Câmara de Jaboticabal atende mais de 200 pessoas no primeiro dia de ajuda no preenchimento do Auxílio Emergencial do Governo Federal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

A Câmara Municipal de Jaboticabal começou nessa segunda-feira (13/04) a disponibilizar computadores da Internet Popular e servidores da Casa para ajudar no preenchimento do cadastro necessário ao recebimento do auxílio emergencial de R$ 600,00, oferecido pelo Governo Federal. O atendimento está sendo realizado das 8 às 11 horas da manhã, na sede do Legislativo Jaboticabalense, e segue até a próxima sexta-feira (17/04). De acordo com o presidente da Casa, Pretto Miranda Cabeleireiro, foram mais de 200 atendimentos no primeiro dia.

A entrada está sendo controlada na porta da Câmara para evitar aglomeração. Enquanto do lado de dentro cerca de cinco servidores ajudam no cadastro, do lado de fora, um servidor está responsável por organizar a fila a fim de evitar a proximidade entre as pessoas que buscam pelo atendimento. Além disso, o público do grupo de risco, como pessoas com mais de sessenta anos, também estão recebendo máscaras da campanha “Máscara Amiga”, lançada pelo Executivo Municipal como mais uma forma de combate à disseminação do novo coronavírus.

Máscaras da campanha "Máscara Amiga" também foram entregues.

[A ajuda para preenchimento do cadastro] Foi uma sugestão do nobre vereador Dr. Edu Fenerich, feita à Presidência, que eu mais que imediatamente acatei, desde que nós tomássemos todas as medidas de prevenção e higienização do local para o atendimento a essas pessoas, inclusive com distanciamento entre elas, no caso das filas, e ocorreu tudo como a gente imaginava. Foram atendidas hoje mais de 200 pessoas, e se continuar esse atendimento até o final de semana, acredito que nós iremos atender mais de mil pessoas, ajudando essas pessoas a terem uma renda e estarem superando o problema financeiro e econômico que há de vir. Estamos felizes pela indicação do vereador Edu Fenerich, e todas as sugestões dos vereadores, que sejam voltadas a benefício para a população, tem que ser acatado, e deixo aberta a Presidência para todos os vereadores”, disse Miranda.

Quem buscar pela ajuda no preenchimento do cadastro deve trazer seus documentos pessoais: RG e CPF (inclusive das pessoas que moram na mesma casa), do comprovante de residência, além de um celular, necessário para o cadastramento no site do Auxílio Emergencial.

Presidente da Câmara, Pretto Miranda [à direita no canto da imagem], acompanha primeiro dia de atendimento.

Vale lembrar que o cadastramento do Auxílio Emergencial do Governo Federal é destinado para quem está desempregado ou exerça atividades como trabalhadores autônomos com rendas informais, contribuintes individuais da Previdência Social (RGPS) e Microempreendedores Individuais (MEI). O interessado não pode estar recebendo nenhum benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família. Beneficiários cadastrados no Bolsa Família e no CadÚnico (até o dia 20/03) não devem fazer o novo cadastro, já que nestes casos, o auxílio será repassado automaticamente.

Fila externa organizada para evitar contato físico durante espera para atendimento.

RELEMBRE – As atividades presenciais estão suspensas na Câmara de Jaboticabal desde o dia 24 de março, por determinação do Ato da Presidência nº 17, de 23 de março de 2020, para conter a escalada do novo coronavírus na cidade. A suspensão foi prorrogada até o dia 22 de abril, como prevê o Ato da Presidência nº 18/2020, seguindo decreto do Governo do Estado de São Paulo. Porém, o Ato da Presidência nº 19/2020, permitiu extraordinariamente abrir as portas da Casa, tomadas todas as medidas de higienização e controle de acesso presencial, para ajudar quem está tendo dificuldades no preenchimento do cadastro do Auxílio Emergencial.

Câmara Municipal de Jaboticabal
imprensa@camarajaboticabal.sp.gov.br