequência, Denise conduziu os visitantes até a sala de reuniões "Aldo Senen" e demais dependências internas da Casa, para que os mesmos pudessem conhecer os gabinetes parlamentares, os departamentos administrativos e o Plenário.

Durante o bate-papo, a servidora falou da importância da participação popular nas audiências públicas. "É neste momento que a população tem voz, e pode participar da formulação de uma política pública, de um projeto importante para a cidade", explicou Denise.  A Assistente Legislativo também esclareceu como funciona a Câmara, as funções dos vereadores, e  salientou a importância do pensamento coletivo e de se pensar no bem-estar do próximo. Denise citou como exemplo o "Movimento dos Caminhoneiros", em que alguns empresários se aproveitaram do momento para aumentar os preços de seus produtos, e assim, esquecendo a importância do coletivo.

Professora Mariana fala sobre o Curso de Aprendizagem do Senac.

VISITANTES COM A PALAVRA - Segundo a professora Mariana Ladeira, a visita realizada na Câmara complementa na prática as aulas no Senac, "para falar de técnicas de arquivamento e protocolo", contou a docente.

Alunos Guilherme e Julia [esq. à dir.] falam sobre a visita na Câmara.

Para o aluno Guilherme Soares da Cruz, conhecer o interior da Câmara Municipal de Jaboticabal foi uma experiência nova. "Já vi por foto, mas é a primeira vez que conheço aqui. Bem legal, gostei bastante... é assim bastante dividido e bem organizado pelo ano... bem legal", avaliou o visitante.

Já a aluna Julia Ramiro chamou a atenção para o valor histórico do arquivo e também falou sobre a visita: "Tudo o que a gente quer saber, a gente pode procurar ali [no arquivo], que vai conseguir ter acesso... Deu para ter uma boa base sobre cidadania mesmo, sobre como a gente pode exercer, sobre quais as possibilidades que a gente têm e como funciona [a Câmara]".

AGENDAMENTO
- Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Curta e compartilhe a galeria de fotos da visita na página da Câmara no Facebook.

Texto: Virginia Antonino
Edição: Ana Paula Junqueira