Câmara de Jaboticabal abre inscrição para o curso gratuito de LIBRAS no dia 27 de fevereiro

por Ana Paula publicado 14/02/2023 15h59, última modificação 14/02/2023 15h59

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Jaboticabal abre, na segunda-feira (27/02), as inscrições para novas turmas do curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o público ouvinte. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas exclusivamente na página da Escola do Legislativo, no site institucional da Câmara (www.jaboticabal.sp.leg.br). O formulário de inscrição ficará disponível para preenchimento das 12h00 às 17h00 no dia 27/02.

O curso é destinado a professores, representantes do comércio, de empresas, estudantes e público em geral que queira aprender a segunda língua oficial do país. Neste semestre, as oportunidades oferecidas serão para três níveis: o “Nível 1 – Introdução à Língua Brasileira de Sinais”, para pessoas a partir dos 17 anos que nunca tiveram contato com LIBRAS; “Nível 2 – Básico”, voltado para pessoas a partir dos 17 anos que já concluíram o nível de Introdução com no mínimo de 40 horas; e a novidade deste ano, que fica por conta da oferta do “Nível 3 – Intermediário”, direcionado a pessoas a partir dos 17 anos que já concluíram os níveis de Introdução e Básico, com no mínimo de 40 horas cada nível.

“Os cursos oferecidos tem o objetivo de colaborar para a eliminação das barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes e ainda possibilitar uma sociedade mais acessível. Aprender a Língua Brasileira de Sinais significa diminuir barreiras, devido a isso o curso é tão importante”, destacou o Presidente da Câmara Municipal e idealizador do curso, vereador Dr. Edu Fenerich (MDB).

Para a vereadora Profa. Paula (PT), que assume a presidência do órgão para o biênio 2023/2024, responsável pela organização dos cursos no âmbito do Legislativo, “o curso de LIBRAS é uma iniciativa inclusiva de suma importância e que nunca pode parar. Dr. Edu foi genial quando criou na Câmara de Jaboticabal, em 2018, esse curso. É uma verdadeira oportunidade para a comunidade do nosso município, sobretudo pelo papel humano, que é propiciar, além da comunicação entre ouvintes e surdos, a possibilidade do povo Surdo ter acessos, em sua língua nativa, na prestação de serviços, no atendimento da saúde, enfim, em todas as áreas da sociedade”, manifestou a presidente da EL. “As pessoas que aprendem a Língua Brasileira de Sinais contribuem para inclusão das pessoas Surdas ou com deficiência auditiva na sociedade”, complementou a diretora da Escola, Silvia Mazaro.

NÚMERO DE VAGAS – Ao todo serão oferecidas gratuitamente 105 vagas, sendo 40 para o curso de Introdução, 40 para o Básico e 25 para o Intermediário. As aulas acontecem na Câmara Municipal de Jaboticabal, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 765, todas as terças-feiras, das 18h00 às 20h00, para o nível Introdução; e das 20h15 às 22h15 para o nível Básico. Já a turma do nível Intermediário terão aulas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.

As aulas, com módulos teóricos e práticos, começam no dia 14 de março, na Câmara Municipal de Jaboticabal para os níveis (1) Introdução e (2) Básico e no dia 15 de março para o nível 3, Intermediário. Serão vinte encontros, totalizando 40 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3209-9477.

COMO SE INSCREVER? Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela Internet, via formulário disponibilizado na página da Escola do Legislativo, no site www.jaboticabal.sp.leg.br.
O concorrente à vaga deve clicar no banner “Escola do Legislativo”, posicionado na página principal do site da Câmara; na sequência, clicar em CURSOS E TREINAMENTOS (banner verde), e então em “Faça sua inscrição no curso de LIBRAS”, preencher o formulário e enviá-lo.

O formulário de inscrição será disponibilizado a partir das 12 horas, no dia 27 de fevereiro, e ficará no ar até às 17 horas do mesmo dia. As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de recebimento da inscrição devidamente preenchida. Aqueles que ficarem de fora da primeira chamada, formarão uma lista de espera.