Câmara de Jaboticabal encerra 2023 com devolução de R$ 2.1 milhões aos cofres do município

por Ana Paula publicado 03/01/2024 13h55, última modificação 03/01/2024 14h30

A Câmara Municipal de Jaboticabal efetivou nessa terça-feira (02.jan.24) a última etapa de devolução de recursos aos cofres do município, no valor de R$ 244 mil. O total devolvido em 2023 foi de R$ 2.151.367,74.

De acordo com o presidente da Casa, Dr. Edu Fenerich, o montante é fruto de uma gestão de valorização do Legislativo e de harmonia com o Poder Executivo para melhor atender a população. Ainda conforme Fenerich, a economia só foi possível graças aos esforços conjuntos, e da responsabilidade com o dinheiro público, dos 13 vereadores. Além de Dr. Edu, compõem esta Legislatura os vereadores Val Barbieri (Vice-Presidente); Renata Assirati (1ª Secretária); Ronaldinho (2º Secretário), Pepa Servidone, Dra. Andréa Delegada, Gregório Casagrande, Daniel Rodrigues, Gilberto de Faria, Prof. Jonas, Mauro Cenço, Profa. Paula e Paulo Henrique Advogado.

Vereadores que compõem a 18ª Legislatura [Esq. à dir.] Dr. Edu Fenerich (Presidente), Val Barbieri (Vice-Presidente); Renata Assirati (1ª Secretária); Ronaldinho (2º Secretário), Pepa Servidone, Dra. Andréa Delegada, Gregório Casagrande, Daniel Rodrigues, Gilberto de Faria, Prof. Jonas, Mauro Cenço, Profa. Paula e Paulo Henrique Advogado.

“O que a gente pratica, e felizmente nessa Administração tem sido a tônica, é precisamente cumprir, da melhor maneira possível, ao disposto no artigo 2º da Constituição Federal, ou seja, os Poderes são independentes, mas devem atuar da forma mais harmônica possível em benefício da população jaboticabalense que o prefeito e os vereadores representam, respectivamente, na Prefeitura e na Câmara Municipal. Portanto, não estamos fazendo favor nenhum. Estamos cumprindo nossa obrigação. O dinheiro é do município, do erário municipal”, pontuou Fenerich.

Nos meses de julho, outubro, novembro e dezembro a Câmara já havia feito devoluções que somaram R$ 1.7 milhão. Ainda segundo o Chefe do Legislativo, grande parte desse recurso já vinha sendo utilizado pelo Prefeito Municipal, Prof. Emerson Camargo, na manutenção do convênio do SUS no Hospital e Maternidade Santa Isabel. “O Poder Executivo pode utilizar os recursos nos setores que julgar mais necessário, mas os vereadores também fazem suas indicações conforme pedidos da comunidade”, lembrou Fenerich.

Gestão 2023 – Mesmo com a economia, o ano contou com importantes ações de melhorias na Câmara Municipal, como por exemplo a finalização das obras dos gabinetes dos vereadores, dos banheiros e do Salão Nobre, onde ficam dispostas a Galeria de Presidentes e a Galeria das Mulheres que ocuparam cadeira no Legislativo; a troca de ares-condicionados com defeito e aquisição de equipamentos mais modernos que garantem economia na conta de energia para os gabinetes dos vereadores e setores administrativos; além da realização de licitação para a troca das poltronas do plenário, para mais conforto ao público que acompanha as sessões e demais eventos na Casa de Leis.