Câmara de Jaboticabal abre inscrições para novas turmas de Libras e lança curso avançado como novidade do semestre
A Câmara Municipal de Jaboticabal, por meio da Escola do Legislativo (Elejab), abre na próxima segunda-feira (10.ago.2026) as inscrições para novas turmas do curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Oferecidos pela Escola do Legislativo desde 2018, os módulos de Introdução (1) e Básico (2) continuam integrando a programação. A grande novidade deste semestre é a abertura da primeira turma do módulo Avançado (4). Não haverá oferecimento do módulo Intermediário neste semestre.
Ao todo, serão disponibilizadas gratuitamente 105 vagas, distribuídas entre os três níveis: 40 vagas para Introdução (1), 40 vagas para Básico (2) e 25 vagas para Avançado (4).
As inscrições são limitadas e deverão ser realizadas exclusivamente pela página da Escola do Legislativo, disponível no site institucional da Câmara Municipal de Jaboticabal (www.jaboticabal.sp.leg.br). O formulário ficará disponível das 8h do dia 10 de agosto até as 17h do dia 12 de agosto de 2026.
O curso é destinado a professores, estudantes, representantes do comércio, empresas, servidores públicos e demais interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
O módulo Introdução (1) é destinado a pessoas com 16 anos ou mais que nunca tiveram contato com a Libras.
O módulo Básico (2) é voltado para participantes com 16 anos ou mais que tenham concluído o curso de Introdução (1), com carga horária mínima de 40 horas.
A novidade deste semestre é o módulo Avançado (4), direcionado a pessoas com 16 anos ou mais que tenham concluído os níveis Introdução (1), Básico (2) e Intermediário (3), todos com carga horária mínima de 40 horas cada, perfazendo um total 120 horas.
Os cursos de Introdução e Básico terão 20 encontros, totalizando 40 horas de formação. O módulo Avançado contará com 14 encontros, também totalizando 40 horas de atividades todos com aulas teóricas e práticas.
As aulas dos módulos Introdução (1) e Básico (2) terão início em 18 de agosto de 2026, sempre às terças-feiras, na Câmara Municipal de Jaboticabal, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 765.
O curso de Introdução será ministrado das 18h às 19h50, enquanto o Básico ocorrerá das 20h às 21h50. Já o módulo Avançado (4) começará no dia 19 de agosto de 2026, com aulas às quartas-feiras, das 19h às 21h50.
Para a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Renata Assirati (PODEMOS), a continuidade do programa e a ampliação dos níveis oferecidos reforçam a missão da instituição em promover acessibilidade e inclusão. "A abertura deste curso de Libras reforça o compromisso da Escola do Legislativo com a promoção da inclusão e da acessibilidade no serviço público. Capacitar servidores e cidadãos para se comunicar com pessoas surdas é um passo fundamental para construir ambientes mais acolhedores, garantir o acesso aos direitos e fortalecer uma cultura de respeito à diversidade. Convidamos todos os interessados a participarem dessa oportunidade de aprendizado e transformação social."
A diretora do órgão, Silvia Mazaro, destaca que a criação da turma avançada representa mais um passo na consolidação do projeto, que já capacitou diversos participantes ao longo dos anos. "A Escola do Legislativo tem o compromisso permanente de promover conhecimento, cidadania e inclusão. Os cursos de Introdução e Básico já fazem parte da nossa programação há vários anos e têm contribuído para ampliar a acessibilidade em nossa cidade. Agora, com a oferta do nível Avançado, damos continuidade à formação daqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em Libras, fortalecendo ainda mais a comunicação inclusiva e a integração entre as pessoas."
COMO SE INSCREVER?
Os interessados deverão se inscrever EXCLUSIVAMENTE pela Internet, via formulário disponibilizado na página da Escola do Legislativo, no site www.jaboticabal.sp.leg.br (https://www.jaboticabal.sp.leg.br/a-camara/escola-do-legislativo).
O concorrente à vaga deve clicar no banner “Escola do Legislativo”, posicionado na página principal do site da Câmara (banner cinza), e então no botão “Faça sua inscrição no curso de LIBRAS” - que ficará disponível somente no período de inscrições abertas. Preencha o formulário e envie-o.
O formulário de inscrição será disponibilizado a partir das 8 horas, no dia 10 de agosto, e ficará no ar até dia 12 de agosto às 17 horas. As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de recebimento da inscrição devidamente preenchida. Aqueles que ficarem de fora da primeira chamada, formarão uma lista de espera.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (16) 3209-9477.
Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477
