Aumenta a representatividade feminina na Câmara de Jaboticabal para a próxima Legislatura

por Ana Paula publicado 20/11/2020 09h08, última modificação 06/01/2021 10h30

Pela segunda vez na história da Câmara Municipal de Jaboticabal, uma mulher liderou a votação para uma cadeira no Legislativo jaboticabalense. Dra. Andréa Delegada (PSC) foi eleita com 820 votos. É ela, inclusive, que deverá presidir a sessão de posse dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores no dia 1º de janeiro de 2021, conforme manda o Regimento Interno da Casa (Art. 4º).

O número de mulheres eleitas para a próxima Legislatura (2021-2024) também aumentou, passando de uma, na atual legislatura, para três cadeiras. Além de Dra. Andréa, foram eleitas Professora Paula (PT), com 676 votos, e Renata Assirati (PSC), com 647.

Apesar do aumento da representatividade delas na Câmara de Jaboticabal, a proporção ainda é baixa se comparado ao número de cadeiras (13) e a porcentagem de mulheres eleitoras do município (dos 54.664 eleitores aptos a votar, 53,4% são mulheres). Mesmo sendo maioria no eleitorado, o mesmo não acontece nas candidaturas. De acordo com dados do TSE, no geral, – englobando os cargos para o Executivo e o Legislativo – 67,6% dos candidatos foram homens, enquanto 32,4% mulheres, ou seja, 200 candidatos e apenas 96 candidatas.

Por outro lado, dados do TSE mostram um aumento no número de candidatas se comparado a 2016, que passou de 64 mulheres para 96 neste ano. Para a vereadora eleita Dra. Andréa Delegada, campeã de votos no município nessas eleições, esse aumento da participação feminina no Legislativo deve servir de incentivo a outras mulheres a entrar na vida pública.

“Achei sensacional que nesse ano 2020 três mulheres foram eleitas, e por muito pouco não tivemos mais uma a ocupar outra cadeira no nosso Legislativo [em referência a Val Barbieri, do PRTB]. Penso ser extremamente importante uma participação maior da mulher na política, pois somente assim conseguiremos implantar mais políticas públicas no nosso município a partir das nossas visões. Quando uma mulher ocupa espaço, seja na política, ou na vida pública, ou na comunidade, ela acaba incentivando outras mulheres a também ocuparem. Espero que assim como ocorreu na nossa cidade e em algumas outras, possa ser alastrado nos demais municípios do nosso país... O representante do Legislativo precisa ter olhar voltado para a população como um todo, seja mulher, negro LGBTQI+, idosos, crianças e adolescente, etc”, pontuou Dr. Andréa.

A sessão de posse acontece no dia 1º de janeiro de 2021, às 10 horas, no Palácio Ângelo Berchieri, com restrição de presença em plenário por conta de medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia da COVID-19. A solenidade será transmitida ao vivo pela WEBTV da Câmara, com acesso disponível pelo site do Legislativo (www.jaboticabal.sp.leg.br), portal de vídeos (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br) e também pelo canal da Câmara no YouTube (WEBTV CMJaboticabal).

*ERRATA – 06/01/2021 às 10h31 – Diferentemente do publicado no texto original, Dra. Andréa Delegada foi a segunda mulher na história da Câmara a ser a mais votada. A primeira foi a vereadora Miria Baccarin, em 1997. O texto já foi corrigido. Pelo erro, pedimos desculpas.

Câmara Municipal de Jaboticabal