Alunos do SENAC visitam a Câmara Municipal de Jaboticabal

por Virginia publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada devem entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (16) 3209-9477.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu na manhã dessa sexta-feira (10/05) alunos do curso Auxiliar de Escritório, do SENAC, acompanhados pela professora Fernanda, para uma visitação guiada na Casa Legislativa jaboticabalense.

A diretora da Escola do Legislativo (EL), Silvia Mazaro, foi à anfitriã da visita, e recepcionou os alunos no salão nobre, onde está localizada a Galeria dos Presidentes. Silvia explicou aos visitantes um pouco da história da Câmara Municipal, que no passado funcionou em outros locais. Ela ainda narrou como aconteceu a mudança para o prédio atual, que anteriormente abrigava o Banco o Brasil. Questionada sobre o porquê de não haver fotos de mulheres na galeria de Presidentes, a diretora explicou que ao longo dos anos, mulheres não se candidataram para o cargo.

O Assistente Administrativo na Área de Controle de Processos, Marcelo Henrique Magalhães, acompanhou os alunos até o arquivo da Câmara, onde ocorre a guarda de documentos desde a fundação da Casa de Leis. Magalhães também falou sobre a galeria dos Presidentes da Casa, que foi organizada a partir de 1948, quando a Câmara foi reaberta depois de vinte anos fechada.

Assessor técnico da Escola do Legislativo, Mário Laffranchi, explicou aos alunos os significados dos símbolos do Brasão da cidade de Jaboticabal.

Ainda no salão nobre, o assessor técnico da Escola do Legislativo, Mário Laffranchi, explicou aos alunos os significados dos símbolos do Brasão da cidade de Jaboticabal. Em seguida todos se dirigiram até o Plenário, onde Silvia explicou como funcionam as sessões ordinárias, a composição da Mesa Diretora, e destacou que durante as sessões da Câmara, os munícipes não podem se manifestarem, pois isso deve acontecer em audiências públicas. Ela explicou também que quando um munícipe tem algum assunto importante e de interesse da população, o mesmo pode fazer a inscrição com antecedência para o uso da Tribuna Livre. Laffranchi, por sua vez, mostrou as bandeiras que ficam expostas no Plenário e falou da ordem que as mesmas são colocadas.

A visita seguiu para a sala que fica a galeria das Mulheres do Legislativo e por fim a apresentação dos gabinetes dos vereadores.

AGENDAMENTO - Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal devem entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Virginia Antonino
Edição: Ana Paula Junqueira