Alunos do SENAC visitam a Câmara Municipal de Jaboticabal

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Arquivo, gabinetes dos parlamentares, departamentos administrativos e plenário foram alguns dos locais visitados.

Cerca de 20 alunos do Programa Educação para o Trabalho (PET Trampolim), do SENAC, acompanhados das professoras Fernanda Onorio Fernandes e Daniele Codeco, visitaram a Câmara Municipal de Jaboticabal na tarde dessa segunda-feira (03/12).

A servidora do departamento Técnico Legislativo, Denise Cardozo, recebeu os estudantes para uma visitação guiada com o objetivo de apresentar aos alunos a estrutura da Casa de Leis, contemplando uma visita ao arquivo do Poder Legislativo jaboticabalense.

Denise também esclareceu as funções dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, e explicou que cada um deles tem seu jeito próprio para arquivamento de seus documentos.

Arquivo da Câmara Municipal de Jaboticabal.

Ao mostrar as dependências do setor de arquivo, a anfitriã explicou os trâmites e processos, e pontuou o modo de armazenamento dos documentos na Câmara e da necessidade de um arquivo adequado para a conservação do material. A servidora ainda salientou que existem documentos guardados há 100 anos e estes precisam de cuidados para serem manuseados.

Na sequência, Denise conduziu os visitantes até os gabinetes dos parlamentares, departamentos administrativos e o Plenário.

Servidoras Denise Cardozo e Virginia Antonino explicam aos visitantes a importância da participação popular.

Durante a visita, a servidora também falou da importância da participação popular nas audiências públicas e sessões plenárias. Ainda explicou a diferença entre sessão ordinária, extraordinária e solene, bem como o uso da tribuna pelos vereadores. Denise também esclareceu como funciona a Câmara, as funções dos vereadores, e ressaltou a importância do pensamento coletivo e de se pensar no bem-estar do próximo.

Visitantes conhecem o plenário da Casa de Leis jaboticabalense.

VISITANTES COM A PALAVRA – Segundo a professora Daniele Codeco, “a parceria entre Senac  e Câmara acontece há anos, sempre trazemos os alunos para conhecerem o arquivo... escolhemos uma empresa pública, no caso a Câmara, para que os alunos possam comparar o arquivo público com o de empresas privadas, além também de possibilitar aos alunos conhecer um pouco mais sobre o papel dos vereadores e do prefeito”, relatou a docente.

Para o aluno Renan Fernando Mercês, pela primeira na Casa de Leis, “foi legal e achei tudo muito organizado. Cada departamento da Câmara chamou minha atenção. Nossos vereadores são verdadeiros heróis para conseguirem organizar tudo”, disse o visitante.

Já o que chamou a atenção do aluno Jonatas Oliveira foi a organização do arquivo e “aprender que posso vir aqui conversar com o vereador me marcou muito”, finalizou o estudante.

AGENDAMENTO - Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Curta e compartilhe a galeria de fotos da visita na página da Câmara no Facebook.

Texto: Virginia Antonino
Edição: Ana Paula Junqueira