Alunos do SENAC fazem um tour guiado pela Câmara de Jaboticabal

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada deve entrar em contato pelo telefone (16) 3209-9477.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu na manhã dessa terça-feira (12/03) cerca de 30 alunos do curso Aprendizagem para o Comércio, do SENAC, acompanhados pela professora Angela Maria Zuchi Rosa, para uma visitação guiada na Casa Legislativa jaboticabalense.

A diretora da Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal, Silvia Mazaro, foi quem recepcionou os visitantes no salão nobre, onde está localizada a Galeria dos Presidentes. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre qual a função da Câmara, para que serve o parlamentar, o que é a Escola do Legislativo. Também tiveram explicações sobre as funções dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, e sobre o Brasão de Armas de Jaboticabal.

Durante a visita ao Plenário da Casa, a servidora também explicou como funcionam as sessões, falou sobre a Mesa Diretora e como ela é composta, sobre as sessões ordinárias que são realizadas na primeira e terceira segundas-feiras de cada mês, e destacou que as sessões da Câmara são acessíveis aos surdos por meio da interpretação simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além do Plenário, o tour contou ainda com passeio pelos departamentos administrativos e gabinetes parlamentares. Por fim, Sílvia também falou da importância da participação popular nas audiências públicas e sessões plenárias. Ainda explicou a diferença entre sessão ordinária, extraordinária e solene, bem como o uso da tribuna pelos vereadores.

A diretora da Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal, Silvia Mazaro, foi quem recepcionou os alunos do SENAC.

Para Silvia, essas visitas guiadas acrescentam conhecimento na vida das pessoas. “A gente percebe que a visitação tendo um pouquinho mais de interesse da população, em saber como é que funciona o Poder Executivo e o Poder Legislativo, a repartição dos poderes, e isso é muito importante para o desenvolvimento consciente da pessoa enquanto cidadã”, pontuou a diretora da EL.

Professora Angela Maria Zuchi Rosa durante a visita guiada.

VISITANTES COM A PALAVRA – “Eles estão trabalhando [no curso do SENAC] uma atividade com políticas públicas, e eu achei interessante [a visita], já que eles estão montando partidos políticos, propostas de governo, como que eles gostariam que fosse a nossa cidade. Então eles vieram para conhecer como funciona o Poder Legislativo e o que eles podem acrescentar nessa atividade que eles estão fazendo”, disse a professora Angela.

Vitor Bonatto Paviani durante a visita guiada.

“Foi minha primeira vez na Câmara. Achei que era muito menor do que eu presenciei. Eu me interessei muito nos gabinetes do vereador, que eu entendi como funciona, a organização de cada um. É bem dividido, é bem dinâmico, achei muito interessante. Eu aprendi que no âmbito do Governo, no âmbito da Câmara, tudo tem que ser bem organizado, que não funciona nada sem a mão de cada um, e que em relação aos três poderes, cada um tem sua função”, expressou o aluno Vitor Bonatto Paviani.

Milena de Souza Amaral durante a visita guiada.

“Achei muito interessante, muito interativo, muitos assuntos para se falar, muito conhecimento, muita coisa para se aprender”, disse a aluna Milena de Souza Amaral, também pela primeira vez na Casa.

AGENDAMENTO - Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Curta e compartilhe a galeria de fotos da visita na página da Câmara no Facebook.

Texto: Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira