Ato Cívico, missa solene de Nossa Senhora do Carmo e inauguração marcam dia de celebração pelos 195 anos de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 21/07/2023 10h39, última modificação 21/07/2023 11h11

O tradicional hasteamento das bandeiras na Praça Dr. Joaquim Batista, marco zero de Jaboticabal, no domingo (16.jul.23), abriu as atividades festivas no dia em que o Município completou 195 anos.

Os pavilhões foram hasteados pelo presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, pelo prefeito Municipal, Prof. Emerson Camargo, e pelo Bispo Diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Durante a solenidade, a psicóloga e escritora jaboticabalense, Eliete Cascaldi Sobreiro, passeou através do tempo ao rememorar fatos históricos que marcaram a cidade e suas instituições.

Eliete Cascaldi Sobreiro rememora fatos históricos do município em ato Cívico pelo aniversário de Jaboticabal. Foto: Guilherme Ruar

Na sequência, as autoridades participaram de uma missa solene em consagração a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. A cerimônia eucarística foi conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo na Sé Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Autoridades participam de missa solene pela padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Fotos: Guilherme Ruar / Claudia Grotta

As comemorações seguiram ainda pela manhã, com a inauguração do mais novo Centro Comunitário da cidade, localizado no Parque Primeiro de Maio. O equipamento leva o nome de “Bento Camargo”, em tributo póstumo proposto pelo vereador Dr. Mauro Cenço ao pai do prefeito Prof. Emerson Camargo, e aprovado por unanimidade na Casa de Leis (Lei nº 5463/2022).

“Ele era simples, mas muito honesto e um trabalhador incansável. É de pessoas como ele que eu lembro quando falamos que Jaboticabal é Cidade Coragem", manifestou Prof. Emerson na cerimônia de inauguração, que contou com a presença de familiares de “Bento Camargo”; além do vice-prefeito Nelsinho Gimenez, dos secretários municipais Auricimar Grigório (Assistência Social), Serginho Ramos (Saúde), Lúcia Vasques (Educação), José Reinaldo Miciano (Obras), do presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich, dos vereadores Dr. Mauro Cenço, Val Barbieri, Ronaldinho, Renata Assirati, Gilberto Faria, Daniel Rodrigues, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dani Gimenez, e representantes de ONGs locais.

Autoridades no descerramento da placa inaugural do Centro Comunitário "Bento Camargo". Foto: Guilherme Ruar

O espaço servirá para a realização de eventos, encontros sociais, cursos e oficinas, entre outras atividades da comunidade. O Centro Comunitário "Bento Camargo" fica na Rua Salvador Califre, 345, esquina com a avenida Ângelo Morelo e a rua José Sanflorian, entre os bairros Parque Primeiro de Maio e Jardim Santa Rosa.

Ainda no domingo de aniversário, o encerramento da 39ª Festa do Quitute, que movimentou a cidade durante seis dias com muitas atrações musicais, arte e artesanato e variedade de quitutes – cujas vendas vão ajudar as entidades sociais do Município ao longo dos próximos meses – finalizou com chave de ouro o cronograma das atividades festivas reservadas para o dia.

“É com imensa alegria que parabenizo a todas e todos jaboticabalenses, de nascimento ou adoção, que ajudam a construir diariamente a nossa cidade. Mais uma vez o Governo do Prof. Emerson se mostra extremamente competente e eficiente, oportunizando lazer e solidariedade, com uma maravilhosa Festa do Quitute, e, sobretudo, ao inaugurar mais duas obras importantíssimas para a cidade, que são: o Centro Comunitário no Primeiro de Maio, que vai beneficiar os moradores daquele bairro e adjacentes; e também a EMEB Dr. Luiz Gonzaga, inaugurada na sexta-feira, dia 14 de julho. Tenho plena convicção de que os dias que estão por vir, serão ainda melhores. Abençoada seja sempre a nossa Jaboticabal. Contem sempre com o Poder Legislativo!”, expressou Dr. Edu Fenerich.