Câmara de Jaboticabal se ilumina de azul pelo Dia Nacional e Municipal do Surdo

por Ana Paula publicado 27/09/2023 07h42, última modificação 27/09/2023 07h42

Entre os dias 25 e 30 de setembro, a fachada da Câmara Municipal de Jaboticabal ficará iluminada na cor azul. A ação, realizada por determinação do presidente da Casa, Dr. Edu Fenerich, integra o movimento do Setembro Azul, ou Setembro Surdo, mês dedicado à comemoração das conquistas da comunidade surda no Brasil.

“É uma imensa alegria poder ser defensor da causa dos surdos aqui no Poder Legislativo Municipal. Quero desejar a toda comunidade surda muita saúde, felicidades. E que essas barreiras sejam cada vez mais quebradas em todos os momentos. Estamos aqui trabalhando nesse sentido, e com muita felicidade vemos que estamos conseguindo algum progresso nessa luta”, manifestou Fenerich, idealizador do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Legislativo jaboticabalense – que já incluiu na comunidade mais de 100 pessoas com o curso de Introdução, Básico e Intermediário em LIBRAS – e autor da lei que criou o Dia Municipal do Surdo (Lei nº 4940/2018).

A Assistente de Serviços de Comunicação da Câmara, Virginia Antonino, responsável pela intepretação em LIBRAS nas transmissões da Casa e pelas aulas, conta que a escolha do mês setembro se deu por diversas datas relevantes que marcaram a história da educação dos surdos. “No Brasil, a escolha da data, 26 de setembro, como Dia Nacional do Surdo, faz alusão à fundação da primeira escola de surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, o INES, em 1857, no Rio de Janeiro”, disse.

A luta do povo surdo conta com passagens históricas tristes. Uma delas, segundo o site libras.com.br, especializado na Língua Brasileira de Sinais e que promove assuntos relacionados à surdez, de 6 a 11 de setembro de 1880, aconteceu o Congresso de Milão, que proibiu o uso e o ensino das Línguas de Sinais na educação dos surdos, prevalecendo assim, à oralidade. Porém, os surdos não ficaram parados diante de tal proibição e foram se mobilizando. A resistência deu certo, e no dia 23 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Língua de Sinais.

Outro ponto histórico marcante está na escolha da cor azul. “Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas colocavam uma faixa azul no braço das pessoas com deficiência, incluindo aí a população surda, para serem identificadas. Queriam assim exterminar essa população. Então imagine o sofrimento! Tempos depois, já em 1999, acontece a XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, quando aconteceu a Cerimônia da Fita Azul, um momento para recordar e homenagear os surdos vítimas de opressão. Foi também a primeira vez que a fita azul foi utilizada como símbolo de orgulho. O Dr. Paddy Ladd, também surdo, foi quem iniciou a prática do uso da fita azul como símbolo do movimento orgulho e resistência da comunidade surda. Hoje, o Setembro Surdo é um convite para que nós busquemos uma sociedade mais acessível todos os dias, a todos. É o momento de chamarmos a atenção para mantermos viva a LIBRAS, a Cultura Surda e a busca pelo direito à educação de qualidade para todos os surdos”, finalizou Virginia.

EVENTO DE COMEMORAÇÃO – No próximo dia 06 de outubro, às 19h00, a Câmara servirá de palco para a comemoração do Dia Municipal do Surdo. O evento contará testemunhos e histórias de pessoas surdas que fazem parte da sociedade jaboticabalense, além de apresentações que envolvem a cultura surda.

Confira a mensagem do presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal sobre o Dia Nacional e Municipal do Surdo: