Câmara de Jaboticabal outorga três títulos de cidadania em sessão solene

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

A Câmara Municipal de Jaboticabal outorgou três Títulos de Cidadão Jaboticabalense em sessão solene na noite dessa quinta-feira (23/05).

O presidente da Casa, Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS), conduziu a solenidade, que contou com a presença do superintendente do SEPREM, Claudio Almeida, representando o prefeito municipal José Carlos Hori, do historiador Luiz Carlos Beduschi, dos vereadores Samuel Cunha e Daniel Rodrigues, além de familiares e amigos dos mais novos cidadãos jaboticabalenses.


Vereador Pretto Miranda Cabeleireiro congratula o homenageado Sebastião Fidelis Martins.

O primeiro a receber a honraria foi o comerciante aposentado Sebastião Fidelis Martins, que recebeu o diploma das mãos de Pretto Miranda, autor da iniciativa (Decreto Legislativo nº 706/2018). “No seu estabelecimento formava-se fila de pessoas carentes, às seis da manhã, para receber o primeiro alimento do dia... Antes mesmo de começar a vender, você já distribuía [os alimentos]... por isso esta homenagem”, expressou o parlamentar.


"Jaboticabal eu não troco por nada, Jaboticabal vai ser meu berço até quando eu viver." - Sebastião Fidelis Martins.

Nascido no município vizinho, Taiaçu (SP), Martins trabalhou, ao longo da vida, em diversas áreas: na roça, na metalurgia, em restaurante, vendeu pipoca, até se tornar comerciante em terras jaboticabalenses no início da década de 80. Desde então, reside em Jaboticabal com sua família. [Clique aqui e confira a biografia de Sebastião Martins]


Sebastião Fidelis Martins recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense.

“Trinta anos dediquei ao comércio ponta de vila, onde [moram] as pessoas mais carentes, e fiz tudo que era do meu alcance. Eu procuraria que estas pessoas sentissem a vontade, que estas pessoas tivessem entendimento e compreensão junto da minha pessoa. Então eu fico honrado e muito grato também por Jaboticabal ter me recebido aqui há quarenta anos atrás, com quase nada. Praticamente uma mala! Aqui eu formei minha família, criei meus filhos. Uma família simples, humilde, mas com muita dignidade. Jaboticabal eu não troco por nada, Jaboticabal vai ser meu berço até quando eu viver. Que Deus me abençoe e abençoe todos os jaboticabalenses”, discursou Martins.


Vereador Luís Carlos Fernandes parabeniza o homenageado Nalon Oliveira.

Depois foi a vez do vereador Luís Carlos Fernandes (PSC) discorrer sobre a biografia do 1º Sargento Nalon Oliveira, atual Chefe de Instrução do Tiro de Guerra (TG 02/018) de Jaboticabal. O sargento recebeu a honraria em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 709/2018. “Vivemos um momento onde vários valores como moral, ética, patriotismo, disciplina, regras, limites estão se perdendo. A instituição Tiro de Guerra, instituição essa centenária na nossa cidade é motivo de muito orgulho. Uma instituição, Sargento Nalon, muito importante na formação dos nossos jovens. Não obstante a importância do Tiro de Guerra, pude encontrar o Sargento Nalon, que aqui posso dizer com toda tranquilidade da alegria da oportunidade  em conhecê-lo. Onde encontrei um profissional extremamente educado, extremamente competente e apaixonado pela causa. O titulo é acima de tudo pelo ser humano que vi no senhor. Isso não é demagogia, isso são palavras vindas do fundo do meu coração. Eu vi no senhor um ser humano incrível, um ser humano preocupado de fato com o outro, um ser humano de uma humildade muito grande. Jaboticabal deve muito a esta sua estadia no comando do tiro de Guerra”, destacou Fernandes.


"... a cidade de Jaboticabal será o meu canto, e se Deus permitir, viver neste berço até que a gente parta para um outro caminho, uma outra vida" - Nalon Oliveira

Nascido em Maetinga (BA), Nalon fez carreira no Exército Brasileiro, participando de diversas campanhas militares, como no 2º Contingente de Força de Paz para Estabilização do Haiti, em 2004; no contingente emergencial pós-terremoto em 2010, igualmente no Haiti; entre outros. Em 2016 foi nomeado Chefe de Instrução do TG 02-018, em Jaboticabal, onde permanece até hoje. É casado com a jaboticabalense .... [Clique aqui e confira a biografia de Nalon Oliveira]


Nalon Oliveira recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense.

“Eu já participei de homenagens de outras pessoas, mas hoje tive esta grata surpresa de ser homenageado... Agradeço minha esposa Sandra, por ter me dado a oportunidade de conhecer Jaboticabal. Por me mostrar o quanto é bom ser parte integrante desta cidade que posso falar com garbo que também é minha cidade. Hoje estou jaboticabalense, amanhã serei jaboticabalense! Este é um sentimento puro e real. Quero deixar aqui uma reflexão: ‘Na maioria das vezes criamos obstáculos onde não haveria necessidade pura e simplesmente por vaidade fazendo com que nosso semelhante tropece’. Devido a força de lei, este ano é meu último ano à frente do Tiro de Guerra, mas a cidade de Jaboticabal será o meu canto, e se Deus permitir, viver neste berço até que a gente parta para um outro caminho, uma outra vida”, externou Nalon.


Vereador Ednei Valêncio felicita o homenageado Dr. Mario Antônio da Silva Marques.

Na sequência, o vereador Endei Valêncio (PR) homenageou o médico veterinário Dr. Mario Antônio da Silva Marques (Decreto Legislativo nº 681/2017). “Ele é um ser humano de verdade. Uma sociedade que visa muito lucro, ganho, ter, possuir. E aí, uma pessoa, qualquer hora da noite, de madrugada, para poder atender animais atropelados, machucados, doente, não é fácil. E essa pessoa, Dr. Mario, fez isso por Jaboticabal. Eu acho que na parte animal, ele é o único que faz sem cobrar nada. Abre sua clínica para cuidar”, observou o vereador.


"... estou doido para dar esta placa para ele [Dr. Mario]..." - Cauê Marques, filho do homenageado.

Nascido em Campo Grande (MS), Dr. Mario mudou-se para Jaboticabal no início da década de 70 para cursar Medicina Veterinária na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp Jaboticabal, onde se graduou. De lá pra cá, dedicou-se à causa animal. Em 1999 fundou na Athenas Paulista uma clinica veterinária, onde segue atuando no bem-estar animal. [Clique aqui e confira a biografia de Mario Marques]


Cauê Marques recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense em representação ao seu pai, Dr. Mario Marques, ausente devido a compromissos.

O filho do homenageado, Cauê Marques, fez o discurso em nome do pai, ausente na cerimônia por conta de compromissos marcados anteriormente. “Vim aqui... falar da pessoa mais importante da minha vida. Meu pai veio do Mato Grosso do Sul com uma mala, praticamente sem nada, em Jaboticabal, somente para estudar, de uma família sem muitos recursos. Aqui acabou constituindo família do qual eu e minha irmã Janaína somos frutos. Impossível eu resumir a honestidade dele... e a dignidade a qual ele construiu ao longo da carreira. Quantas vezes eu fui acompanhá-lo a fazendas para ajudar parir uma vaca... Eu queria agradecer esta casa, por esta justa homenagem, agradecer ao vereador Ednei, e esperar que ele [Mario] chegue de viagem logo, que estou doido para dar esta placa para ele”, manifestou Marques.

A íntegra da sessão está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br), e a galeria de fotos está na página da Câmara no Facebook.



Ana Paula Junqueira

Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478