Autismo é tema de workshop para a rede pública de ensino; dia 28/04 tem palestra sobre o TEA na Câmara Municipal

por Ana Paula publicado 14/04/2023 13h47, última modificação 14/04/2023 13h47

No dia 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Pesquisas internacionais apontam que cerca de 1% a 2% da população mundial devam estar no espectro do autismo. Apesar do Brasil não ter dados oficiais sobre a população de autistas no país, a estimativa é de que sejam mais de 2 milhões de brasileiros com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para conscientizar e capacitar profissionais da educação sobre o TEA, a Unimed Jaboticabal, com apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou nos dias 10 e 11 de abril o workshop "Autismo: um desafio para a educação".

O evento, realizado no anfiteatro da Unesp, contou com a participação de cerca de 300 profissionais da rede municipal de ensino. O objetivo foi abordar diversos assuntos relacionados ao autismo, como diagnóstico precoce, rótulos e os desafios para quem trabalha com educação infantil. Os temas foram explanados pela psicóloga Laís Zavatti e pela psicopedagoga Fabiana Marcon, profissionais do Espaço Viver Bem Pediátrico da Unimed Jaboticabal.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Viver Bem Pediátrico, Gabriela Oliveira, a finalidade do workshop foi “acolher os profissionais da educação e oferecer a parceria, para assim promover intervenções consistentes e efetivas. Além disso, vamos realizar reuniões periódicas com a equipe pedagógica, visitas escolares e a integração da família, visando o bem-estar da criança e do adolescente em seus aspectos sociais, emocionais e acadêmicos", pontuou.

Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte, e Lazer, Lúcia Vasques, "essa parceria [com a Unimed Jaboticabal] veio em muito boa hora. Houve um aumento imenso de crianças com autismo nos mais diferentes níveis, então, esse evento veio para a gente poder receber orientação e propiciar acolhimento às nossas crianças e a possibilidade de conviver com os outros coleguinhas de forma tranquila”.

Membros da Escola do Legislativo da Câmara marcam presença no workshop sobre o autismo. Foto: Portal Unimed Jaboticabal

A presidente da Escola do Legislativo, vereadora Profa. Paula, também ressaltou o papel da educação na inclusão das pessoas com autismo e da importância de políticas públicas para os cidadãos com TEA. "A educação é um direito de todos e um dever do Estado e da sociedade. É fundamental que os educadores estejam preparados para atender às necessidades específicas dos alunos com autismo, garantindo uma aprendizagem significativa e uma participação plena na vida escolar e social", disse.

AGENDE-SE – Para fechar o mês de abril, da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, acontece na sexta-feira (28.abril.2023), às 19h30, na Câmara Municipal de Jaboticabal, palestras gratuitas, aberta à população em geral, com Franciele Aparecida Fumagali e Wanderlei Gumieri de Toledo Junior, a fim de esclarecer dúvidas acerca do tema. O evento é uma realização da Escola do Legislativo em parceria com a Unimed Jaboticabal e terá transmissão em tempo real pela página da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/camaramunicipaldejaboticabal), com retransmissão pelo Facebook (https://www.facebook.com/CamaraJaboticabal).

Com informações do portal Unimed Jaboticabal