Câmara de Jaboticabal retoma atendimento presencial em período integral; sessões voltam a receber presença de público

por Ana Paula publicado 20/08/2021 15h22, última modificação 20/08/2021 15h22

A Câmara Municipal de Jaboticabal retoma, a partir desta segunda-feira (23/08), o atendimento presencial em período integral. A decisão foi publicada no site oficial do Legislativo por Ato da Presidência na tarde dessa sexta-feira (20/08).

Desde a decretação de estado de emergência da pandemia da COVID-19, em março de 2020, a Casa tem convivido com restrição de público, suspensão de atividades presenciais, entre outros. No segundo semestre de 2020, o Legislativo chegou a ficar com suas atividades administrativas exclusivamente remotas por conta do aumento dos casos de COVID-19 na cidade. A retomada presencial foi aos poucos sendo flexibilizada, ao longo de 2021, com cautela, e agora retoma a abertura total, seguindo decretos municipais e estaduais.

Com isso, os atendimentos presenciais nos departamentos administrativos e nos gabinetes parlamentares passam a ser realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas, e das 13h30 às 17 horas. Os serviços da Internet Popular igualmente voltam em período integral, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00.

Ainda segundo o texto publicado, as sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas também voltam a contar com a presença de público. Além disso, as sessões solenes poderão acontecer de forma presencial, digital ou híbrida.

Apesar do fim das restrições de horários e do retorno presencial, as medidas sanitárias de combate à transmissão do vírus Sars-CoV2, causador da COVID-19, continuam válidas. Ou seja, o uso da máscara facial constante nas dependências da Câmara e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel seguem vigentes e obrigatórios.

Isso porque a pandemia ainda não acabou. Dados do boletim epidemiológico de sexta-feira (20/08), divulgados pela Prefeitura, apontou 21 novos casos positivos do coronavírus no município, 18 pacientes hospitalizados e sete leitos CTI SUS/CROSS ocupados – dos 13 disponíveis – o que representa uma taxa de ocupação de 53,8%. Até agora 250 pessoas perderam a vida em Jaboticabal pela doença.

“Ainda é extremamente necessário seguirmos as medidas sanitárias de uso da máscara, da higienização frequente das mãos, porque o vírus ainda não foi embora. E não podemos correr o risco de vermos os números de contaminação voltar a aumentar. Ao mesmo tempo, o maior número de pessoas vacinadas possibilita que o poder público possa permitir a reabertura das atividades comerciais, religiosas, e de outros segmentos. Com isso a Câmara também volta a receber a população presencialmente no seu horário de funcionamento”, manifestou a presidente da Casa, Renata Assirati.