Câmara de Jaboticabal adere à campanha solidária contra a fome no Município

por Ana Paula publicado 30/04/2021 12h15, última modificação 30/04/2021 12h15

A partir desta segunda-feira (03/05), a Câmara Municipal de Jaboticabal abre suas portas para receber doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza que serão destinados a famílias em vulnerabilidade social. A iniciativa marca a participação efetiva do Legislativo como apoiadora da campanha “Jaboticabal Solidária”, idealizada pela Associação Antialcoólica de Jaboticabal, com o objetivo de amenizar os impactos da insegurança alimentar causados pela pandemia da COVID-19.

Qualquer pessoa pode doar. A entrega dos produtos pode ser feita na sede da Câmara Municipal, na Rua Barão do Rio Branco, 765, a partir desta segunda-feira, das 8h às 13horas. Vale lembrar que a doação deve ser de alimentos não perecíveis, ou seja, aqueles alimentos que podem ser guardados por mais tempo e ficar em temperatura ambiente, além de produtos de higiene e limpeza.

Campanha Jaboticabal Solidária
Presidente da Câmara, Renata Assirati, recebe o Presidente da Associação Antialcoólica de Jaboticabal, e a secretária Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciana Bergo, para tratar sobre a campanha. Foto: Tiago Pires

“Nós da Câmara Municipal, tanto vereadores quanto os servidores, apoiamos essa nobre iniciativa e nos colocamos à disposição para ajudar.  É muito importante, nesse momento, que todos nós nos unamos para tentar de alguma forma diminuir o sofrimento que a fome causa em tantos lares”, disse a presidente da Câmara, Renata Assirati (PSC).

Todos os produtos arrecadados nos pontos de coleta serão recolhidos pela Associação Antialcoólica de Jaboticabal, sempre que estiverem cheios, e utilizados na montagem de cestas básicas que serão distribuídas às famílias que mais tem sofrido com a falta de alimentos.

E como quem tem fome tem pressa, o presidente da associação idealizadora, Fernando Peixinho, explicou que as distribuições das cestas montadas devem acontecer, em princípio, a cada 15 dias, tempo suficiente para o recolhimento das doações, triagem e montagem das cestas. De acordo com Peixinho, a campanha segue até o final do mês de junho. Até lá, as pessoas podem doar quantas vezes quiser e puder.

“Estamos contando com a ajuda de ONGs, Igrejas, entidades e da Assistência Social do nosso município, por meio da secretária Luciana Bergo, para mapearmos constantemente as famílias que estão precisando dessa ajuda alimentar. Até porque são esses equipamentos que conhecem a ponta, as famílias que de fato mais precisam. Então convido a todos que puder, para que doem. Basta levar qualquer alimento não perecível, ou algum material de higiene e limpeza em um dos pontos de coleta. Nós fazemos o restante, até chegar a quem precisa”, destacou Peixinho.

Além da Câmara Municipal, a ação conta com o apoio da FEJA, ACIAJA, AREA, OAB/SP 6ª Subseção de Jaboticabal, 101 FM, Sindicato Rural de Jaboticabal, Prefeitura Municipal, CDL e Jaboticabal Shopping, que igualmente servem como ponto de coleta.

ATENDIMENTO PRESENCIAL – A partir de segunda-feira (03/05), a Câmara Municipal retoma os atendimentos presenciais ao público, porém, com restrição, conforme determinação do Ato da Presidência nº 16/2021.

Os atendimentos presenciais deverão ser realizados somente quando forem imprescindíveis, e, preferencialmente na recepção ou no saguão. As demais comunicações deverão ser feitas preferencialmente por meio tecnológicos e/ou telefone.

As medidas sanitárias seguem igualmente vigentes, como o uso obrigatório da máscara facial e higienização constante das mãos com álcool gel, além do distanciamento ainda necessário para a contenção da disseminação do coronavírus. Os serviços de “Internet Popular” seguem suspensos, bem como a presença de público em plenário, a fim de se evitar aglomeração.

imprensa@camarajaboticabal.sp.gov.br