Câmara de Jaboticabal outorga títulos de Cidadania e diplomas de Honra ao Mérito em sessão solene

por Ana Paula publicado 13/04/2022 13h49, última modificação 13/04/2022 14h25

A Câmara Municipal de Jaboticabal conferiu três títulos de Cidadania e dois diplomas de Honra ao Mérito em sessão solene na noite da última segunda-feira (11/04). Familiares, amigos e políticos da cidade prestigiaram a cerimônia no plenário do Palácio Ângelo Berchieri, conduzida pela presidente da Casa, Renata Assirati.

O advogado Dr. Arnaldo Geraldes Morelli recebeu a outorga de Diploma de Honra ao Mérito, conferido pelo Decreto Legislativo nº 651/2015, de autoria da vereadora Dra. Andréa Delegada. “Tive o privilégio de poder reconhecer o trabalho [dessa] personalidade ímpar de nossa cidade. Quem conhece Dr. Arnaldo de perto, certamente teve o privilégio de desfrutar das suas belas histórias e da sua inteligência. Quantas e quantas pessoas que já passaram por ele, que já foram auxiliadas por ele, que já foram aconselhadas por ele, sem que ele fizesse um só alarde... Dr. Arnaldo mostrou a todos que a dedicação é fundamental para a colheita de frutos. Inspirou muitas pessoas e mostrou que é possível dedicar-se a família sem se esquecer do seu comprometimento com o próximo”, manifestou a Dra. Andréa.


Dr. Arnaldo Geraldes Morelli recebe o Diploma de Honra ao Mérito.

Próximo de completar 87 anos, Dr. Arnaldo, que é jaboticabalense de nascimento, e ocupou cargos diretivos em diversas entidades e empresas da cidade e região, não economizou na poesia. “Cidade sem história não se parece. Cidade sem história é cidade sem futuro! E é com esse espírito, que agradeço imensamente e respeitosamente a honraria que me é concedida... Jaboticabal é a cidade onde nasci, onde eu constituí família. Cumpri o meu dever. Não vivi à margem. Combati o bom combate! Aprendi a gostar da sua história, de suas coisas [em referência à cidade]. Da imensidão do majestoso jardim, onde me criei, com sua portentosa Catedral, com seu coreto riquíssimo de história, com o obelisco do centenário, com o pé de jenipapo, de tamarindo, com pé de jabuticabeira do mato. Aprendi a amar Jaboticabal”, proferiu o homenageado.

Na sequência, Carlos César Ignácio, conhecido como Loyola, foi igualmente condecorado com Diploma de Honra ao Mérito, conforme o DL nº 746/2020, de autoria do então vereador Samuel Cunha. “Eu estou aqui simplesmente para agradecer ao Loyola por tudo que ele fez... por cada aluno, por cada chamada de atenção. Alunos que não seriam nada... que estavam condenados pela vida e pela sociedade, mas que se transformaram através da educação, de professores comprometidos, e de um coordenador que não tinha hora... Por isso Loyola, agradecer por tudo o que você fez pela educação de Jaboticabal”, discorreu Cunha.


Professor Loyola recebe o Diploma de Honra ao Mérito.

Por sua vez, professor Loyola, que se aposentou em 2020, rememorou pessoas que ao longo da vida contribuíram para a sua vida profissional, em um ato de gratidão. Relembrou etapas de sua trajetória, como quando atuou na 3ª Idade, no Caminhando para o Futuro e nos Jogos Regionais da 3ª Idade (JORI), e falou da satisfação e orgulho pela carreira escolhida, que serviu de espelho para novas gerações. “Eu estava em uma festa, no Colégio Maria, e saí para pegar um refrigerante. Veio uma menina conversar comigo, e ela me falou: ‘- Oi, professor, tudo bem?... Eu estudei no Caminhando com o senhor, e hoje estou fazendo Educação Física por causa do senhor’. E eu fiquei tão contente! Aí encontrei outra menina, que falou que ia fazer Educação Física por minha causa. Só isso, para mim, já valeu toda minha carreira! Muito obrigado a todos”, recordou Loyola.

NOVOS FILHOS DE JABOTICABAL – O empresário José Amaro Cury, fundador da empresa Santa Clara, sediada em Jaboticabal, e um dos maiores fomentadores do agronegócio do país, recebeu a outorga de Cidadão Jaboticabalense. A honraria foi concedida pelo DL nº 742/2020, de autoria do vereador Pepa Servidone, aprovado por unanimidade. O parlamentar, durante seu pronunciamento, chegou a fazer um trocadilho com um dos sobrenomes do homenageado, de Amaro, para ‘Amado’, em referência ao respeito e admiração externados por amigos e funcionários do empresário. “Podemos chamar José ‘Amado’ Cury, [porque] é amado pela equipe de trabalho, e não só por essa, mas também por nós jaboticabalenses, por trazer tanta alegria, que é o emprego!”, pontuou Servidone.


José Amaro Cury recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense.

Dono de ideias inovadoras, José Amaro Cury, que completa 81 anos em dezembro, é natural de Tietê (SP). Construiu um legado de inovações e qualidade em nutrição e proteção vegetal ao longo de 50 anos, no mercado agrícola nacional e internacional. A empresa gera centenas de empregos diretos e indiretos tanto em Jaboticabal quanto em outros estados da federação. “A única coisa que tenho que falar é agradecer o povo de Jaboticabal, pois fui muito bem recebido aqui! Vim para Jaboticabal, consegui dois terrenos em concessão pela prefeitura e hoje estamos com dez. E estamos crescendo muito”, comemorou Cury.

Na sequência, Luana Cristina Cristiano da Silva também recebeu o Título de Cidadã Jaboticabalense (DL nº 729/2019), entregue pela autora da proposição, vereadora na Legislatura 2017/2020, Dona Cidinha. “É uma honra imensa homenageá-la. Quando fiz um projeto contra o abuso sexual de crianças e adolescentes... a Luana esteve presente com o projeto Guri, e foi aí que eu passei a conhecer a Luana [e seu trabalho]”, recordou Dona Cidinha ao parabenizar a homenageada.


Luana da Silva recebe o Título de Cidadã Jaboticabalense.

Luana, que é natural de Pitangueiras (SP), atua como coordenadora do Projeto Guri em Jaboticabal, que oferece, no contraturno escolar, aulas de canto e instrumentos musicais para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. “Faço meu papel com amor e dedicação... Eu agradeço de coração essa honra, de me tornar uma Cidadã Jaboticabalense. Aprendi a amar essa cidade! Agradeço a todas as famílias e alunos que fazem parte do Projeto Guri, porque eles são a razão para eu sair e estar aqui todos os dias... Eu continuarei fazendo meu trabalho com dedicação e empenho e proporcionado muita música e alegria a essa cidade”, expressou Luana.

O cirurgião-dentista Renato Gonçalves dos Reis se tornou ‘filho de Jaboticabal’ conforme o DL nº 741/2020, concedido pelo vereador Dr. Edu Fenerich, que traçou uma breve biografia de seu homenageado. “[Dr. Renato] Escolheu viver em nossa querida Jaboticabal há mais de 25 anos. Dr. Renato e sua esposa Dra. Patricia, são sócios-proprietários da Clínica Odontocenter Odontologia Estética, onde, há mais de 20 anos prestam relevantes serviços profissionais à nossa população... Foi, por 10 anos, coordenador do projeto “Adotei Sorriso” vinculado à Fundação ABRINQ que, por muito tempo, tratou de forma absolutamente gratuita em consultório particular, crianças vinculadas a entidades assistenciais do nosso município. Com toda a justiça, a cidade que você adotou como mãe há um quarto de século, hoje o recebe como filho muito querido”, declarou Fenerich.


Dr. Renato Reis recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense.

Mineiro de nascimento, da cidade de Patrocínio, Dr. Renato Reis se emocionou ao enaltecer o papel da família na sua trajetória pessoal e profissional, bem como ao relembrar de seu sogro [in memoriam]. “Em 1997 fui convidado pelo meu sogro, saudoso senhor João Antonio Bressan, e pela minha sogra dona Nilza Bressan [presente na cerimônia], para que viesse residir em Jaboticabal. Ocasião em que Patricia e eu estávamos de casamento marcado na Igreja São Benedito... Tomei uma decisão, de vir por apenas dois anos [e acabou se fixando em Jaboticabal]... Gostaria de agradecer a todos os vereadores que aprovaram essa importante honraria, em especial ao ilustríssimo vereador, Dr. Edu Fenerich... Neste importante momento, passa um filme na nossa mente, relembrando os 25 anos de Jaboticabal. Com toda certeza, valeu a pena! Gratidão a todos os munícipes de Jaboticabal que me receberam de braços abertos”, discursou Dr. Renato Reis.

Em nome do Poder Executivo, o prefeito municipal Prof. Emerson usou a tribuna para enaltecer os serviços prestados pelos homenageados ao município e a sua gente. “Que vocês continuem acreditando [na nossa cidade]. Aqui filhos nascidos, como o Loyola e o Dr. Arnaldo, e aqui os filhos acolhidos como o seu Cury, Luana e o Dr. Renato. Quero parabenizar a todos você pela sensibilidade. Que essa noite seja festiva e marcada pela memória, mas acima de tudo, que sempre reconheçam pelos valores que vocês têm e tiveram, que são mais do que merecido por estarem aqui hoje mencionados nos anais desta Casa. Que Deus abençoe a todos vocês”, externou Prof. Emerson.


Mesa dos trabalhos da solenidade para a entrega das honrarias.

Antes de declarar a cerimônia encerrada, a presidente da Câmara, Renata Assirati, igualmente cumprimentou os homenageados. “Em nome de todos os vereadores, funcionários e assessores desta Casa de Leis, parabenizo os homenageados da noite. Parabéns também aos nobres vereadores Pepa Servidone, Dr. Edu Fenerich, Dra Andréa Delegada e os vereadores na Legislatura 2017/2020, Dona Cidinha e Samuel Cunha, autores dos projetos que homenagearam nesta noite pessoas tão ilustres e importantes para a nossa Jaboticabal. Hoje, com um título a mais em seus corações” concluiu Renata Assirati.

Além dos chefes dos poderes Legislativo e Executivo, participaram da solenidade os vereadores Ronaldinho, Dr. Mauro Cenço e Val Barbieri, além do vice-prefeito Nelsinho Gimenez. Também prestigiaram a cerimônia o ex-vereador e ex-vice-prefeito Vitório De Simoni, o ex-vereador Jan Nicolau, e a primeira-dama, Crisleine Scarparo.

A íntegra da sessão está disponível no canal da Câmara no YouTube. A galeria de fotos da cerimônia pode ser acessada, para visualização ou download, no canal da Câmara no Facebook.



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478