Câmara de Jaboticabal comemora Dia Municipal do Surdo com rodada de palestras e homenagens

por Ana Paula publicado 20/09/2022 14h43, última modificação 20/09/2022 16h29

Para comemorar o Dia Municipal de Surdo, a Câmara de Jaboticabal, por meio da Escola do Legislativo, promove no dia 26 de setembro uma rodada de palestras recheada de informações sobre o universo da Pessoa Surda. O evento começa às 19 horas, aberto ao público, com transmissão pelo canal da Câmara no YouTube, e retransmissão pelo Facebook.

O pedagogo e pós-graduado no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Fábio Morita, abordará sobre a “A importância da Língua Brasileira de Sinais”. Fábio, que é surdo desde a infância, contará com a interpretação de voz em língua portuguesa de Renato Ferreira Junior.

Desde 2018, a Câmara de Jaboticabal oferece, por meio da Escola do Legislativo, cursos de iniciante e básico em LIBRAS. “Temos como compromisso representar todos os cidadãos nesta Casa, e, portanto, devemos ampliar as oportunidades de acessos, como por exemplo, diminuir as barreiras da comunicação. Oferecer o curso de Libras é, antes de tudo, tirar a inclusão do papel. É, ao mesmo tempo, incluirmos e sermos incluídos na vida de todos aqueles que possuem algum tipo de deficiência auditiva. Lembremos que a Libras é a segunda língua oficial do nosso país, depois da língua portuguesa”, manifestou Dr. Edu Fenerich, idealizador do curso de Libras no Legislativo jaboticabalense e autor da lei que criou o Dia Municipal do Surdo (Lei nº 4940/2018).

Por sua vez, a pedagoga bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação (INES), Aline Barbosa Nunes, explanará sobre “Os desafios diários enfrentados pela Pessoa Surda”. Além das palestras informativas, o evento também será de reconhecimento. Na oportunidade, onze jovens surdos receberão certificados comemorativos: Aline Barbosa Nunes, Caique Cardoso de Faria, Fabio Morita Inagaki, Jeferson Araújo, Keila Tainá dos Reis, Natalia Fideliz Martins, Patrícia Teixeira, Tainá Beatriz Tavares, Talis Pagliuso, Tatiele Previtale e Vitória Rocha.